Nome do Projeto
Desafio Pré-Universitário Popular
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/03/2021 - 15/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
O projeto tem por escopo propiciar aos estudantes da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas, um espaço para o desenvolvimento pessoal e profissional de suas habilidades; envolvendo de maneira direta os acadêmicos em uma atividade com os estudantes secundaristas e adultos da comunidade a qual faz parte, para que a indissociabilidade não seja contemplada apenas enquanto afirmação de um princípio institucional, mas realmente cumprindo o papel de estender a interface: universidade e comunidade, a fim de promover o desenvolvimento técnico-cientifico e pedagógico, para a cidade de Pelotas e região. De forma a preparar aqueles que desejam ingressar na UFPel e que, por sua situação social e econômica, se veem alijados dos cursos preparatórios privados, bem como aos acadêmicos contribuindo para a produção de conhecimentos, sentidos, valores e ética. O trabalho a ser desenvolvido possibilita (re)pensar a atividade educativa e oportunizar aos acadêmicos a enfrentarem de forma mais consistente, os complexos desafios e exigências do trabalho social e educativo que imperam na sociedade, bem como rompe com as barreiras do academicismo e coloca em prática a visão de indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão transformando o espaço de construção e interação com segmentos locais. A meta principal ´e possibilitar o acesso de segmentos sociais menos favorecidos economicamente a uma cultura elaborada e como consequência disso a aprovação no processo seletivo de ingresso a universidade, para que sendo participes tenham maiores condições de uma intervenção social mais consciente.
Objetivo Geral
Proporcionar a troca de conhecimentos aqueles que desejam ingressar na UFPel e que, por sua situação de carência econômica, se veem alijados dos cursos preparatórios particulares para o acesso ao ensino superior, e, propiciar aos estudantes de graduação e pós-graduação da UFPel maior desenvolvimento pessoal e profissional de suas habilidades, envolvendo de maneira direta, acadêmicos em atividade com segmento estudantil secundário e as pessoas da periferia de Pelotas, trabalhadores e filhos de trabalhadores, pessoas de baixa renda... Salientado o papel da Universidade Federal de Pelotas e de seus estudantes para o desenvolvimento técnico-científico e pedagógico, enquanto instituição de ensino para a comunidade de Pelotas e Região.
Justificativa
O empreendimento e labor na execução do presente projeto não são coisas nascidas em preceitos da academia, mas sim em um sentimento mais grandioso e ao mesmo tempo tão mais simples; este empreendimento é baseado no principio da solidariedade e no dever moral que os estudantes da UFPel detêm em relação a uma sociedade que sustenta o ensino superior sem ter a contra prestação devida por parte da Universidade. Nossa tarefa é algo simples, porém não se confunde com amadorismo é óbvio, por muitas vezes, o conhecimento complexo e científico
que esconde e oculta sua condição pelo próprio fato de sua satisfação e pelo exercício da verdade, transfere o que deveria ser nossa responsabilidade coletiva, para o mais odioso desinteresse pelo semelhante. Verdade que nesses tempos sombrios eleva-se vozes para efetivação e práticas dignificantes,contrárias a submissão e ao desdém em relação aos seres humanos despossuídos de riquezas que possam entesourar; um teórico que nos move como suporte é o educador Paulo Freire. Numa perspectiva de uma educação para a transformação, para a liberdade e para a autonomia, da politicidade e da consciência crítico-reflexiva, pois estas são que suscitarão uma nova práxis. Nosso trabalho contém a mesma iluminação da crença na pessoa/educando, apostar na educação deste , ainda que seja simplesmente ,dentro de um curso preparatório para o acesso a universidade. Este curso pré universitário explica-se pela exclusão cansativa e repetitiva em nossa terra, que afasta milhões de jovens dos sonhos para um amanhecer mais doce e mais rico. Sendo, assim este projeto rejeita categoricamente o conformismo e a mera retórica estéril e vazia. Que oferecimento extraordinário se arranjara com os estudantes e jovens que queiram e sonham um dia estar junto de nós na Universidade? A ideia do Desafio, parte de um principio básico: a solidariedade e o dever moral que os estudantes da UFPel, juntamente com as pessoas que constroem a história desta instituição, detêm em relação com a grande parcela da sociedade que sustenta o ensino superior sem dele fazer parte. Como o próprio nome sugere o Desafio de proporcionar a classe trabalhadora o acesso a Universidade pública, reuniu-se em agosto de 1993 um grupo de alunos que buscou a viabilização da ideia de um pré-vestibular gratuito. Proposta esta tendo como objetivo principal romper as barreiras do academicismo e colocar em pratica a visão de indissociabilidade de ensino, pesquisa, extensão transformando o espaço de construção e interação com segmentos locais. A meta principal é possibilitar o acesso de segmentos economicamente a uma cultura elaborada e como consequência a aprovação no processo seletivo para ingresso na UFPel, para que sendo participes tenham maiores condições de uma intervenção social mais consciente.
que esconde e oculta sua condição pelo próprio fato de sua satisfação e pelo exercício da verdade, transfere o que deveria ser nossa responsabilidade coletiva, para o mais odioso desinteresse pelo semelhante. Verdade que nesses tempos sombrios eleva-se vozes para efetivação e práticas dignificantes,contrárias a submissão e ao desdém em relação aos seres humanos despossuídos de riquezas que possam entesourar; um teórico que nos move como suporte é o educador Paulo Freire. Numa perspectiva de uma educação para a transformação, para a liberdade e para a autonomia, da politicidade e da consciência crítico-reflexiva, pois estas são que suscitarão uma nova práxis. Nosso trabalho contém a mesma iluminação da crença na pessoa/educando, apostar na educação deste , ainda que seja simplesmente ,dentro de um curso preparatório para o acesso a universidade. Este curso pré universitário explica-se pela exclusão cansativa e repetitiva em nossa terra, que afasta milhões de jovens dos sonhos para um amanhecer mais doce e mais rico. Sendo, assim este projeto rejeita categoricamente o conformismo e a mera retórica estéril e vazia. Que oferecimento extraordinário se arranjara com os estudantes e jovens que queiram e sonham um dia estar junto de nós na Universidade? A ideia do Desafio, parte de um principio básico: a solidariedade e o dever moral que os estudantes da UFPel, juntamente com as pessoas que constroem a história desta instituição, detêm em relação com a grande parcela da sociedade que sustenta o ensino superior sem dele fazer parte. Como o próprio nome sugere o Desafio de proporcionar a classe trabalhadora o acesso a Universidade pública, reuniu-se em agosto de 1993 um grupo de alunos que buscou a viabilização da ideia de um pré-vestibular gratuito. Proposta esta tendo como objetivo principal romper as barreiras do academicismo e colocar em pratica a visão de indissociabilidade de ensino, pesquisa, extensão transformando o espaço de construção e interação com segmentos locais. A meta principal é possibilitar o acesso de segmentos economicamente a uma cultura elaborada e como consequência a aprovação no processo seletivo para ingresso na UFPel, para que sendo participes tenham maiores condições de uma intervenção social mais consciente.
Metodologia
O projeto tem ações voltadas aos educandos: aulas ministradas toda a semana por áreas do conhecimento, bem como a possibilidade de realização de oficinas, aulões nos fins de semana, intervenções dos movimentos sociais dentro do curso, espaços de formação sobre educação popular e sobre as formas de ingresso no ensino superior, e avaliações periódicas sobre o funcionamento do curso.
Processo de Seleção: Devido ao grande número de pessoas que buscam esse projeto, tornou-se necessário a instalação de um processo seletivo. Diante dos objetivos, tal seleção nos parece ser injusta e até contraditória, mas a limitação material e humana nos condiciona a encontramos a saída que nos permitam pelo menos, darmos conta de pelo menos parte de um problema social tão palpável quanto angustiante. A seleção dos alunos para cada edição do projeto Desafio é feita em quatro etapas. 1ª Parte organização, preparação e discussão para o processo, seguido de divulgação de data e local de inscrições 2ª Parte inscrições e 3ª parte entrevistas e entrega da documentação comprobatória de baixa renda. São selecionados 240 pessoas, duas turmas por turno (diurno e noturno).
Ações voltadas aos estudantes da UFPel: Ciclos de formação sobre educação popular, temáticas relacionadas e processos de ensino/ aprendizagem, assembléias gerais, organização de oficinas.
Processo de Seleção: Devido ao grande número de pessoas que buscam esse projeto, tornou-se necessário a instalação de um processo seletivo. Diante dos objetivos, tal seleção nos parece ser injusta e até contraditória, mas a limitação material e humana nos condiciona a encontramos a saída que nos permitam pelo menos, darmos conta de pelo menos parte de um problema social tão palpável quanto angustiante. A seleção dos alunos para cada edição do projeto Desafio é feita em quatro etapas. 1ª Parte organização, preparação e discussão para o processo, seguido de divulgação de data e local de inscrições 2ª Parte inscrições e 3ª parte entrevistas e entrega da documentação comprobatória de baixa renda. São selecionados 240 pessoas, duas turmas por turno (diurno e noturno).
Ações voltadas aos estudantes da UFPel: Ciclos de formação sobre educação popular, temáticas relacionadas e processos de ensino/ aprendizagem, assembléias gerais, organização de oficinas.
Indicadores, Metas e Resultados
número de alunos selecionados
número de turmas atendidas
evasão
número de alunos aprovados em instituições públicas
número de turmas atendidas
evasão
número de alunos aprovados em instituições públicas
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEX CAVALHEIRO MOREIRA | |||
ALEXANDRA LUIZE SPIRONELLO | |||
ALEXANDRE VARGAS ILHA | |||
ALISSON TONIN | |||
ANA JÚLIA TESCHNER CARARA | |||
ANA LUIZA SCHNEIDER | |||
ANA PAULA BONATO WILLE | |||
ANA PAULA DA SILVA DE OLIVEIRA | |||
ANDREI GIMENES HARDTKE | |||
ANDRESSA DOS SANTOS MONTEIRO | |||
ANDRESSA DOS SANTOS MONTEIRO | |||
ANTONIO LOURENCE KILA DE QUEIROZ | |||
Alex Antunes Mendes | |||
Alex Antunes Mendes | |||
BEATRIZ FRANTZ ALVES | |||
BERNARDO PIRES PETRUCCI SOUTO | |||
BETHÂNIA LUISA LESSA WERNER | |||
BRUNA SCHNEID DA SILVA | |||
BRUNO DA SILVA OLIVEIRA | |||
BRUNO GABRIEL CASSOL RIZZI | |||
CAMILA FÁVERO | |||
CAROLINA ABUKAWA | |||
CATIA FERNANDES DE CARVALHO | 4 | ||
CHRIS DE AZEVEDO RAMIL | 6 | ||
DAIANE PEIXOTO VARGAS | |||
DANIEL MELLO VIEIRA | |||
DEBORA DOS SANTOS PEREIRA | |||
DINAMARA CENTENO FARIAS | |||
DOMINIQUE DOS SANTOS DELIAS | |||
DOUGLAS GADELHA SÁ | |||
DOUGLAS MACHADO DA SILVA | |||
DOUGLAS MACHADO DA SILVA | |||
Diana da Rosa Mendes | |||
Diego da Rosa Pereira | |||
DÉBORA BIANCA NOTTAR | |||
EDUARDA WILLE ZARNOTT | |||
ELDA MARIA LOPES MORAIS | |||
ELISANDRA HERNANDES DA FONSECA | |||
EMANUEL ENRIQUE SANTANA BUENO | |||
EMILIA ESTEFANIA VILLALBA MORINIGO | |||
ERICA DA SILVA JARDIM | |||
FABIANO COSTA D'AVILA | |||
FERNANDA DIAS JESUS | |||
FILIPE ALMEIDA PEDRA | |||
FRANCINE SEDREZ BUNDE | |||
FÁTIMA MARLI TAUIL NDIAYE BERNARDO | |||
GABRIEL CALEGARO | |||
GABRIELA GARCIA SILVEIRA | |||
GABRIELA SOARES DA ROSA | |||
GABRIELE OLIVEIRA DA CUNHA | |||
GERALDO OLIVEIRA DA SILVA | |||
GIORDANNA BENKENSTEIN VALLEJOS | |||
GIOVANA PINEDA PRADO | |||
GUILHERME BOETTGE OSSANES | |||
GUILHERME GONÇALVES MENEGHELLO | |||
GUILHERME LUBKE QUEVEDO | |||
GUSTAVO BRAZ KURZ | |||
GUSTAVO BRAZ KURZ | |||
GUSTAVO DIAS FERREIRA | |||
GUSTAVO WEIRICH CORREA | |||
Gabriela Pecantet Siqueira | |||
Gabrielle de Souza Oliveira | |||
HEITOR SILVA AVILA | |||
HELENA CORREA DOMBROSKI | |||
HENRIQUE JACOBUS BASTOS | |||
HIGOR LUAN SANTOS CAMARGO | |||
ISMAEL SANTOS DOS SANTOS | |||
JANAINA PONTES PROCÓPIO | |||
JAÍNE ISABEL JORGE DA ROSA | |||
JEAN CHARLES MACHADO SOUZA | |||
JEAN FRANCHESCO GONCALVES LUNKES | |||
JOAO EDUARDO DE MAGALHAES SALVADOR | |||
JONATHAN RIBEIRO DA COSTA | |||
JORGE FERNANDO DE ABREU FERREIRA | |||
JOYCE DE MORAIS SOUZA | |||
JULIA FERNANDES RUAS | |||
JULIA MOTTA PINTO | |||
JUSSUANE PORTELLA DA SILVA | |||
Jamile Helena Marques | |||
Jonatan Egewarth | |||
Jonatan Egewarth | |||
JÚLIA MELO DOS SANTOS | |||
JÚLIA VICTORIA CASALINHO PEREIRA | |||
KELEN AURORA CAINO VIEIRA | |||
Kellen Crizel da Rocha | |||
LARISSA LYSAKOWSKI VENZKE | |||
LAURA DE OLIVEIRA KARAM | |||
LEONARDO SILVA CORDEIRO | |||
LEONOR GULARTE SOLER | |||
LETICIA TRAMPUSCKI PIRES | |||
LUANA DE OLIVEIRA KURZ | |||
LUCAS CANTOS DA ROSA | |||
LUCAS FERNANDES TAVARES | |||
LUCAS FERNANDES TAVARES | |||
LUCAS PEDRA DE CASTRO | |||
LUCAS ROPKE DA SILVA | |||
LUCIANE DOS SANTOS VETROMILLA | |||
LUIZ ANDRE GASPARETTO PAGOTO | |||
LUÍS MENDONÇA DA SILVA | |||
MARCELO PISKE ESLABAO | |||
MARIA LAURA ALMEIDA PEREIRA | |||
MARIANA MARQUES BURKLE | |||
MARINA RIBEIRO CARDOSO | |||
MATEUS SOUZA DUTRA | |||
MATHEUS FRANCISCO DA PAZ | |||
MATHEUS KLEINICKE ROSSALES | |||
MAURICIO FONSECA RODRIGUES | |||
MICHELLE DA CRUZ VERGAS | |||
MILENA RODRIGUES ESTEVAO | |||
MIRELLA MORAES DE BORBA | |||
MIRELLA MORAES DE BORBA | |||
MURILO DE LIMA CHAVES | |||
Magda Tatiana Ferreira Garcia | |||
Miral Miranda Neto | |||
MÔNICA REGINA DE ALMEIDA CHAVES FERREIRA | |||
MÔNICA REGINA DE ALMEIDA CHAVES FERREIRA | |||
NATHALIA VITORIA REINEHR | |||
NATHAN D'AVILA SILVA | |||
NICKOLLY DA SILVA ROSA NICHEL PEREIRA | |||
NORIS MARA PACHECO MARTINS LEAL | 3 | ||
Nisia Marilane Martins Braz | |||
NÁTHALY DE BARROS BORGES | |||
OSCAR AUGUSTO OLIVEIRA DE ARRUDA | |||
Otávio Segal de Araujo | |||
PATRICIA DA ROSA BOTELHO | |||
PATRICK GARCIA MACHADO | |||
PAULA SIGRIST CICILIATO | |||
PEDRO HENRIQUE ALENCAR DA SILVA | |||
Plinio Silveira Moraes | |||
RAFAEL MARTINS DUARTE | |||
RENATA KONRADT GÜTHS | |||
RICARDO PEREIRA | |||
ROBENSON AZOR | |||
ROBERTA SILVA SOHNE | |||
RODRIGO ALVES | |||
RUBENS GONÇALVES E SILVA | |||
Rafael Costa Angrizani | |||
Rafael Gonçalves da Silveira | |||
Rafael dos Santos Ramos | |||
Raira Gonçalves Sangic | |||
Raquel Lucques dos Santos | |||
SAMARA DE DEUS FABRIS | |||
SARAH ESTHER DA SILVA SAAB | |||
SIMONE MARQUES LIMA | |||
SUÉLEN HERNANDES MORAES JUNGES | |||
TANYSE PARADA SAMPAIO | |||
THAÍS RUAS VIEGAS | |||
THEO LAHORGUE ROSCOFF | |||
TIELEN ESLABAO MORAES | |||
Taiane Custódio Soares | |||
Thalles Pinto de Souza | |||
VALERIA DA FONSECA DACHERY | |||
VINICIUS FONTOURA KOCH | |||
VITOR DE MORAES KICKHOFEL | |||
VITOR MATEUS CONZATTI | |||
WALDENIS PEREIRA DA TRINDADE JÚNIOR | |||
WILLIAM MARTINS LOURENÇO | |||
YAGO JACONDINO NUNES |