Nome do Projeto
Descobrindo a Geomorfologia e Hidrogeografia do município de Pelotas/ RS: conhecimentos para educação ambiental
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
29/03/2021 - 31/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Meio ambiente
Linha de Extensão
Educação Ambiental
Resumo
A Geomorfologia e a Hidrogeografia são áreas de conhecimentos sistematizados que, respectivamente, dedicam-se ao estudo do relevo, seus materiais constituintes, formas e processos e ao estudo das diferentes dinâmicas hídricas, assim como, do recurso hídrico, na constituição do espaço geográfico.
Esses conhecimentos são objetos de estudos na educação básica, sobretudo, enquanto conteúdos programáticos na disciplina de Geografia, tanto no ensino fundamental como médio. A Geomorfologia e a Hidrogeografia embasam discussões como, por exemplo, relativas à importância da vegetação no processo de interceptação das águas das chuvas para mitigação de processos erosivos e recargas dos lençóis freáticos e aquíferos, usados para abastecimento doméstico urbano e rural; a importância das áreas de preservação permanente, instituídas legalmente pelo Código Florestal Brasileiro, para prevenir assoreamentos de cursos e corpos d’água e inundações, entre tantas outras discussões pertinentes na atualidade.
Amparam-se os professores da rede de educação básica, enquanto uma ferramenta de trabalho, nos livros didáticos adotados pelas escolas, os quais trazem a abordagem do conteúdo da Geomorfologia e Hidrogeografia de modo bastante abrangente, sem problematizações locais e regionais.
As problematizações locais e regionais são meios eficientes de compreensão dos conteúdos disciplinares, uma vez que permitem estabelecer relações entre a teoria e a prática, o universo das vivências, o entorno, o cotidiano, aproximando o aluno das realidades que os cercam.
Esse projeto têm a intenção de divulgação e popularização da Geomorfologia e Hidrogeografia no contexto da disciplina de Geografia, junto à comunidade escolar do município Pelotas, mediante atividades de reconhecimento e valorização das características e processos do relevo e da hidrogeografia do município. O projeto quer ser uma ferramenta de promoção do saber local e da educação ambiental nas escolas do município de Pelotas/ RS.
Nesse sentido, mediante duas frentes de trabalho, intenciona:
1) A construção de um atlas escolar geomorfológico e hidrogeográfico do município de Pelotas/RS, enquanto website e material paradidático para ser disponibilizado para rede de ensino básico. A construção do atlas se dá a partir da sistematização de informações cientificas e acadêmicas, adequação de linguagens aos níveis de ensino, criação de tabelas, gráficos e mapas, reconhecimentos de campo e registros fotográficos de elementos da Geomorfologia e Hidrogeografia do município.
2) O desenvolvimento de atividades em classe e extra classe com professores e alunos da rede pública de ensino básico, a partir do desenvolvimento de oficinas/ seminários temáticos e trabalhos de campo, com vistas ao reconhecimento da Geomorfologia e Hidrogeografia do município Pelotas/RS.
Desse modo, quer-se através desse projeto construir conhecimentos para educação ambiental e se oportunizar experiências de docentes e discentes da instituição com a comunidade escolar do município de Pelotas/RS, valorizando-se o intercâmbio de ideias e práticas, qualificando-se a formação acadêmica-profissional e se reforçando a função social da universidade.
Em outras palavras, busca-se contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem em escolas da rede pública do ensino básico do município de Pelotas/RS, ao mesmo tempo, que, contribuir para formação acadêmica-profissional mediante experiências práticas, de trocas, com a comunidade.
Objetivo Geral
Estruturar material paradidático (atlas escolar) sobre a Geomorfologia e Hidrogeografia do município de Pelotas/ RS e disponibiliza-lo para acesso público através de website temático, assim como, com base nesse material, promover ações de educação ambiental (seminários temáticos e trabalhos de campo) com professores e alunos de escolas públicas do município de Pelotas/ RS, oportunizando-se intercâmbios de ideias e práticas entre as comunidades acadêmica e escolar.
Justificativa
A Geomorfologia e a Hidrogeografia, mediante o estudo do relevo e dos recursos hídricos, são objetos de estudos na educação básica formal, sobretudo, enquanto conteúdos programáticos na disciplina de Geografia.
Amparam-se os professores da rede de educação básica, enquanto uma ferramenta de trabalho, nos livros didáticos adotados pelas escolas, os quais trazem a abordagem do conteúdo da Geomorfologia e Hidrogeografia de modo bastante abrangente, sem problematizações locais e regionais.
As problematizações locais e regionais são meios eficientes de compreensão dos conteúdos disciplinares, uma vez que permitem estabelecer relações entre a teoria e a prática, o universo das vivências, o entorno, o cotidiano, aproximando o aluno das realidades que o cercam.
Esse projeto intenciona a divulgação e popularização do conhecimento geomorfológico e hidrogeográfico, no contexto da disciplina de Geografia, junto à comunidade escolar do município Pelotas/ RS, mediante atividades de reconhecimento e valorização das características e processos do relevo e da hidrogeografia do município.
Em outras palavras, o projeto quer se apresentar como uma ferramenta de promoção do conhecimento (saber) local e da educação ambiental para escolas do município de Pelotas/ RS, buscando atingir professores e alunos da rede, quer seja pela disponibilização de materiais paradidáticos e ou desenvolvimento de seminários e oficinas temáticas. Ao mesmo tempo, quer-se contribuir para formação acadêmica-profissional dos discentes envolvidos, mediante experiências práticas, de trocas, com a comunidade escolar.
Amparam-se os professores da rede de educação básica, enquanto uma ferramenta de trabalho, nos livros didáticos adotados pelas escolas, os quais trazem a abordagem do conteúdo da Geomorfologia e Hidrogeografia de modo bastante abrangente, sem problematizações locais e regionais.
As problematizações locais e regionais são meios eficientes de compreensão dos conteúdos disciplinares, uma vez que permitem estabelecer relações entre a teoria e a prática, o universo das vivências, o entorno, o cotidiano, aproximando o aluno das realidades que o cercam.
Esse projeto intenciona a divulgação e popularização do conhecimento geomorfológico e hidrogeográfico, no contexto da disciplina de Geografia, junto à comunidade escolar do município Pelotas/ RS, mediante atividades de reconhecimento e valorização das características e processos do relevo e da hidrogeografia do município.
Em outras palavras, o projeto quer se apresentar como uma ferramenta de promoção do conhecimento (saber) local e da educação ambiental para escolas do município de Pelotas/ RS, buscando atingir professores e alunos da rede, quer seja pela disponibilização de materiais paradidáticos e ou desenvolvimento de seminários e oficinas temáticas. Ao mesmo tempo, quer-se contribuir para formação acadêmica-profissional dos discentes envolvidos, mediante experiências práticas, de trocas, com a comunidade escolar.
Metodologia
- Revisar bibliografias sobre a Geomorfologia, Hidrogeografia e a evolução nos diferentes usos e coberturas da terra no município de Pelotas/ RS, mediante pesquisas em livros, revistas, jornais, dissertações e teses sobre a Geomorfologia, Hidrogeografia e a evolução nos diferentes usos e coberturas da terra no município de Pelotas/ RS.
- Pesquisar sobre e construir materiais de apoio didático, recursos audiovisuais, mapas conceituais, slides e website do “Atlas Escolar Geomorfológico e Hidrogeográfico do município de Pelotas/ RS” (material paradidático voltado para o ensino básico, com conteúdo que problematize as questões pertinentes ao relevo e hidrogeografia do município de Pelotas/RS).
- Identificar, cadastrar e selecionar escolas públicas interessadas no desenvolvimento do projeto.
- Pesquisar, preparar (construir roteiros e fichas de análises de pontos pré-determinados) e realizar trabalhos de campo de reconhecimento geomorfológico e hidrogeográfico no município de Pelotas, com ênfase na promoção da educação ambiental, com professores e alunos da rede pública do ensino básico.
- Desenvolver seminários e oficinas temáticas nas escolas da rede acerca da Geomorfologia e Hidrogeografia do município de Pelotas/RS.
- Pesquisar sobre e construir materiais de apoio didático, recursos audiovisuais, mapas conceituais, slides e website do “Atlas Escolar Geomorfológico e Hidrogeográfico do município de Pelotas/ RS” (material paradidático voltado para o ensino básico, com conteúdo que problematize as questões pertinentes ao relevo e hidrogeografia do município de Pelotas/RS).
- Identificar, cadastrar e selecionar escolas públicas interessadas no desenvolvimento do projeto.
- Pesquisar, preparar (construir roteiros e fichas de análises de pontos pré-determinados) e realizar trabalhos de campo de reconhecimento geomorfológico e hidrogeográfico no município de Pelotas, com ênfase na promoção da educação ambiental, com professores e alunos da rede pública do ensino básico.
- Desenvolver seminários e oficinas temáticas nas escolas da rede acerca da Geomorfologia e Hidrogeografia do município de Pelotas/RS.
Indicadores, Metas e Resultados
Enquanto indicadores se propõe auto avaliação com os integrantes do projeto e comunidade escolar envolvida, na perspectiva de análise qualitativa dos materiais e ações realizadas.
Compreendem metas e são resultados esperados:
- A construção de um atlas escolar geomorfológico e hidrogeográfico do município de Pelotas/RS, enquanto website e material paradidático para a rede de ensino básico, a partir da sistematização de informações cientificas e acadêmicas, adequação de linguagens aos níveis de ensino, criação de tabelas, gráficos e mapas, reconhecimentos de campo e registros fotográficos de elementos da Geomorfologia e Hidrogeografia do município.
- O desenvolvimento de atividades em classe e extra classe com professores e alunos da rede, a partir do desenvolvimento de oficinas/ seminários temáticos e trabalhos de campo, com vistas ao reconhecimento da Geomorfologia e Hidrogeografia do município Pelotas/RS.
Espera-se contribuir para o processo de ensino e aprendizagem em escolas da rede pública do município de Pelotas/RS, assim como, contribuir para formação acadêmico-profissional de discentes envolvidos no projeto, mediante experiências práticas com a comunidade escolar.
Compreendem metas e são resultados esperados:
- A construção de um atlas escolar geomorfológico e hidrogeográfico do município de Pelotas/RS, enquanto website e material paradidático para a rede de ensino básico, a partir da sistematização de informações cientificas e acadêmicas, adequação de linguagens aos níveis de ensino, criação de tabelas, gráficos e mapas, reconhecimentos de campo e registros fotográficos de elementos da Geomorfologia e Hidrogeografia do município.
- O desenvolvimento de atividades em classe e extra classe com professores e alunos da rede, a partir do desenvolvimento de oficinas/ seminários temáticos e trabalhos de campo, com vistas ao reconhecimento da Geomorfologia e Hidrogeografia do município Pelotas/RS.
Espera-se contribuir para o processo de ensino e aprendizagem em escolas da rede pública do município de Pelotas/RS, assim como, contribuir para formação acadêmico-profissional de discentes envolvidos no projeto, mediante experiências práticas com a comunidade escolar.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDREIA MONKS XAVIER | |||
MOISES ORTEMAR REHBEIN | 3 | ||
ROSANGELA LURDES SPIRONELLO | 1 | ||
WILLIAN AZEREDO DA COSTA |