Nome do Projeto
Confecção de livro de exercícios de Termodinâmica e Transferência de Calor - volume 2
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/04/2021 - 14/04/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
A primeira edição do livro intitulado Termodinâmica e Transferência de Calor - exercícios resolvidos foi lançada em 2010 e atualmente a autora está propondo uma ampliação significativa, incluindo novos exercícios resolvidos, com uma edição mais detalhada, mais elaborada, com comentários, esquemas coloridos, tornando o material de mais fácil entendimento aos acadêmicos de Engenharia Agrícola e Engenharia Industrial Madeireira, a quem este material se destina. Os comentários e melhorias serão incluídos em locais onde a autora evidenciou estas necessidades durante o uso em sala de aula da primeira edição deste material. Uma das razões de a autora ter confeccionado este material é a grande abrangência da disciplina, que não é totalmente contemplada em um único livro disponível no mercado editorial, e também para haver uma homogeneidade quanto à terminologia e simbologia utilizada, para facilitar o entendimento dos assuntos.

Objetivo Geral

Publicar um livro, com ISBN, para proporcionar aos acadêmicos matriculados na disciplina Termodinâmica e Transferência de Calor um material de apoio aos estudos e à resolução das listas de exercícios propostas, de forma que o aluno possa resolver suas dúvidas sobre a solução dos problemas.

Justificativa

A autora publicou pela Editora e Gráfica da UFPel o livro texto, com referencial teórico, sobre Termodinâmica e Transferência de Calor, em 2003 e uma segunda edição em 2008. Em 2010, lançou o volume de exercícios resolvidos na tentativa de auxiliar os alunos na solução dos problemas propostas nas aulas de exercícios. Durante o uso deste material didático, que, inclusive, está disponível na biblioteca da UFPel, pelas perguntas e dúvidas dos alunos ficou evidente que era necessário um maior detalhamento durante as soluções dos problemas e uma maior quantidade de exemplos, o que agora está-se propondo.
A autora também pretende incluir exercícios resolvidos de matemática básica e de termologia, por evidenciar também estas dificuldades nos acadêmicos, assim como uma maior quantidade de conversões de unidades.

Metodologia

Serão consultados diversos livros e materiais que abordam os assuntos, serão criados novos exercícios sobre cada uma das quatorze unidades vistas na disciplina de Termodinâmica e Transferência de Calor. Os antigos exercícios serão melhorados e todo o material será digitado em software apropriado para fórmulas e cálculos e apresentará esquemas coloridos sempre que necessário.
O material a ser desenvolvido será apresentado em capítulos (Unidades) relacionados e correspondentes aos da disciplina de Termodinâmica e Transferência e Calor do CEng.
Este material será organizado e será disponibilizado em formato impresso para servir de subsídio aos alunos e profissionais interessados nessa área das Engenharias.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao publicar este livro, os alunos dos Cursos de Engenharia, em especial do CEng, terão à sua disposição material prático, com explicações detalhadas passo a passo, com conversões de unidades, para apoiar seus estudos em soluções de problemas de Termodinâmica e Transferência de Calor.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DIENIFER RADTKE
FERNANDA DE AVILA MIRANDA
ISABELLA BRANDÃO MOREIRA
MARIA LAURA GOMES SILVA DA LUZ2

Página gerada em 24/04/2024 17:11:47 (consulta levou 0.126507s)