Nome do Projeto
Geografias em movimento
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/03/2021 - 23/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O Projeto de Extensão denominado "Geografias em movimento" tem como ideal a congregação de alunos, professores e comunidade geral através da construção de ciclos de debates com temas relacionados a ciência geográfica, como, por exemplo: a Geopolítica mundial, crise ambiental, planejamento urbano e rural no município de Pelotas, direito a Cidade, entre outras temáticas. A busca pela integração entre universidade e comunidade se dará via palestras (no atual cenário de forma online), construindo um espaço amplo de diálogos. Em termos de importância, o mesmo justifica-se tendo em vista a possibilidade de estender o debate científico, através da divulgação de pesquisas, para toda a sociedade de forma democrática e ampla. .

Objetivo Geral

Construir debates/diálogos que extrapolem os muros da Universidade e construam pontes teóricas e práticas entre a comunidade e a UFPel, promovendo um processo de reflexão crítica sobre as mais diversas conjunturas sociais. Neste sentido, o projeto busca a congregação de alunos, professores e comunidade de maneira geral através da construção de ciclos de debates com temas relacionados a ciência geográfica.

Justificativa

Este Projeto justifica-se tendo em vista a busca por estimular o dialogo através da extensão universitária, almejando construir saberes em diversas escalas. Doravante, oriundo dos encontros com o grupo de planejamento participativo do projeto, buscaremos estabelecer temas de relevância social, tanto para a escala local como global e convidar pesquisadores de diversas áreas para expor suas temáticas e resultados de pesquisa. A justificativa centra-se na possibilidade de estender o debate científico a comunidade geral através da divulgação de resultados de pesquisas para toda a sociedade. Além disso, a construção de debates/diálogos possibilitará a construção de pontes teóricas e práticas entre a comunidade pelotense e a UFPel.

Metodologia

No primeiro momento serão realizadas reuniões abertas para toda a comunidade visando a construção de um cronograma de ações.
No segundo momento serão selecionados locais que ocorrerão os encontros. Ressalta-se que enquanto vigorar as normativas referentes ao distanciamento social, as palestras ocorrerão no ambiente virtual da instituição, com ampla divulgação para a comunidade.
No terceiro momento serão selecionados (a partir das temáticas previamente escolhidas) palestrantes que possam contribuir com o debate.
Por fim, ocorrerão os encontros; os mesmos serão publicados e divulgados antecipadamente por redes sociais e mídias diversas.
Após os debates, o grupo se reunirá visando estabelecer um processo de reflexão sobre o evento e a partir deste analisar os erros e acertos para a organização do próximo encontro.

Indicadores, Metas e Resultados

Promover encontros entre diversos pesquisadores e estabelecer o contato de suas pesquisas com a comunidade;
Propiciar o debate e a criticidade;
Estimular a participação de docentes e discentes de diversas áreas;
Construir possibilidades de integração entre universidade e comunidade;
Criar uma ponte entre os saberes populares e científicos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANTONIO LOURENCE KILA DE QUEIROZ
EDUARDO SCHUMANN
GERSON DA ROCHA CORREA
GUILHERME AUGUSTO CABREIRA
LEONARDO KEGLES
PEDRO DE MOURA ALVES
ROBINSON SANTOS PINHEIRO1
TIARAJU SALINI DUARTE2
WILLIAM MARTINS LOURENÇO
YVES PEREIRA DE SOUSA TAVARES

Página gerada em 20/04/2024 12:05:49 (consulta levou 0.151998s)