Nome do Projeto
Confecção de livro sobre a história da Fazenda Modelo da Palma
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/04/2021 - 14/04/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
A motivação para a confecção este livro é fornecer informações sobre as origens até os anos 1970, da então intitulada Fazenda Modelo da Palma, através de relatos diretos de pessoas que lá viveram e trabalharam. Desta forma, manter a memória sobre aquela importante propriedade para as Ciências Agrárias da UFPel. Também, ilustrar como foram concebidas as construções, que atividades eram conduzidas, quem eram as pessoas que trabalharam e dirigiram o local, com fatos, datas, fotografias, relatos.

Objetivo Geral

Publicar um livro, com ISBN, para proporcionar ao público em geral e em especial da UFPel a história das origens da Fazenda Modelo da Palma até os anos 1970.

Justificativa

A autora, que lá viveu, pretende realizar um relato de suas vivências, bem como de várias outras pessoas que viveram na Fazenda Modelo da Palma, para deixar registrado na memória da UFPel, fatos, relatos, fotos e demais informações, de forma digital e de livre acesso a todos que se interessarem em conhecer a história e o funcionamento daquela que foi uma fazenda modelo, de grande importância para as Ciências Agrárias da UFPel.
Este material poderá servir de referencial para futuras pesquisas e trabalhos, quem sabe, na tentativa de revitalizar a área e torná-la novamente uma Fazenda Modelo, como ainda está na memória daqueles que lá viveram.

Metodologia

Serão consultados diversos materiais que abordam assuntos sobre a Fazenda da Palma, serão realizadas entrevistas, será realizada uma coletânea de fotos e documentos da época até cerca de 1970, para situar o leitor sobre as atividades lá desenvolvidas, as tarefas, as vivências de quem lá residia.
O material a ser desenvolvido será apresentado de forma sequencial, com mapas modificados, plantas baixas ilustrativas dos locais, relatos e histórias pitorescas, caracterização geral da Fazenda, somente possível de realizar por aqueles que lá viveram.
O material será organizado e será disponibilizado em formato digital para servir de subsídio e memória sobre a antiga Fazenda Modelo da Palma.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao publicar este livro, a comunidade em geral e da UFPel, em especial, terá à sua disposição material com detalhamento sobre a Fazenda Modelo da Palma, para conhecer e apoiar estudos sobre este local.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANILO DOS SANTOS LEITE
MARIA LAURA GOMES SILVA DA LUZ2
WESLEY REINOSO

Página gerada em 24/04/2024 06:48:23 (consulta levou 0.127675s)