Nome do Projeto
Geografias em movimento
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/03/2021 - 23/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O Projeto de Extensão denominado "Geografias em movimento" tem como ideal a congregação de alunos, professores e comunidade geral através da construção de ciclos de debates com temas relacionados a ciência geográfica, como, por exemplo: a Geopolítica mundial, crise ambiental, planejamento urbano e rural no município de Pelotas, direito a Cidade, entre outras temáticas. A busca pela integração entre universidade e comunidade se dará via palestras (no atual cenário de forma online), construindo um espaço amplo de diálogos.
Em termos de importância, o mesmo justifica-se tendo em vista a possibilidade de estender o debate científico, através da divulgação de pesquisas, para toda a sociedade de forma democrática e ampla. .
Objetivo Geral
Construir debates/diálogos que extrapolem os muros da Universidade e construam pontes teóricas e práticas entre a comunidade e a UFPel, promovendo um processo de reflexão crítica sobre as mais diversas conjunturas sociais. Neste sentido, o projeto busca a congregação de alunos, professores e comunidade de maneira geral através da construção de ciclos de debates com temas relacionados a ciência geográfica.
Justificativa
Este Projeto justifica-se tendo em vista a busca por estimular o dialogo através da extensão universitária, almejando construir saberes em diversas escalas. Doravante, oriundo dos encontros com o grupo de planejamento participativo do projeto, buscaremos estabelecer temas de relevância social, tanto para a escala local como global e convidar pesquisadores de diversas áreas para expor suas temáticas e resultados de pesquisa. A justificativa centra-se na possibilidade de estender o debate científico a comunidade geral através da divulgação de resultados de pesquisas para toda a sociedade. Além disso, a construção de debates/diálogos possibilitará a construção de pontes teóricas e práticas entre a comunidade pelotense e a UFPel.
Metodologia
No primeiro momento serão realizadas reuniões abertas para toda a comunidade visando a construção de um cronograma de ações.
No segundo momento serão selecionados locais que ocorrerão os encontros. Ressalta-se que enquanto vigorar as normativas referentes ao distanciamento social, as palestras ocorrerão no ambiente virtual da instituição, com ampla divulgação para a comunidade.
No terceiro momento serão selecionados (a partir das temáticas previamente escolhidas) palestrantes que possam contribuir com o debate.
Por fim, ocorrerão os encontros; os mesmos serão publicados e divulgados antecipadamente por redes sociais e mídias diversas.
Após os debates, o grupo se reunirá visando estabelecer um processo de reflexão sobre o evento e a partir deste analisar os erros e acertos para a organização do próximo encontro.
No segundo momento serão selecionados locais que ocorrerão os encontros. Ressalta-se que enquanto vigorar as normativas referentes ao distanciamento social, as palestras ocorrerão no ambiente virtual da instituição, com ampla divulgação para a comunidade.
No terceiro momento serão selecionados (a partir das temáticas previamente escolhidas) palestrantes que possam contribuir com o debate.
Por fim, ocorrerão os encontros; os mesmos serão publicados e divulgados antecipadamente por redes sociais e mídias diversas.
Após os debates, o grupo se reunirá visando estabelecer um processo de reflexão sobre o evento e a partir deste analisar os erros e acertos para a organização do próximo encontro.
Indicadores, Metas e Resultados
Promover encontros entre diversos pesquisadores e estabelecer o contato de suas pesquisas com a comunidade;
Propiciar o debate e a criticidade;
Estimular a participação de docentes e discentes de diversas áreas;
Construir possibilidades de integração entre universidade e comunidade;
Criar uma ponte entre os saberes populares e científicos.
Propiciar o debate e a criticidade;
Estimular a participação de docentes e discentes de diversas áreas;
Construir possibilidades de integração entre universidade e comunidade;
Criar uma ponte entre os saberes populares e científicos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANTONIO LOURENCE KILA DE QUEIROZ | |||
EDUARDO SCHUMANN | |||
GERSON DA ROCHA CORREA | |||
GUILHERME AUGUSTO CABREIRA | |||
LEONARDO KEGLES | |||
PEDRO DE MOURA ALVES | |||
ROBINSON SANTOS PINHEIRO | 1 | ||
TIARAJU SALINI DUARTE | 2 | ||
WILLIAM MARTINS LOURENÇO | |||
YVES PEREIRA DE SOUSA TAVARES |