Nome do Projeto
Comunicação oral em português na esfera acadêmica
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
12/04/2021 - 02/08/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Línguas estrangeiras
Resumo
A partir das demandas e necessidades levantadas por meio do projeto de pesquisa "Análise de necessidades para o planejamento da oferta de cursos de PLA na UFPel", constatou-se uma lacuna no que diz respeito ao trabalho com as habilidades de recepção e produção orais. Considerando o impacto que essa necessidade pode representar na socialização acadêmica de pós-graduandos estrangeiros (público consultado no projeto de pesquisa), propõe-se um curso para trabalhar tais habilidades, com vistas ao aprimoramento do desempenho dos alunos em suas interações acadêmicas. Embora a pesquisa tenha sido realizada com alunos da UFPel, o curso será aberto para pós-graduandos estrangeiros de qualquer instituição. O curso, que será ministrado de forma remota, terá duração de cerca de 30 horas e fortalecerá os processos de internacionalização da universidade. Além disso, prevê a colaboração de alunos dos cursos de licenciatura dupla em Letras da UFPel, o que contribuirá para a formação inicial de professores na área de português como língua adicional (PLA).

Objetivo Geral

- aprimorar as as habilidades de recepção e produção orais de pós-graduandos estrangeiros;
- compreender e refletir sobre a função de gêneros orais de caráter público típicos da esfera acadêmica;
- reconhecer e utilizar adequadamente recursos para produção de sentidos em tais gêneros;
- aprimorar os conhecimentos em língua portuguesa, contribuindo para a autonomia dos alunos;
- desenvolver materiais didáticos que tratem as habilidades de forma integrada e com instrução explícita de aspectos fonético-fonológicos do português em contraste com as línguas faladas pelos alunos (majoritariamente falantes de espanhol).

Justificativa

Conforme mencionado no resumo, o projeto foi pensado tendo em vista a constatação de uma lacuna na na experiência dos alunos de pós-graduação estrangeiros no que diz respeito às habilidades de compreensão e produção orais em português como língua adicional. Compreendendo a importância da oralidade na esfera acadêmica, o curso pretende suprir essa dificuldade apontada pelos próprios alunos.

Metodologia

- encontros com bolsistas voluntários para preparação do curso e elaboração de materiais didáticos adequados aos propósitos e participantes;
- atividades síncronas e assíncronas para o desenvolvimento do curso, com suporte do Moodle UFPel para as atividades assíncronas e de plataformas como Webconf ou Google Meet para os encontros síncronos.

Indicadores, Metas e Resultados

Em relação ao curso, espera-se que os alunos participantes aperfeiçoem seu desempenho em gêneros orais públicos da esfera acadêmica e sintam-se mais capazes e autônomos no seu percurso de aprendizagem do português como língua adicional.
Em relação ao projeto, espera-se contar com a participação voluntária de alunos de Letras, aprimorando a formação inicial de professores de português como língua adicional na instituição e contribuindo para as ações de internacionalização da UFPel.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE MACKEDANZ DOS SANTOS
ANDRES ELOY CHACON ORTIZ
BIANCA BECKER PERTUZATTI
CARLA LUCIA DAVID PENA
DIANA MILENA ZABALA PARDO
ELISA MARCHIORO STUMPF1
ISABEL CRISTINA BERNAL VINASCO
JAIME ALBERTO BORNACELLY CASTRO
MIGUEL DAVID FUENTES GUEVARA

Página gerada em 27/07/2021 06:24:47 (consulta levou 0.090250s)