Nome do Projeto
Grupo de estudos: modelagem e simulação numérica de estruturas
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/03/2021 - 18/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O presente projeto visa formar um grupo de estudos com alunos e professores interessados em conhecer softwares comerciais ou acadêmicos apropriados à modelagem e simulação numérica de estruturas. É aberto aos alunos dos cursos de engenharia, que já tenham cursado ou estejam cursando a disciplina Isostática. A proposta deste grupo de estudos contempla apenas atividades remotas.

Objetivo Geral

Adquirir habilidades para usar softwares desenvolvidos para análise numérica de estruturas e fazer simulações para ampliar o conhecimento dos participantes na área.

Justificativa

Nas engenharias civil e agrícola, principalmente, os alunos são apresentados à poucos softwares de estruturas ao longo do curso. A análise numérica de uma estrutura contribui significativamente para o entendimento da sua forma de funcionar. Por essa razão, ampliar as possibilidades de escolha do software trará conhecimento ao grupo.

Metodologia

Definição dos softwares a serem estudados; reunir manuais, tutoriais e exemplos; reuniões de trabalho; desenvolvimento de trabalhos para congressos de ensino.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que ao final do período de um ano, os participantes do grupo tenham adquirido familiaridade com os softwares escolhidos e tenham ampliado seus conhecimentos em estruturas. Pretende-se, ainda, a elaboração de, pelo menos, um trabalho para congresso de ensino. Em termos de impacto, espera-se que os alunos participantes tenham mais autonomia sobre seu processo de aprendizagem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE RIBEIRO PALIGA2
ARIADNE MARILYN DA SILVEIRA
EDUARDO COSTA COUTO2
GUILHERME OLIVEIRA DA SILVEIRA
LARISSA PORTO DE AQUINO
LÓREN FERREIRA DA CRUZ
RAFAELA CRUZ FERREIRA
VICTOR HUGO SANTOS DE OLIVEIRA

Página gerada em 23/04/2024 04:21:42 (consulta levou 0.144918s)