Nome do Projeto
Comunicação oral em português na esfera acadêmica
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
12/04/2021 - 02/08/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Línguas estrangeiras
Resumo
A partir das demandas e necessidades levantadas por meio do projeto de pesquisa "Análise de necessidades para o planejamento da oferta de cursos de PLA na UFPel", constatou-se uma lacuna no que diz respeito ao trabalho com as habilidades de recepção e produção orais. Considerando o impacto que essa necessidade pode representar na socialização acadêmica de pós-graduandos estrangeiros (público consultado no projeto de pesquisa), propõe-se um curso para trabalhar tais habilidades, com vistas ao aprimoramento do desempenho dos alunos em suas interações acadêmicas. Embora a pesquisa tenha sido realizada com alunos da UFPel, o curso será aberto para pós-graduandos estrangeiros de qualquer instituição. O curso, que será ministrado de forma remota, terá duração de cerca de 30 horas e fortalecerá os processos de internacionalização da universidade. Além disso, prevê a colaboração de alunos dos cursos de licenciatura dupla em Letras da UFPel, o que contribuirá para a formação inicial de professores na área de português como língua adicional (PLA).
Objetivo Geral
- aprimorar as as habilidades de recepção e produção orais de pós-graduandos estrangeiros;
- compreender e refletir sobre a função de gêneros orais de caráter público típicos da esfera acadêmica;
- reconhecer e utilizar adequadamente recursos para produção de sentidos em tais gêneros;
- aprimorar os conhecimentos em língua portuguesa, contribuindo para a autonomia dos alunos;
- desenvolver materiais didáticos que tratem as habilidades de forma integrada e com instrução explícita de aspectos fonético-fonológicos do português em contraste com as línguas faladas pelos alunos (majoritariamente falantes de espanhol).
- compreender e refletir sobre a função de gêneros orais de caráter público típicos da esfera acadêmica;
- reconhecer e utilizar adequadamente recursos para produção de sentidos em tais gêneros;
- aprimorar os conhecimentos em língua portuguesa, contribuindo para a autonomia dos alunos;
- desenvolver materiais didáticos que tratem as habilidades de forma integrada e com instrução explícita de aspectos fonético-fonológicos do português em contraste com as línguas faladas pelos alunos (majoritariamente falantes de espanhol).
Justificativa
Conforme mencionado no resumo, o projeto foi pensado tendo em vista a constatação de uma lacuna na na experiência dos alunos de pós-graduação estrangeiros no que diz respeito às habilidades de compreensão e produção orais em português como língua adicional. Compreendendo a importância da oralidade na esfera acadêmica, o curso pretende suprir essa dificuldade apontada pelos próprios alunos.
Metodologia
- encontros com bolsistas voluntários para preparação do curso e elaboração de materiais didáticos adequados aos propósitos e participantes;
- atividades síncronas e assíncronas para o desenvolvimento do curso, com suporte do Moodle UFPel para as atividades assíncronas e de plataformas como Webconf ou Google Meet para os encontros síncronos.
- atividades síncronas e assíncronas para o desenvolvimento do curso, com suporte do Moodle UFPel para as atividades assíncronas e de plataformas como Webconf ou Google Meet para os encontros síncronos.
Indicadores, Metas e Resultados
Em relação ao curso, espera-se que os alunos participantes aperfeiçoem seu desempenho em gêneros orais públicos da esfera acadêmica e sintam-se mais capazes e autônomos no seu percurso de aprendizagem do português como língua adicional.
Em relação ao projeto, espera-se contar com a participação voluntária de alunos de Letras, aprimorando a formação inicial de professores de português como língua adicional na instituição e contribuindo para as ações de internacionalização da UFPel.
Em relação ao projeto, espera-se contar com a participação voluntária de alunos de Letras, aprimorando a formação inicial de professores de português como língua adicional na instituição e contribuindo para as ações de internacionalização da UFPel.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE MACKEDANZ DOS SANTOS | |||
ANDRÉS ELOY CHACÓN ORTIZ | |||
BIANCA BECKER PERTUZATTI | |||
CARLA LUCÍA DAVID PEÑA | |||
DAIANE NEUMANN | 1 | ||
DIANA MILENA ZABALA PARDO | |||
ELISA MARCHIORO STUMPF | 1 | ||
ISABEL CRISTINA BERNAL VINASCO | |||
JAIME ALBERTO BORNACELLY CASTRO | |||
MIGUEL DAVID FUENTES GUEVARA |