Nome do Projeto
Terapia Ocupacional e a Acessibilidade Cultural
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2021 - 15/03/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Cultura
Linha de Extensão
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais
Resumo
Este projeto é fruto de uma parceria entre o Curso de Terapia Ocupacional da UFPel e o Departamento de Terapia Ocupacional da UFRJ, dentro da área da acessibilidade cultural para pessoas com deficiência.
Em função de diferentes iniciativas protagonizadas por representantes da T.O da UFRJ e da TO UFPel, tanto dentro da categoria profissional, como em ambas instituições, se tem agregado em nível nacional e internacional o reconhecimento de suas contribuições, de forma ampliada, para o fortalecimento pauta da acessibilidade cultural para pessoas com deficiência no país.
A atividade proposta é ofertada como uma disciplina obrigatória do sexto semestre do curso de Terapia Ocupacional da UFRJ e será ofertada como um projeto de extensão da UFPel para que se possa abrir a oportunidade para discentes desta universidade, bem como para profissionais que já estão no mercado de trabalho, mas que não tiveram a disciplina de Acessibilidade Cultural em suas formações.
Desta forma, busca-se uma troca de conhecimentos específicos do tema, como do fortalecimento deste intercâmbio entre as duas instituições e suas culturas.
Ressalta-se que no semestre anterior, esta parceria já foi realizada, porém como um projeto de ensino, tendo como público-alvo apenas os discentes. Entretanto, como a procura de profissionais querendo fazer o curso foi significativa, optou-se por abrir para a comunidade neste semestre.
Objetivo Geral
O objetivo desta iniciativa integrada entre estas duas formações em T.O no Brasil é dar continuidade a um conjunto de atividades que ambas instituições têm realizado nos últimos 5 anos em prol da cidadania cultural das pessoas com deficiência, proporcionando aos alunos e Terapeutas Ocupacionais intercâmbio de conhecimento.
Justificativa
No momento singular em que nos encontramos, em vista do contexto de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus, as atividades remotas tornaram-se uma realidade. Assim, buscando oferecer aos alunos de terapia ocupacional da UFPel e da UFRJ uma experiência única de vivenciar um projeto/disciplina em conjunto, este justifica-se pela portencialidade de trocas e fomento ao intercâmbio institucional, mesmo que seja de forma remota.
Aos profissionais que já se encontram no mercado de trabalho, o projeto objetiva complementar suas formações, trazendo novas possibilidades de atuação na área da cultura.
Esta atividade fortalece os vínculos criados entre ambas instituições e auxilia na consolidação da área da acessibilidade cultural para pessoas com deficiência como uma nova possibilidade para a prática do Terapeuta Ocupacional.
Aos profissionais que já se encontram no mercado de trabalho, o projeto objetiva complementar suas formações, trazendo novas possibilidades de atuação na área da cultura.
Esta atividade fortalece os vínculos criados entre ambas instituições e auxilia na consolidação da área da acessibilidade cultural para pessoas com deficiência como uma nova possibilidade para a prática do Terapeuta Ocupacional.
Metodologia
Serão realizados 5 encontros, através da plataforma webconf da UFPel e os materiais serão disponibilizados para os alunos na plataforma AVA da UFRJ.
Os encontros síncronos terão duração de 2h e ainda, na plataforma, serão disponibilizados mais 5 aulas complementares, que já se encontram gravadas.
O projeto contará com aulas expositivas, rodas de conversa e atividades em grupo, priorizando sempre a integração entre alunos de ambas as instituições e entre profissionais e alunos.
Serão ofertadas 30 vagas para os alunos da UFPel e comunidade em geral, através de inscrição prévia em formulário específico.
Para concluir o projeto e gerar a certificação, o aluno precisará participar de 75% das atividades propostas.
Os encontros síncronos terão duração de 2h e ainda, na plataforma, serão disponibilizados mais 5 aulas complementares, que já se encontram gravadas.
O projeto contará com aulas expositivas, rodas de conversa e atividades em grupo, priorizando sempre a integração entre alunos de ambas as instituições e entre profissionais e alunos.
Serão ofertadas 30 vagas para os alunos da UFPel e comunidade em geral, através de inscrição prévia em formulário específico.
Para concluir o projeto e gerar a certificação, o aluno precisará participar de 75% das atividades propostas.
Indicadores, Metas e Resultados
Meta 01: Apresentar aos alunos de Terapia Ocupacional à área da Acessibilidade Cultural para pessoas com deficiência
Meta 02: Possibilitar aos Terapeutas Ocupacionais a capacitação em acessibilidade cultural
Meta 03: Promover o intercâmbio de formação entre as instituições envolvidas no projeto
Meta 04: Consolidar as ações de formação da Rede Interinstitucional de Acessibilidade Cultural
Espera-se que assim como a primeira turma integrada, o projeto amplie as possibilidades de possíveis atuações da Terapia Ocupacional no âmbito da acessibilidade cultural, bem como o fomento aos discentes para explorarem novas áreas de atuação a partir das reflexões geradas em sala de aula.
Meta 02: Possibilitar aos Terapeutas Ocupacionais a capacitação em acessibilidade cultural
Meta 03: Promover o intercâmbio de formação entre as instituições envolvidas no projeto
Meta 04: Consolidar as ações de formação da Rede Interinstitucional de Acessibilidade Cultural
Espera-se que assim como a primeira turma integrada, o projeto amplie as possibilidades de possíveis atuações da Terapia Ocupacional no âmbito da acessibilidade cultural, bem como o fomento aos discentes para explorarem novas áreas de atuação a partir das reflexões geradas em sala de aula.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
DESIRÉE NOBRE SALASAR | 15 | ||
PATRÍCIA DORNELES SILVA | |||
Patricia Dorneles | |||
Tatiana de Castro Barros Fonseca | |||
YASMIN SANTOS BOANOVA DE SOUZA |