Nome do Projeto
Desafio Pré-Universitário Popular
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/03/2021 - 15/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
O projeto tem por escopo propiciar aos estudantes da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas, um espaço para o desenvolvimento pessoal e profissional de suas habilidades; envolvendo de maneira direta os acadêmicos em uma atividade com os estudantes secundaristas e adultos da comunidade a qual faz parte, para que a indissociabilidade não seja contemplada apenas enquanto afirmação de um princípio institucional, mas realmente cumprindo o papel de estender a interface: universidade e comunidade, a fim de promover o desenvolvimento técnico-cientifico e pedagógico, para a cidade de Pelotas e região. De forma a preparar aqueles que desejam ingressar na UFPel e que, por sua situação social e econômica, se veem alijados dos cursos preparatórios privados, bem como aos acadêmicos contribuindo para a produção de conhecimentos, sentidos, valores e ética. O trabalho a ser desenvolvido possibilita (re)pensar a atividade educativa e oportunizar aos acadêmicos a enfrentarem de forma mais consistente, os complexos desafios e exigências do trabalho social e educativo que imperam na sociedade, bem como rompe com as barreiras do academicismo e coloca em prática a visão de indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão transformando o espaço de construção e interação com segmentos locais. A meta principal ´e possibilitar o acesso de segmentos sociais menos favorecidos economicamente a uma cultura elaborada e como consequência disso a aprovação no processo seletivo de ingresso a universidade, para que sendo participes tenham maiores condições de uma intervenção social mais consciente.

Objetivo Geral

Proporcionar a troca de conhecimentos aqueles que desejam ingressar na UFPel e que, por sua situação de carência econômica, se veem alijados dos cursos preparatórios particulares para o acesso ao ensino superior, e, propiciar aos estudantes de graduação e pós-graduação da UFPel maior desenvolvimento pessoal e profissional de suas habilidades, envolvendo de maneira direta, acadêmicos em atividade com segmento estudantil secundário e as pessoas da periferia de Pelotas, trabalhadores e filhos de trabalhadores, pessoas de baixa renda... Salientado o papel da Universidade Federal de Pelotas e de seus estudantes para o desenvolvimento técnico-científico e pedagógico, enquanto instituição de ensino para a comunidade de Pelotas e Região.

Justificativa

O empreendimento e labor na execução do presente projeto não são coisas nascidas em preceitos da academia, mas sim em um sentimento mais grandioso e ao mesmo tempo tão mais simples; este empreendimento é baseado no principio da solidariedade e no dever moral que os estudantes da UFPel detêm em relação a uma sociedade que sustenta o ensino superior sem ter a contra prestação devida por parte da Universidade. Nossa tarefa é algo simples, porém não se confunde com amadorismo é óbvio, por muitas vezes, o conhecimento complexo e científico
que esconde e oculta sua condição pelo próprio fato de sua satisfação e pelo exercício da verdade, transfere o que deveria ser nossa responsabilidade coletiva, para o mais odioso desinteresse pelo semelhante. Verdade que nesses tempos sombrios eleva-se vozes para efetivação e práticas dignificantes,contrárias a submissão e ao desdém em relação aos seres humanos despossuídos de riquezas que possam entesourar; um teórico que nos move como suporte é o educador Paulo Freire. Numa perspectiva de uma educação para a transformação, para a liberdade e para a autonomia, da politicidade e da consciência crítico-reflexiva, pois estas são que suscitarão uma nova práxis. Nosso trabalho contém a mesma iluminação da crença na pessoa/educando, apostar na educação deste , ainda que seja simplesmente ,dentro de um curso preparatório para o acesso a universidade. Este curso pré universitário explica-se pela exclusão cansativa e repetitiva em nossa terra, que afasta milhões de jovens dos sonhos para um amanhecer mais doce e mais rico. Sendo, assim este projeto rejeita categoricamente o conformismo e a mera retórica estéril e vazia. Que oferecimento extraordinário se arranjara com os estudantes e jovens que queiram e sonham um dia estar junto de nós na Universidade? A ideia do Desafio, parte de um principio básico: a solidariedade e o dever moral que os estudantes da UFPel, juntamente com as pessoas que constroem a história desta instituição, detêm em relação com a grande parcela da sociedade que sustenta o ensino superior sem dele fazer parte. Como o próprio nome sugere o Desafio de proporcionar a classe trabalhadora o acesso a Universidade pública, reuniu-se em agosto de 1993 um grupo de alunos que buscou a viabilização da ideia de um pré-vestibular gratuito. Proposta esta tendo como objetivo principal romper as barreiras do academicismo e colocar em pratica a visão de indissociabilidade de ensino, pesquisa, extensão transformando o espaço de construção e interação com segmentos locais. A meta principal é possibilitar o acesso de segmentos economicamente a uma cultura elaborada e como consequência a aprovação no processo seletivo para ingresso na UFPel, para que sendo participes tenham maiores condições de uma intervenção social mais consciente.

Metodologia

O projeto tem ações voltadas aos educandos: aulas ministradas toda a semana por áreas do conhecimento, bem como a possibilidade de realização de oficinas, aulões nos fins de semana, intervenções dos movimentos sociais dentro do curso, espaços de formação sobre educação popular e sobre as formas de ingresso no ensino superior, e avaliações periódicas sobre o funcionamento do curso.
Processo de Seleção: Devido ao grande número de pessoas que buscam esse projeto, tornou-se necessário a instalação de um processo seletivo. Diante dos objetivos, tal seleção nos parece ser injusta e até contraditória, mas a limitação material e humana nos condiciona a encontramos a saída que nos permitam pelo menos, darmos conta de pelo menos parte de um problema social tão palpável quanto angustiante. A seleção dos alunos para cada edição do projeto Desafio é feita em quatro etapas. 1ª Parte organização, preparação e discussão para o processo, seguido de divulgação de data e local de inscrições 2ª Parte inscrições e 3ª parte entrevistas e entrega da documentação comprobatória de baixa renda. São selecionados 240 pessoas, duas turmas por turno (diurno e noturno).
Ações voltadas aos estudantes da UFPel: Ciclos de formação sobre educação popular, temáticas relacionadas e processos de ensino/ aprendizagem, assembléias gerais, organização de oficinas.

Indicadores, Metas e Resultados

número de alunos selecionados
número de turmas atendidas
evasão
número de alunos aprovados em instituições públicas

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEX CAVALHEIRO MOREIRA
ALEXANDRE VARGAS ILHA
ANA JÚLIA TESCHNER CARARA
ANA LUIZA SCHNEIDER
ANA PAULA BONATO WILLE
ANA PAULA DA SILVA DE OLIVEIRA
ANDREI GIMENES HARDTKE
ANDRESSA DOS SANTOS MONTEIRO
ANDRESSA DOS SANTOS MONTEIRO
ANTONIO LOURENCE KILA DE QUEIROZ
Alex Antunes Mendes
Alex Antunes Mendes
BEATRIZ FRANTZ ALVES
BERNARDO PIRES PETRUCCI SOUTO
BETHÂNIA LUISA LESSA WERNER
BRUNA SCHNEID DA SILVA
BRUNO DA SILVA OLIVEIRA
CAMILA FÁVERO
CAROLINA ABUKAWA
CATIA FERNANDES DE CARVALHO4
CHRIS DE AZEVEDO RAMIL6
DAIANE PEIXOTO VARGAS
DANIEL MELLO VIEIRA
DEBORA DOS SANTOS PEREIRA
DINAMARA CENTENO FARIAS
DOMINIQUE DOS SANTOS DELIAS
DOUGLAS GADELHA SÁ
DOUGLAS MACHADO DA SILVA
Diana da Rosa Mendes
Diego da Rosa Pereira
DÉBORA BIANCA NOTTAR
EDUARDA WILLE ZARNOTT
ELDA MARIA LOPES MORAIS
ELISANDRA HERNANDES DA FONSECA
EMANUEL ENRIQUE SANTANA BUENO
ERICA DA SILVA JARDIM
FABIANO COSTA D'AVILA
FERNANDA DIAS JESUS
FILIPE ALMEIDA PEDRA
FRANCINE SEDREZ BUNDE
FÁTIMA MARLI TAUIL NDIAYE BERNARDO
GABRIELA GARCIA SILVEIRA
GABRIELA SOARES DA ROSA
GABRIELE OLIVEIRA DA CUNHA
GERALDO OLIVEIRA DA SILVA
GIORDANNA BENKENSTEIN VALLEJOS
GIOVANA PINEDA PRADO
GUILHERME BOETTGE OSSANES
GUILHERME GONÇALVES MENEGHELLO
GUILHERME LUBKE QUEVEDO
GUSTAVO BRAZ KURZ
GUSTAVO DIAS FERREIRA
Gabrielle de Souza Oliveira
HELENA CORREA DOMBROSKI
HENRIQUE JACOBUS BASTOS
HIGOR LUAN SANTOS CAMARGO
JANAINA PONTES PROCÓPIO
JAÍNE ISABEL JORGE DA ROSA
JEAN CHARLES MACHADO SOUZA
JOAO EDUARDO DE MAGALHAES SALVADOR
JONATHAN RIBEIRO DA COSTA
JOYCE DE MORAIS SOUZA
JULIA FERNANDES RUAS
JULIA MOTTA PINTO
Jamile Helena Marques
Jonatan Egewarth
JÚLIA MELO DOS SANTOS
JÚLIA VICTORIA CASALINHO
Kellen Crizel da Rocha
LARISSA LYSAKOWSKI VENZKE
LAURA DE OLIVEIRA KARAM
LEONARDO SILVA CORDEIRO
LEONOR GULARTE SOLER
LETICIA TRAMPUSCKI PIRES
LUANA DE OLIVEIRA KURZ
LUCAS CANTOS DA ROSA
LUCAS FERNANDES TAVARES
LUCAS PEDRA DE CASTRO
LUCAS ROPKE DA SILVA
LUCIANE DOS SANTOS VETROMILLA
LUIZ ANDRE GASPARETTO PAGOTO
LUÍS MENDONÇA DA SILVA
MARCELO PISKE ESLABAO
MARIA LAURA ALMEIDA PEREIRA
MARIANA MARQUES BURKLE
MARINA RIBEIRO CARDOSO
MATEUS SOUZA DUTRA
MATHEUS FRANCISCO DA PAZ
MAURICIO FONSECA RODRIGUES
MICHELLE DA CRUZ VERGAS
MILENA RODRIGUES ESTEVAO
MIRELLA MORAES DE BORBA
MURILO DE LIMA CHAVES
Magda Tatiana Ferreira Garcia
Miral Miranda Neto
MÔNICA REGINA DE ALMEIDA CHAVES FERREIRA
NATHALY DE BARROS BORGES
NICKOLLY DA SILVA ROSA NICHEL PEREIRA
NORIS MARA PACHECO MARTINS LEAL3
OSCAR AUGUSTO OLIVEIRA DE ARRUDA
Otávio Segal de Araujo
PATRICIA DA ROSA BOTELHO
PATRICK GARCIA MACHADO
PAULA SIGRIST CICILIATO
PEDRO HENRIQUE ALENCAR DA SILVA
Plinio Silveira Moraes
RENATA KONRADT GÜTHS
RICARDO PEREIRA
ROBENSON AZOR
ROBERTA SILVA SOHNE
RODRIGO ALVES
RUBENS GONCALVES E SILVA
Rafael Costa Angrizani
Rafael Gonçalves da Silveira
Rafael dos Santos Ramos
Raira Gonçalves Sangic
Raquel Lucques dos Santos
SAMARA DE DEUS FABRIS
SARAH ESTHER DA SILVA SAAB
SIMONE MARQUES LIMA
SUÉLEN HERNANDES MORAES JUNGES
TANYSE PARADA SAMPAIO
THAÍS RUAS VIEGAS
THEO LAHORGUE ROSCOFF
Taiane Custódio Soares
Thalles Pinto de Souza
VALERIA DA FONSECA DACHERY
VINICIUS FONTOURA KOCH
VITOR DE MORAES KICKHOFEL
VITOR MATEUS CONZATTI
WALDENIS PEREIRA DA TRINDADE JÚNIOR
WILLIAM MARTINS LOURENÇO
YAGO JACONDINO NUNES

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