Nome do Projeto
Encontros sobre o Poder Escolar: formação continuada de profissionais da educação básica
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
09/01/2017 - 29/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O projeto tem como propósito promover ações de formação continuada que contribuam para a qualificação do trabalho docente e cooperem na construção de projetos político-pedagógicos autônomos e democráticos. Foi iniciado no ano de 2001 em parceria com seis instituições, as quais possuem representantes na comissão organizadora das ações do projeto. São elas: Universidade Católica de Pelotas; Conselho Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Educação de Pelotas; 5ª Coordenadoria Regional de Educação; IFSul-Rio-Grandense e 24º núcleo do CPERS-Sindicato. Desenvolve-se através de ações com toda a comunidade escolar, conforme demandas identificadas. A culminância é um evento bianual chamado Encontros sobre o Poder Escolar, com a presença de, em média, 1500 docentes. Nele os professores e professoras, através das mesas de apresentação de experiências, tornam-se protagonistas da sua formação e, também, participam de conferências, painéis e atividades culturais. A proposta fundamenta-se em quatro pressupostos: os docentes, na sua prática pedagógica, produzem saberes; os professores aprendem na troca de experiências, no encontro, no trabalho conjunto e colaborativo; o exercício da reflexão crítica sobre a prática é uma exigência da relação entre a teoria e a prática na qual evita-se tanto o ativismo quanto o discurso descolado da realidade objetiva; e o entendimento de que as mudanças desejadas na educação escolar dependem da construção coletiva, democrática e autônoma de seus projetos. Ao longo de mais de uma década, já faz parte da cultura de formação das escolas da rede pública de Pelotas e região. Envolve alunos da graduação como bolsistas e monitores. O projeto faz uma articulação com as escolas de educação básica da rede pública, possibilitando aos alunos do Curso de Pedagogia referentes de articulação entre a teoria e prática escolar. O projeto tem, pelo seu tempo de duração e importância, um acervo depositado no Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEDOC) da UFPel. São anais dos eventos, fichas de avaliação dos participantes, vídeos e áudios de conferências e atas de reuniões.
Objetivo Geral
Valorizar os profissionais do ensino; contribuir para a sua formação e, consequentemente, para a qualificação do trabalho docente; assim como, cooperar para que a escola, no exercício de sua autonomia, possa construir um Projeto Pedagógico de acordo com as necessidades da sua comunidade a fim de atingir o foco principal: a qualificação da educação escolar.
Justificativa
A relevância desse evento no contexto educacional da região, como espaço e tempo potencial de formação permanente, está no seu formato e na sua permanência. Participar de suas edições faz parte da rotina de formação de muitos profissionais da educação: 64% dos inscritos em 2010 já haviam participado de encontros anteriores, 5,5% participaram de todos os encontros e 30,5% participaram pela primeira vez.
Para muitos profissionais da educação participar dos Encontros sobre o Poder Escolar é uma atitude incorporada à rotina de formação, seja assistindo ou apresentando e debatendo experiências de sala de aula. Muitos professores já relataram e discutiram suas experiências em mais de quatro encontros. As avaliações de ambas as categorias de participantes – assistentes e apresentadores de experiências – permitem afirmar que, nesses encontros, os docentes desenvolvem um processo de reflexão sobre a própria prática, resultando em aprendizagens e novas práticas.
Para muitos profissionais da educação participar dos Encontros sobre o Poder Escolar é uma atitude incorporada à rotina de formação, seja assistindo ou apresentando e debatendo experiências de sala de aula. Muitos professores já relataram e discutiram suas experiências em mais de quatro encontros. As avaliações de ambas as categorias de participantes – assistentes e apresentadores de experiências – permitem afirmar que, nesses encontros, os docentes desenvolvem um processo de reflexão sobre a própria prática, resultando em aprendizagens e novas práticas.
Metodologia
Desenvolve-se através de ações com toda a comunidade escolar: professores, alunos, pais e equipes diretivas, na escola e em encontros regionais de cada segmento. A culminância é um evento bianual chamado Encontros sobre o Poder Escolar no qual os resultados são discutidos com a presença de 1500 participantes, em média. Nesse evento os profissionais da educação, através das Mesas de Apresentação de Experiências, tornam-se protagonistas da sua formação e, também, participam de conferências, painéis e atividades culturais. Assim, os Encontros sobre o Poder Escolar se caracterizam por reunir os saberes acadêmicos em conferências e painéis, nos quais participam professores pesquisadores de reconhecida relevância de diversas universidades do Brasil e de outros países, e os saberes da prática com a apresentação de experiências e projetos de professores e de gestores de escolas.Na dinâmica do evento os docentes das escolas de educação básica inscrevem seus trabalhos fundamentados em práticas pedagógicas realizadas e refletidas. Não são aceitos trabalhos originados e desenvolvidos em pesquisas acadêmicas sobre a escola e a sala de aula, mas aqueles com a escola e a sala de aula. Esta orientação tem uma dimensão política, a de garantir espaços de socialização e de valorização das ações refletidas e dos saberes produzidos nos contextos escolares, frutos de uma práxis pedagógica. Professores universitários são convidados a dialogarem com essas experiências e não sobre elas, na perspectiva de se apreciarem e qualificarem mutuamente.
Indicadores, Metas e Resultados
As fichas de avaliação dos participantes dos eventos anteriores mostram que entre os principais objetivos das pessoas para participarem dos encontros estão: pensar sobre a própria prática e buscar outras formas de atuar no espaço da sala de aula. Com menor ênfase, declaram também buscar elementos para as avaliações nos planos de carreiras e para o curriculum vitae, numa resposta aos desafios meritocráticos contemporâneos. Afirmam, ainda, buscar nos encontros: rever colegas, aprender, atualizar-se, adquirir e ampliar conhecimento, buscar ideias novas, trocar informações e experiências com os participantes e os palestrantes, atualizar o conhecimento geral e enriquecimento cultural, compreender as reflexões atuais sobre educação e discutir sobre questões que dizem respeito à educação brasileira. De acordo com a natureza da proposta do Encontro, a forma mais concreta de valorização dos profissionais da educação são as Mesas de Apresentação de Experiências, onde os saberes produzidos nas escolas e salas de aula são apresentados e discutidos. Por esta razão investimos no avanço e na ampliação desta forma de participação, nas quais escolas e profissionais da educação, no exercício da sua autonomia e de seu poder, socializam e avaliam suas experiências e práticas.
Investir na formação continuada de professores a partir da socialização e discussão coletiva de suas próprias práticas evoca a questão dos saberes como um dos aspectos considerados nos estudos sobre a identidade da profissão do professor. Leva em conta que essa identidade é constituída considerando os significados sociais e culturais da profissão e de suas práticas, bem como os sentidos das teorias confrontadas com as necessidades da realidade.
Investir na formação continuada de professores a partir da socialização e discussão coletiva de suas próprias práticas evoca a questão dos saberes como um dos aspectos considerados nos estudos sobre a identidade da profissão do professor. Leva em conta que essa identidade é constituída considerando os significados sociais e culturais da profissão e de suas práticas, bem como os sentidos das teorias confrontadas com as necessidades da realidade.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
DIRLEI DE AZAMBUJA PEREIRA | 49 | ||
FABIANE WEBER DA SILVA | |||
LIGIA CARDOSO CARLOS | 11 | ||
LUCIA MARIA VAZ PERES | 2 | ||
MARISTELA BERGMANN | |||
RAMON DE OLIVEIRA GRANADO |
Recursos Arrecadados
Fonte | Valor | Administrador |
---|---|---|
Inscrições no Evento | R$ 45.500,00 | Fundação Delfim Mendes da Silveira |
Plano de Aplicação de Despesas
Descrição | Valor |
---|---|
Encargos s/ serviços (20% INSS s/ RPA) | R$ 1.200,00 |
Outros encargos | R$ 4.290,00 |
Hospedagem e alimentação | R$ 600,00 |
Despesa administrativa da fundação de apoio | R$ 4.155,93 |
Outros serviços | R$ 16.465,00 |
Passagens e despesas com locomoção | R$ 11.135,74 |
Material de manutenção de máquinas e equipamentos | R$ 400,00 |
Obras e instalações | R$ 5.543,33 |
Equipamentos e material permanente (móveis, máquinas, livros, aparelhos etc.) | R$ 1.710,00 |