Nome do Projeto
Desafio Pré-Universitário Popular
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/03/2021 - 22/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
O projeto tem por escopo propiciar aos estudantes da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas, um espaço para o desenvolvimento pessoal e profissional de suas habilidades; envolvendo de maneira direta os acadêmicos em uma atividade com os estudantes secundaristas e adultos da comunidade a qual faz parte, para que a indissociabilidade não seja contemplada apenas enquanto afirmação de um princípio institucional, mas realmente cumprindo o papel de estender a interface: universidade e comunidade, a fim de promover o desenvolvimento técnico-cientifico e pedagógico, para a cidade de Pelotas e região. De forma a preparar aqueles que desejam ingressar na UFPel e que, por sua situação social e econômica, se veem alijados dos cursos preparatórios privados, bem como aos acadêmicos contribuindo para a produção de conhecimentos, sentidos, valores e ética. O trabalho a ser desenvolvido possibilita (re)pensar a atividade educativa e oportunizar aos acadêmicos a enfrentarem de forma mais consistente, os complexos desafios e exigências do trabalho social e educativo que imperam na sociedade, bem como rompe com as barreiras do academicismo e coloca em prática a visão de indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão transformando o espaço de construção e interação com segmentos locais. A meta principal ´e possibilitar o acesso de segmentos sociais menos favorecidos economicamente a uma cultura elaborada e como consequência disso a aprovação no processo seletivo de ingresso a universidade, para que sendo participes tenham maiores condições de uma intervenção social mais consciente.

Objetivo Geral

Proporcionar a troca de conhecimentos aqueles que desejam ingressar na UFPel e que, por sua situação de carência econômica, se veem alijados dos cursos preparatórios particulares para o acesso ao ensino superior, e, propiciar aos estudantes de graduação e pós-graduação da UFPel maior desenvolvimento pessoal e profissional de suas habilidades, envolvendo de maneira direta, acadêmicos em atividade com segmento estudantil secundário e as pessoas da periferia de Pelotas, trabalhadores e filhos de trabalhadores, pessoas de baixa renda... Salientado o papel da Universidade Federal de Pelotas e de seus estudantes para o desenvolvimento técnico-científico e pedagógico, enquanto instituição de ensino para a comunidade de Pelotas e Região.

Justificativa

O empreendimento e labor na execução do presente projeto não são coisas nascidas em preceitos da academia, mas sim em um sentimento mais grandioso e ao mesmo tempo tão mais simples; este empreendimento é baseado no principio da solidariedade e no dever moral que os estudantes da UFPel detêm em relação a uma sociedade que sustenta o ensino superior sem ter a contra prestação devida por parte da Universidade. Nossa tarefa é algo simples, porém não se confunde com amadorismo é óbvio, por muitas vezes, o conhecimento complexo e científico
que esconde e oculta sua condição pelo próprio fato de sua satisfação e pelo exercício da verdade, transfere o que deveria ser nossa responsabilidade coletiva, para o mais odioso desinteresse pelo semelhante. Verdade que nesses tempos sombrios eleva-se vozes para efetivação e práticas dignificantes,contrárias a submissão e ao desdém em relação aos seres humanos despossuídos de riquezas que possam entesourar; um teórico que nos move como suporte é o educador Paulo Freire. Numa perspectiva de uma educação para a transformação, para a liberdade e para a autonomia, da politicidade e da consciência crítico-reflexiva, pois estas são que suscitarão uma nova práxis. Nosso trabalho contém a mesma iluminação da crença na pessoa/educando, apostar na educação deste , ainda que seja simplesmente ,dentro de um curso preparatório para o acesso a universidade. Este curso pré universitário explica-se pela exclusão cansativa e repetitiva em nossa terra, que afasta milhões de jovens dos sonhos para um amanhecer mais doce e mais rico. Sendo, assim este projeto rejeita categoricamente o conformismo e a mera retórica estéril e vazia. Que oferecimento extraordinário se arranjara com os estudantes e jovens que queiram e sonham um dia estar junto de nós na Universidade? A ideia do Desafio, parte de um principio básico: a solidariedade e o dever moral que os estudantes da UFPel, juntamente com as pessoas que constroem a história desta instituição, detêm em relação com a grande parcela da sociedade que sustenta o ensino superior sem dele fazer parte. Como o próprio nome sugere o Desafio de proporcionar a classe trabalhadora o acesso a Universidade pública, reuniu-se em agosto de 1993 um grupo de alunos que buscou a viabilização da ideia de um pré-vestibular gratuito. Proposta esta tendo como objetivo principal romper as barreiras do academicismo e colocar em pratica a visão de indissociabilidade de ensino, pesquisa, extensão transformando o espaço de construção e interação com segmentos locais. A meta principal é possibilitar o acesso de segmentos economicamente a uma cultura elaborada e como consequência a aprovação no processo seletivo para ingresso na UFPel, para que sendo participes tenham maiores condições de uma intervenção social mais consciente.

Metodologia

O projeto tem ações voltadas aos educandos: aulas ministradas toda a semana por áreas do conhecimento, bem como a possibilidade de realização de oficinas, aulões nos fins de semana, intervenções dos movimentos sociais dentro do curso, espaços de formação sobre educação popular e sobre as formas de ingresso no ensino superior, e avaliações periódicas sobre o funcionamento do curso.
Processo de Seleção: Devido ao grande número de pessoas que buscam esse projeto, tornou-se necessário a instalação de um processo seletivo. Diante dos objetivos, tal seleção nos parece ser injusta e até contraditória, mas a limitação material e humana nos condiciona a encontramos a saída que nos permitam pelo menos, darmos conta de pelo menos parte de um problema social tão palpável quanto angustiante. A seleção dos alunos para cada edição do projeto Desafio é feita em quatro etapas. 1ª Parte organização, preparação e discussão para o processo, seguido de divulgação de data e local de inscrições 2ª Parte inscrições e 3ª parte entrevistas e entrega da documentação comprobatória de baixa renda. São selecionados 240 pessoas, duas turmas por turno (diurno e noturno).
Ações voltadas aos estudantes da UFPel: Ciclos de formação sobre educação popular, temáticas relacionadas e processos de ensino/ aprendizagem, assembléias gerais, organização de oficinas.

Indicadores, Metas e Resultados

número de alunos selecionados
número de turmas atendidas
evasão
número de alunos aprovados em instituições públicas

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