Nome do Projeto
Circuito Cultural: Comunidade Surda em Debate
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
08/04/2021 - 23/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Temas específicos / Desenvolvimento humano
Resumo
Associação de surdos de Pelotas - ASP, foi fundada no ano de 1999 e hoje tem sua sede localizada junto a escola Especial Professor Alfredo Dub. Seu principal objetivo é promover e estimular movimentos relacionados à Comunidade Surda local, a divulgação da sua cultura,  identidade e proporcionando espaços de encontros e fortalecimento do uso da Libras.  Além disso, ela ainda oferece espaço para a realização de diversas atividades, tais como oficinas, cursos, eventos tanto para a comunidade surda, quanto para a comunidade ouvinte usuárias ou não da Libras, estimulando desta forma o uso da língua.

Objetivo Geral

Este projeto tem como principal objetivo a elaboração de circuitos de atividades relacionadas à cultura surda.

Justificativa

A ASP desde a sua fundação vem ofertando à comunidade local eventos, cursos, oficinas e atividades relacionadas à Comunidade Surda. Entretanto, devido a pandemia em que nos encontramos desde 2020, essas atividades necessitaram serem interrompidas presencialmente, mas como estratégia adotada ao novo panorama, pensou-se em elaborar atividades virtuais, dando seguimento ao fortalecimento à Associação. 
Isso ainda justifica-se pelo fato de necessitarmos dar seguimentos às atividades já realizadas anteriormente, visto que elas são de extrema importância para a permanência do contato da língua, dos temas relacionados à cultura entre ambos os sujeitos, surdos e ouvintes.

Metodologia

Este projeto tem como proposta realizar atividades quinzenais e/ou mensais de forma virtual, abordando temas relacionados ao tema principal, ou seja, à Comunidade Surda nos quais estão atrelados a cultura surda, às mulheres surdas, às crianças surdas, os idosos surdos, entre outros temas de extrema relevância para a associação local.

Todos os encontros serão realizados em língua de sinais, estimulando assim as pessoas surdas a participarem das atividades propostas de forma a acolhê-las em sua própria língua. 

Esse projeto também é um convite a todas pessoas conhecerem a comunidade surda bem como suas particularidades como: língua de sinais, identidade surda, cultura surda .

A forma de divulgação deste projeto dar-se-á através das redes sociais vinculadas a ASP, tais como Instagram e FaceBook, com fins de propagação dos assuntos relacionados a esta comunidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Esperamos que as pessoas dêem continuidade e permanência nas atividades propostas pelo projeto, assim como a ampliação do conhecimento destes sujeitos no qual fazem e/ou farão parte do grupo. Além disso, oportuniza a estas pessoas a participação na comunidade surda a fim estabelecimento de vínculo entre esses sujeitos, tendo um maior alcance possível de pessoas através das divulgações ofertadas nas redes sociais da ASP.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE DE CASTRO E KASTER
FABIANO SOUTO ROSA4
FRANCIELLE CANTARELLI MARTINS4
IVANA GOMES DA SILVA4

Página gerada em 19/04/2024 07:53:23 (consulta levou 0.151454s)