Nome do Projeto
As pessoas, o meio ambiente e a química
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/12/2021 - 31/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Meio ambiente
Linha de Extensão
Educação Ambiental
Resumo
As universidades públicas são instituições de ensino elaboradas para atender as demandas sociais do país, tendo as esferas ensino, pesquisa e extensão voltadas para a formação de recursos humanos qualificados. Dentre as esferas apresentadas, a extensão é aquela que tem por objetivo aproximar a comunidade universitária da sociedade como um todo, permitindo a troca de conhecimentos e de experiências, os quais poderão contribuir significativamente para a melhoria local. Neste contexto, o presente projeto intitulado “As pessoas, o meio ambiente e a química” tem como objetivo auxiliar na construção de uma conscientização ambiental, promovendo a troca de conhecimentos entre os estudantes do curso de Química Industrial com a comunidade regional, permitindo o desenvolvimento de palestras e oficinas que permitam a troca de conhecimentos e a possibilidade de geração de renda extra para a comunidade a partir de capacitações.

Objetivo Geral

Aproximar os discentes do curso de Química Industrial das comunidades regionais a partir da realização de ações de extensão universitária cadastradas no presente projeto, tais como a realização de palestras e de oficinas.

Justificativa

As universidades públicas possuem uma função social importante, tanto no que diz respeito a formação de recursos humanos qualificados quanto para auxiliar a sociedade na resolução de seus problemas locais. Nesse sentido, a aproximação dos universitários com as comunidades é desejável para que o conhecimento e as experiências compartilhadas possam possibilitar um crescimento de ambas as partes envolvidas. Dessa forma, as ações de extensão propostas visam difundir o conhecimento técnico de química, de uma forma mais simplista, facilitando a comunicação entre os estudantes e as comunidades envolvidas. Para isso, a química ambiental será utilizada como eixo central para a realização das atividades.

Metodologia

As ações de extensão serão realizadas nas comunidades próximas a Universidade Federal de Pelotas por discentes do curso de Química Industrial. Dentre as ações previstas estão a elaboração de material informativo, palestras e oficinas.
A metodologia empregada em cada uma das ações, consistirá na elaboração de um material informativo escrito, o qual será obtido após uma revisão detalhada da literatura, seguido da elaboração de palestras e/ou oficinas que serão ministradas pelos alunos do curso que estão envolvidos no projeto. Durante todo o processo, os alunos serão acompanhados e orientados pelas coordenadoras do projeto, onde os discentes atuarão como agentes ativos nas ações de extensão, interagindo com a comunidade.

Indicadores, Metas e Resultados

A partir da realização das ações de extensão previstas no projeto espera-se contribuir com as comunidades próximas a Universidade Federal de Pelotas através da difusão do conhecimento relativo à área de Química.
Espera-se possibilitar o desenvolvimento e a consolidação de uma conscientização ambiental nas comunidades próximas, com intuito de auxiliar as pessoas a vislumbrar novas oportunidades e contribuir para o seu bem-estar. Além disso, objetiva-se a formação de recursos humanos qualificados e comprometidos com a sociedade onde encontram-se inseridos

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA GOLDBECK GERBAUDO
CELIA FRANCISCA CENTENO DA ROSA16
DANIELA HARTWIG DE OLIVEIRA16
Fernanda Farias Oliveira
RAFAELA RUBIA SANT ANA DOS SANTOS
SAVANA PEREIRA DE MEDEIROS

Página gerada em 25/04/2024 19:52:39 (consulta levou 0.137789s)