Nome do Projeto
OI Filantropia - Odontologia e Instituições Filantrópicas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/02/2017 - 07/11/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
O projeto visa inserir acadêmicos de diferentes semestres do Curso de Odontologia em instituições filantrópicas do município de Pelotas/RS que abrigam pré-escolares e escolares em tempo integral e/ou turno inverso, para desenvolverem ações coletivas e individuais de saúde bucal. A participação de acadêmicos de diferentes semestres permite a troca de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades e competências de acordo com seu grau de formação. Este processo favorece a qualificação das atividades gerando benefício à comunidade atendida.
Objetivo Geral
Desenvolver ações coletivas e individuais de saúde bucal em crianças abrigadas em instituições filantrópicas.
Específicos: 1. realizar triagem de risco de cárie dentária nas crianças; 2. desenvolver atividades educativas com crianças, monitores e pais/responsáveis; 3. realizar escovação dental supervisionada com as crianças; 4. realizar orientação de uso de fio dental com as crianças; 5. realizar aplicação de gel fluoretado com escova de dentes; 6. organizar o consultório odontológico das instituições; 7. realizar Tratamento Restaurador Atraumático (TRA); 8. realizar procedimentos odontológicos individuais (preventivos, cirúrgicos e restauradores; 9. avaliar os resultados das ações no processo saúde-doença bucal das crianças; 10. fazer a gestão do serviço odontológico nas instituições.
Específicos: 1. realizar triagem de risco de cárie dentária nas crianças; 2. desenvolver atividades educativas com crianças, monitores e pais/responsáveis; 3. realizar escovação dental supervisionada com as crianças; 4. realizar orientação de uso de fio dental com as crianças; 5. realizar aplicação de gel fluoretado com escova de dentes; 6. organizar o consultório odontológico das instituições; 7. realizar Tratamento Restaurador Atraumático (TRA); 8. realizar procedimentos odontológicos individuais (preventivos, cirúrgicos e restauradores; 9. avaliar os resultados das ações no processo saúde-doença bucal das crianças; 10. fazer a gestão do serviço odontológico nas instituições.
Justificativa
A atuação junto à criança institucionalizada é um campo é um trabalho importante para o profissional de saúde. Esta atuação precisa ir além da dimensão biológica e quando se busca abranger todas as dimensões que envolvem a criança enquanto ser biopsico-social-emocional-espiritual percebe-se que ela apresenta necessidades específicas e diferenciadas.
Metodologia
As atividades se desenvolvem na seguinte sequência: 1. reconhecimento da instituição, seus espaços e atividades desenvolvidas; 2. conhecimento e organização do consultório odontológico (instrumental, materiais, equipamentos); 3. identificação das crianças, suas salas e respectivos professores/monitores; 4. realização de exames epidemiológicos para classificação de risco de cárie; 5. identificação de crianças com urgências odontológicas e encaminhamento para atendimento; 6. realização de atividades educativas e preventivas; 7. realização de TRA; 8. atendimento odontológico. Todos os procedimentos são registrados em planilhas e os dados digitados em planilhas do programa Microsoft Office Excel, de forma a gerar gráficos com os principais resultados. No consultório odontológico e feito o controle dos materiais e a organização do estoque.
Indicadores, Metas e Resultados
- Número de crianças avaliadas (por sexo e idade)
- Distribuição das crianças segundo risco de cárie dentária
- Distribuição das crianças segundo fatores de risco para cárie dentária
- Número de sextantes com fatores de risco para cárie dentária
- Distribuição das crianças segundo experiência de cárie dentária
- Média de dentes com experiência de cárie dentária
- Número de atividades educativas recebidas por escolar
- Número de escovações dentais supervisionadas recebidas por escolar
- Número de aplicações de flúor recebidas por escolar
- Número de crianças atendidas no consultório odontológico
- Número e tipos de procedimentos odontológicos realizados
- Distribuição das crianças segundo risco de cárie dentária
- Distribuição das crianças segundo fatores de risco para cárie dentária
- Número de sextantes com fatores de risco para cárie dentária
- Distribuição das crianças segundo experiência de cárie dentária
- Média de dentes com experiência de cárie dentária
- Número de atividades educativas recebidas por escolar
- Número de escovações dentais supervisionadas recebidas por escolar
- Número de aplicações de flúor recebidas por escolar
- Número de crianças atendidas no consultório odontológico
- Número e tipos de procedimentos odontológicos realizados
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BRUNA CAVALCANTE CHAVES | |||
CAMILA PEIXOTO PIOVESAN | |||
CATIARA TERRA DA COSTA | 4 | ||
CHRISTIAN GONÇALVES SCHWARZBOLD | |||
DAHLIN AMARAL LIMA | |||
EDUARDO DICKIE DE CASTILHOS | 11 | ||
ELIZIANE GOMES PERES | |||
FERNANDA MIRANDA OLIVEIRA | |||
FILIPI GONÇALVES GOTUZZO | |||
FRANCINE DOS SANTOS COSTA | |||
GILSIANE CORRÊA PERES | |||
GREICE REIS | |||
IZADORA FERREIRA PREVITALI | |||
JOSIANE LUZIA DIAS DAME | 4 | ||
KAIO HEIDE SAMPAIO NÓBREGA | |||
LAURA BORGES KIRSCHNICK | |||
LAURA GANTES RODRIGUES DIAS | |||
LAURA GÓMEZ MARCOS PÉDRA | |||
LUIZA BEATRIZ THUROW | |||
LUIZA SOKOLOVSKY NAPOLEÃO | |||
MARCIELI DIAS FURTADO | |||
MARIA LAURA MENEZES BONOW | 8 | ||
MARIANA DORNELES DOS REIS | |||
MARIANA GONZALEZ CADEMARTORI | 4 | ||
MARINA BLANCO POHL | |||
MAYANA PERES FURTADO | |||
PAULA GOVEIA CORREA | |||
PRISCILA SIQUEIRA RIBEIRO DE SOUZA | |||
RAUANE MACHADO DA SILVA | |||
SARAH ARANGUREM KARAM | |||
TANIA IZABEL BIGHETTI | |||
TANIELLEY VIEIRA MACHADO | |||
VITÓRIA VENZKE PINHEIRO |