Nome do Projeto
CuriosaMente
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
22/03/2021 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
A partir da década de 90, intensificaram-se os estudos e pesquisas sobre o cérebro humano, tanto no aspecto biológico quanto psicológico. O crescimento das pesquisas em neurociências permitiu compreender melhor o cérebro em condições normais e patológicas. A neurociência procura desvendar os mistérios do desenvolvimento cerebral. Contudo, recentes descobertas estão distantes dos professores da rede de ensino e da comunidade em geral. É cada vez mais urgente a inclusão deste tema na formação científica do educador e da comunidade. Este projeto visa aproximar o acadêmico das descobertas neurocientíficas e promover em conjunto a divulgação científica para a comunidade em geral e mais especificamente a comunidade escolar propiciando bases teóricas e práticas de modo a estimular maiores disseminadores dos conhecimentos neurocientíficos

Objetivo Geral

Divulgar o conhecimento sobre neurociências e sua aplicação cotidiana para população em geral e para comunidade escolar.

Justificativa

A neurociência é o estudo interdisciplinar das funções do sistema nervoso como um todo, que contempla desde aspectos moleculares até funções cognitivas complexas. Atualmente esse campo da ciência tem recebido grande destaque tanto no meio científico quanto no popular por meio da mídia impressa e televisiva. Esse projeto tem por objetivo divulgar a neurociência para a comunidade em geral, alunos e professores de ensino fundamental e médio e discentes do ensino superior. Mais ainda, pretende-se incentivar o pensamento crítico e a busca constante de fontes de informações com base científica em detrimento da utilização de sub-informações divulgadas em revistas de divulgação em massa. Esse projeto possui um caráter transdisciplinar que objetiva a realização de troca de experiências e vivências buscando o crescimento do indivíduo e do grupo como um todo.

Metodologia

Iniciaremos o projeto com a divulgação da abertura de inscrição gratuita para alunos de diferentes cursos
interessados em aprofundar os conhecimentos sobre neurociências.
A seleção será baseada em disponibilidade de horário para os encontros Reuniões periódicas entre os integrantes (discentes e docentes) do projeto com o objetivo de debates e trocas de informações oriundos de artigos científicos visando à atualização com relação às novas pesquisas nacionais e internacionais, estimulando deste modo o interesse no desenvolvimento e pensamento científico.
Reuniões periódicas para debates de mídias (seriado, filmes) cujo tema abordam algum aspecto de neurociências e divulgação destas mídias para população em geral.
Reuniões periódicas para confecção de materiais didáticos/neurocientíficos para exposição à comunidade em geral.
Elaborar entrevistas, oficinas ou vídeos de divulgação neurocientífica.
Interações com o publico de maneira virtual enquanto perdurar a pandemia .
Elaborar atividades praticas para quando for possível interagir presencialmente com a comunidade.
Manter atividades de divulgação virtual mesmo no retorno das atividades presenciais.

Indicadores, Metas e Resultados

Divulgar o projetos através das redes sociais.
Desenvolver atividades em escolas e com a comunidade presencialmente quando for possível.
Ao final do projeto é esperado que os alunos participantes tenham adquirido visões amplas e questionadoras frente aos diferentes tópicos desenvolvidos. É esperado que os alunos desenvolvam habilidades relacionadas com a neurociência tanto nos aspectos teóricos e práticos como
por exemplo, na busca bibliográfica e leitura crítica de materiais publicados nesta área e áreas afins. Espera-se ainda, a formação de futuros multiplicadores dos conhecimentos aprendidos e incentivo para cada aluno seja o criador de seu próprio conhecimento.
Espera-se que o aluno aprenda a dialogar com a comunidade e com os colega oriundos dos diferentes cursos.
Espera-se um aumento da divulgação neurocientífica à comunidade em geral.
Espera-se que os educadores se tornem multiplicadores do conhecimento neurocientífico.

Página gerada em 05/01/2025 17:48:28 (consulta levou 0.151973s)