Nome do Projeto
Terapia Ocupacional e a Acessibilidade Cultural
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2021 - 15/03/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Cultura
Linha de Extensão
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais
Resumo
Este projeto é fruto de uma parceria entre o Curso de Terapia Ocupacional da UFPel e o Departamento de Terapia Ocupacional da UFRJ, dentro da área da acessibilidade cultural para pessoas com deficiência. Em função de diferentes iniciativas protagonizadas por representantes da T.O da UFRJ e da TO UFPel, tanto dentro da categoria profissional, como em ambas instituições, se tem agregado em nível nacional e internacional o reconhecimento de suas contribuições, de forma ampliada, para o fortalecimento pauta da acessibilidade cultural para pessoas com deficiência no país. A atividade proposta é ofertada como uma disciplina obrigatória do sexto semestre do curso de Terapia Ocupacional da UFRJ e será ofertada como um projeto de extensão da UFPel para que se possa abrir a oportunidade para discentes desta universidade, bem como para profissionais que já estão no mercado de trabalho, mas que não tiveram a disciplina de Acessibilidade Cultural em suas formações. Desta forma, busca-se uma troca de conhecimentos específicos do tema, como do fortalecimento deste intercâmbio entre as duas instituições e suas culturas. Ressalta-se que no semestre anterior, esta parceria já foi realizada, porém como um projeto de ensino, tendo como público-alvo apenas os discentes. Entretanto, como a procura de profissionais querendo fazer o curso foi significativa, optou-se por abrir para a comunidade neste semestre.

Objetivo Geral

O objetivo desta iniciativa integrada entre estas duas formações em T.O no Brasil é dar continuidade a um conjunto de atividades que ambas instituições têm realizado nos últimos 5 anos em prol da cidadania cultural das pessoas com deficiência, proporcionando aos alunos e Terapeutas Ocupacionais intercâmbio de conhecimento.

Justificativa

No momento singular em que nos encontramos, em vista do contexto de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus, as atividades remotas tornaram-se uma realidade. Assim, buscando oferecer aos alunos de terapia ocupacional da UFPel e da UFRJ uma experiência única de vivenciar um projeto/disciplina em conjunto, este justifica-se pela portencialidade de trocas e fomento ao intercâmbio institucional, mesmo que seja de forma remota.
Aos profissionais que já se encontram no mercado de trabalho, o projeto objetiva complementar suas formações, trazendo novas possibilidades de atuação na área da cultura.
Esta atividade fortalece os vínculos criados entre ambas instituições e auxilia na consolidação da área da acessibilidade cultural para pessoas com deficiência como uma nova possibilidade para a prática do Terapeuta Ocupacional.

Metodologia

Serão realizados 5 encontros, através da plataforma webconf da UFPel e os materiais serão disponibilizados para os alunos na plataforma AVA da UFRJ.
Os encontros síncronos terão duração de 2h e ainda, na plataforma, serão disponibilizados mais 5 aulas complementares, que já se encontram gravadas.
O projeto contará com aulas expositivas, rodas de conversa e atividades em grupo, priorizando sempre a integração entre alunos de ambas as instituições e entre profissionais e alunos.
Serão ofertadas 30 vagas para os alunos da UFPel e comunidade em geral, através de inscrição prévia em formulário específico.
Para concluir o projeto e gerar a certificação, o aluno precisará participar de 75% das atividades propostas.

Indicadores, Metas e Resultados

Meta 01: Apresentar aos alunos de Terapia Ocupacional à área da Acessibilidade Cultural para pessoas com deficiência
Meta 02: Possibilitar aos Terapeutas Ocupacionais a capacitação em acessibilidade cultural
Meta 03: Promover o intercâmbio de formação entre as instituições envolvidas no projeto
Meta 04: Consolidar as ações de formação da Rede Interinstitucional de Acessibilidade Cultural

Espera-se que assim como a primeira turma integrada, o projeto amplie as possibilidades de possíveis atuações da Terapia Ocupacional no âmbito da acessibilidade cultural, bem como o fomento aos discentes para explorarem novas áreas de atuação a partir das reflexões geradas em sala de aula.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DESIRÉE NOBRE SALASAR15
PATRÍCIA DORNELES SILVA
Patricia Dorneles
Tatiana de Castro Barros Fonseca
YASMIN SANTOS BOANOVA DE SOUZA

Página gerada em 23/04/2024 10:58:47 (consulta levou 0.130085s)