Nome do Projeto
Liga Acadêmica de Neuropediatria, Neurologia e Neurocirurgia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/04/2021 - 03/04/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
• A liga acadêmica de neuropediatria, neurologia e neurocirurgia nasce da idealização de compor um aspecto amplo nas ciências neurológicas, buscando uma integração das 3 grandes áreas: Neurologia clínica, neuropediatria e neurocirurgia. Nesse âmbito, buscamos realizar atividades nas áreas de ensino pesquisa e extensão visando o aspecto da aprendizagem como um todo. O embasamento teórico é fundamental para que se possa ter um melhor aproveitamento das atividades práticas, visto que, por estar sempre evoluindo, é necessária constante dedicação e atualização sobre os temas e técnicas da neurologia e neurocirurgia, e este é um dos objetivos desta liga. Com ela, pretendemos despertar o interesse pelas ciências neurológicas, uma área que ao mesmo tempo é tão antiga, e tão recente. Elas nos trazem uma lição de humanidade, de mesmo que sejamos tão capazes, talvez nunca entenderemos completamente, pois “ Se nosso cérebro fosse tão simples a ponto de entendê-lo, seríamos tão tolos que continuaríamos sem entendê-lo ” (Jostein Gaarder). A liga na formação do aluno é mais que uma aprendizagem prática, é mais que associar teoria e prática, é um momento de construção de identidade profissional, de desenvolvimento de estratégias de enfrentamento saudáveis frente aos estressores típicos das profissões do campo da saúde. É o momento de desenvolvimento de competências interpessoais importantes para a vida pessoal e profissional com sérias repercussões para sua qualidade de vida e da população que é alvo de sua escolha profissional. RUDNICKI, Tânia; CARLOTTO, Mary Sandra. Formação de estudante da área da saúde: reflexões sobre a prática de estágio. Rev. SBPH, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 97-110, jun. 2007.

Objetivo Geral

• Esta liga possui como objetivos gerais instigar e orientar os alunos a buscar conhecimento nas áreas de neurologia, neurologia pediátrica e neurocirurgia, via aulas teóricas, discussões de caso, atividades orientadas e participação em ambulatórias e cirurgias quando possível

Justificativa

• Atender a demanda de alunos e professores em aprofundar assuntos teóricos e práticos no âmbito das ciências neurológicas nos seus diversos vieses e níveis de cuidado

Metodologia

• Inicialmente ocorrerão aulas teóricas online ministradas pelos professores explicando as particularidades de um bloco cirúrgico preparado para neurocirurgia, passando para especificidades da profissão e os assuntos mais vistos na prática clínica diária em neurologia clínica e neuropediatria
• Posteriormente, iniciarão os acompanhamentos práticos quando os protocolos sanitários permitirem, nos ambulatórios de neuropediatria e neurologia clínica e no bloco cirúrgico.
• Discussões de casos clínicos, seminários e apresentação de artigos científicos também ocorrerão via remota.

Indicadores, Metas e Resultados

• Além da frequência mínima de 70% nas atividades teóricas e 100% nas atividades práticas de ambulatórios e bloco serão avaliadas as apresentações de seminário, casos clínicos, discussão de artigos e ficha do bloco explicando pelo menos 1 procedimento acompanhado (pré-operatório, peri-operatório e pós-operatório, quando aplicáveis).
• Espera-se que ao final do projeto o aluno seja capaz de:
o Reconhecer os diversos instrumentos e preparos básicos de uma neurocirurgia, além de ter uma noção básica das principais patologias e procedimentos desta especialidade. Assim, ao concluir o estágio o aluno tenha uma base teórico prática suficiente para tomar boas decisões em sua prática diária
o Ter noções básicas de atendimento ambulatorial em neuropediatria, realizar adequada anamnese e exame neurológico da criança e ter conhecimento teórico do desenvolvimento infantil e das principais patologias neurológicas da faixa etária pediátrica
o Aprender as bases fundamentais da neurologia clínica em âmbito do atendimento, anamnese, exame físico e exames complementares para elaboração e discussão de possíveis diagnósticos, condutas e tratamentos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADOLFO CARLOS BONOW
ARTHUR MILECH
BIANCA LAMAS GERVINI
BRUNO SCHWANZ WUNSCH
CAIQUE SOVERAL FULCO DE SANTANA
DIEGO FERREIRA GONZALEZ
DOUGLAS VERGARA MALKOUN
ENZO MANHAES DE CARVALHO REIS SILVA
FELIPE BARBOSA BUTZE
GABRIELA COSTA FERREIRA
GIOVANNI MACEDO ALVES PEREIRA
GUILHERME HORSCHUTZ STELLA REIS
GUSTAVO FORNACHARI
ISABEL DO CARMO GUGLIELMELLI
ISABELA OLIVEIRA DE MIRANDA
JOAO VITOR DE SOUZA PINTO
JOAQUIM ANTÔNIO DUARTE LOUZADA NETO
JULIANA COSTA MAIA
Jamilla Alves Capanema
Jéssica Regina Giacomelli
KAUANE FERREIRA MARQUES
LARA COELHO SIQUEIRA
LARISSA FERREIRA DA SILVA
LORENA SPANHOL PEREIRA
LUCAS VERONEZ CORRÊA
LUIZA VIEIRA DA SILVA MAGALHAES4
MAURICIO BUTTOW REICHOW
MIGUEL FONSECA SOARES
MONIQUE NOSCETTI MARTINS
NATALIE RINALDO MISHIMA
NATHALIA DE CASTRO GAYER
OTHELLO MOREIRA FABIAO NETO
PEDRO CRESPO GARCIA VARGAS
PEDRO MEDEIROS CORREA
RAFAEL VIEIRA BATISTA
RICARDO AUGUSTO OLIVEIRA MENDES
RICARDO NETTO GOULART
SAMUEL DA SILVA JULIAO
SARA FERREIRA NUNES
TCHANDRA MACHADO DE VARGAS
THAINA LEITE PALUDETO
THALES FILIPE DELMONICO AGUIAR
THIAGO DOS REIS LIMAO
VALENTINA MATA DA ROCHA
Vivian Liz de Medeiros Vieira
YGOR COLTZ DE ALBUQUERQUE

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