Nome do Projeto
Difusão de conhecimentos em Alimentação e Nutrição para a comunidade.
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
08/09/2021 - 15/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Meio ambiente
Linha de Extensão
Segurança alimentar e nutricional
Resumo
Este projeto de extensão propõe-se a desenvolver ações diversificadas em Alimentação e Nutrição, através dos meios de comunicações sociais, principalmente pela internet, visto a situação pandêmica que nos encontramos. A difusão de saberes ligados ao contexto da Nutrição soma-se ao caráter multidisciplinar das ações extensionistas do Projeto Hortas Urbanas: do diagnóstico a uma proposta para o espaço urbano/ UFPel, do Curso de Geografia/UFPel, cadastrado e em ampla atividade. As atividades específicas da Nutrição visam abordar sobre a importância de consumo de alimentos cultivados em hortas domésticas ou comunitárias, destacando-se o valor nutricional. As atividades educativas se constituem estímulos para escolhas alimentares de produtos frescos, naturais e produzidos localmente. Compreendem ações reconhecidamente promotoras de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

Objetivo Geral

Promover atividades de extensão universitária, voltadas à comunidade, para difusão de saberes em Alimentação e Nutrição sobre a importância de consumo alimentar de produtos da horta, frescos e produzidos de modo sustentável, contribuindo para a saúde e bem-estar humano e ambiental.


Justificativa

A participação de estudantes dos Cursos da Faculdade de Nutrição (cursos de Nutrição e de Gastronomia) é fundamental para compor a equipe multidisciplinar, ora engajada na realização de hortas urbanas junto à comunidade pelotense. A equipe acadêmica e dos membros da comunidade participantes do Projeto Hortas Urbanas visam a produção são alimentos naturais, frescos e saborosos, sem venenos agrícolas, contribuindo acesso de alimentos de baixíssimo custo. A Educação Alimentar e Nutricional (EAN), abordada pela Nutrição, constitui-se um conjunto de atividades que contribuem para a promoção da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). As EAN contribui à economia doméstica, à propagação da importância de escolhas alimentares de produtos ao natural ou minimamente processados. A extensão universitária é um importante elo entre a universidade com o meio social, em estudantes exercem a troca de experiências e conhecimentos com a comunidade.


Metodologia

A realização ocorrerá, enquanto determinado pela UFPel, por atividades pelo modo remoto, passando ao modo presencial mediante autorização insitucional.
1- Público-alvo: Grupos da comunidade que integram do Projeto Hortas Urbanas (UFPel); cidadãos em geral, interessados nas temáticas e que acessam os meios de comunicação eletrônicos; escolares de escolas públicas participantes do projeto.
2- Métodos: a) Em decorrência da pandemia por Covid-19, as atividades extensionistas ocorrerão por meio eletrônico, seja por E-mail ou em páginas eletrônicas nas redes sociais criadas aos fins deste projeto;
b) promoção de encontros síncronos entre extensionistas e participantes da comunidade, possibilitando o diálogo direto;
c) elaboração de folderes e cartilhas eletrônicas, difundidos nas redes sociais, e também, possíveis de serem remetidos por E-mail aos participantes da comunidade inscritos.
OBS: Enquanto perdurarem as restrições para atividades presenciais, o formato eletrônico permanecerá sendo o meio de comunicação.

Indicadores, Metas e Resultados

1- Os resultados desejados serão observados mediante:

- inscrições e participações ativas de indivíduos da comunidade (sociedade e escolas), nos encontros síncronos;
- manifestações espontâneas dos participantes da comunidade a cerca dos materiais informativos ilustrados disponibilizados nas redes sociais eletrônicas;
- realização de enquete de satisfação;
- pesquisa sobre assuntos de interesse da comunidade
2- A meta é de que se alcancem as comunidades atendidas pelo projeto Hortas Urbanas e a todos aqueles interessados nos assuntos, visto que as redes sociais eletrônicas podem ser de alcance universal.


Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE SANTOS DE ALMEIDA PAZ DIAS
ANA CLARA DOS ANJOS ALVARENGA
ANNA BAUMANN BRAGA
BETIELE BADIA
CHIRLE DE OLIVEIRA RAPHAELLI
CLARA PIEPER DA ROZA
DEBORA NASCENTE SCHULLER
FABÍOLA DA SILVA RODRIGUES
JONATHAN LUIZ CHAVES DORNELES
KAROLINE PORCIUNCULA DA SILVA
LAURA VARGAS HOFFMANN
MANUELA GUIMARAES AMATO
MARIANA LEAL DE CASTRO
MELICE GOMES DE FREITAS CANEZ
ROBERTA SALDIVIA COSTA
SONIA TERESINHA DE NEGRI3
THALIA DE CARVALHO OLIVEIRA
VITORIA LUDTKE WIEGAND
ÂNDRIA MATHIAS PEREIRA

Página gerada em 29/03/2024 10:21:38 (consulta levou 0.135396s)