Nome do Projeto
Liga Acadêmica de Neuropediatria, Neurologia e Neurocirurgia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/04/2021 - 03/04/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
• A liga acadêmica de neuropediatria, neurologia e neurocirurgia nasce da idealização de compor um aspecto amplo nas ciências neurológicas, buscando uma integração das 3 grandes áreas: Neurologia clínica, neuropediatria e neurocirurgia. Nesse âmbito, buscamos realizar atividades nas áreas de ensino pesquisa e extensão visando o aspecto da aprendizagem como um todo. O embasamento teórico é fundamental para que se possa ter um melhor aproveitamento das atividades práticas, visto que, por estar sempre evoluindo, é necessária constante dedicação e atualização sobre os temas e técnicas da neurologia e neurocirurgia, e este é um dos objetivos desta liga. Com ela, pretendemos despertar o interesse pelas ciências neurológicas, uma área que ao mesmo tempo é tão antiga, e tão recente. Elas nos trazem uma lição de humanidade, de mesmo que sejamos tão capazes, talvez nunca entenderemos completamente, pois “ Se nosso cérebro fosse tão simples a ponto de entendê-lo, seríamos tão tolos que continuaríamos sem entendê-lo ” (Jostein Gaarder). A liga na formação do aluno é mais que uma aprendizagem prática, é mais que associar teoria e prática, é um momento de construção de identidade profissional, de desenvolvimento de estratégias de enfrentamento saudáveis frente aos estressores típicos das profissões do campo da saúde. É o momento de desenvolvimento de competências interpessoais importantes para a vida pessoal e profissional com sérias repercussões para sua qualidade de vida e da população que é alvo de sua escolha profissional.
RUDNICKI, Tânia; CARLOTTO, Mary Sandra. Formação de estudante da área da saúde: reflexões sobre a prática de estágio. Rev. SBPH, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 97-110, jun. 2007.
Objetivo Geral
• Esta liga possui como objetivos gerais instigar e orientar os alunos a buscar conhecimento nas áreas de neurologia, neurologia pediátrica e neurocirurgia, via aulas teóricas, discussões de caso, atividades orientadas e participação em ambulatórias e cirurgias quando possível
Justificativa
• Atender a demanda de alunos e professores em aprofundar assuntos teóricos e práticos no âmbito das ciências neurológicas nos seus diversos vieses e níveis de cuidado
Metodologia
• Inicialmente ocorrerão aulas teóricas online ministradas pelos professores explicando as particularidades de um bloco cirúrgico preparado para neurocirurgia, passando para especificidades da profissão e os assuntos mais vistos na prática clínica diária em neurologia clínica e neuropediatria
• Posteriormente, iniciarão os acompanhamentos práticos quando os protocolos sanitários permitirem, nos ambulatórios de neuropediatria e neurologia clínica e no bloco cirúrgico.
• Discussões de casos clínicos, seminários e apresentação de artigos científicos também ocorrerão via remota.
• Posteriormente, iniciarão os acompanhamentos práticos quando os protocolos sanitários permitirem, nos ambulatórios de neuropediatria e neurologia clínica e no bloco cirúrgico.
• Discussões de casos clínicos, seminários e apresentação de artigos científicos também ocorrerão via remota.
Indicadores, Metas e Resultados
• Além da frequência mínima de 70% nas atividades teóricas e 100% nas atividades práticas de ambulatórios e bloco serão avaliadas as apresentações de seminário, casos clínicos, discussão de artigos e ficha do bloco explicando pelo menos 1 procedimento acompanhado (pré-operatório, peri-operatório e pós-operatório, quando aplicáveis).
• Espera-se que ao final do projeto o aluno seja capaz de:
o Reconhecer os diversos instrumentos e preparos básicos de uma neurocirurgia, além de ter uma noção básica das principais patologias e procedimentos desta especialidade. Assim, ao concluir o estágio o aluno tenha uma base teórico prática suficiente para tomar boas decisões em sua prática diária
o Ter noções básicas de atendimento ambulatorial em neuropediatria, realizar adequada anamnese e exame neurológico da criança e ter conhecimento teórico do desenvolvimento infantil e das principais patologias neurológicas da faixa etária pediátrica
o Aprender as bases fundamentais da neurologia clínica em âmbito do atendimento, anamnese, exame físico e exames complementares para elaboração e discussão de possíveis diagnósticos, condutas e tratamentos.
• Espera-se que ao final do projeto o aluno seja capaz de:
o Reconhecer os diversos instrumentos e preparos básicos de uma neurocirurgia, além de ter uma noção básica das principais patologias e procedimentos desta especialidade. Assim, ao concluir o estágio o aluno tenha uma base teórico prática suficiente para tomar boas decisões em sua prática diária
o Ter noções básicas de atendimento ambulatorial em neuropediatria, realizar adequada anamnese e exame neurológico da criança e ter conhecimento teórico do desenvolvimento infantil e das principais patologias neurológicas da faixa etária pediátrica
o Aprender as bases fundamentais da neurologia clínica em âmbito do atendimento, anamnese, exame físico e exames complementares para elaboração e discussão de possíveis diagnósticos, condutas e tratamentos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADOLFO CARLOS BONOW | |||
ARTHUR MILECH | |||
BIANCA LAMAS GERVINI | |||
BRUNO SCHWANZ WUNSCH | |||
CAIQUE SOVERAL FULCO DE SANTANA | |||
DIEGO FERREIRA GONZALEZ | |||
DOUGLAS VERGARA MALKOUN | |||
ENZO MANHAES DE CARVALHO REIS SILVA | |||
FELIPE BARBOSA BUTZE | |||
GABRIELA COSTA FERREIRA | |||
GIOVANNI MACEDO ALVES PEREIRA | |||
GUILHERME HORSCHUTZ STELLA REIS | |||
GUSTAVO FORNACHARI | |||
ISABEL DO CARMO GUGLIELMELLI | |||
ISABELA OLIVEIRA DE MIRANDA | |||
JOAO VITOR DE SOUZA PINTO | |||
JOAQUIM ANTÔNIO DUARTE LOUZADA NETO | |||
JULIANA COSTA MAIA | |||
Jamilla Alves Capanema | |||
Jéssica Regina Giacomelli | |||
KAUANE FERREIRA MARQUES | |||
LARA COELHO SIQUEIRA | |||
LARISSA FERREIRA DA SILVA | |||
LORENA SPANHOL PEREIRA | |||
LUCAS VERONEZ CORRÊA | |||
LUIZA VIEIRA DA SILVA MAGALHAES | 4 | ||
MAURICIO BUTTOW REICHOW | |||
MIGUEL FONSECA SOARES | |||
MONIQUE NOSCETTI MARTINS | |||
NATALIE RINALDO MISHIMA | |||
NATHALIA DE CASTRO GAYER | |||
OTHELLO MOREIRA FABIAO NETO | |||
PEDRO CRESPO GARCIA VARGAS | |||
PEDRO MEDEIROS CORREA | |||
RAFAEL VIEIRA BATISTA | |||
RICARDO AUGUSTO OLIVEIRA MENDES | |||
RICARDO NETTO GOULART | |||
SAMUEL DA SILVA JULIAO | |||
SARA FERREIRA NUNES | |||
TCHANDRA MACHADO DE VARGAS | |||
THAINA LEITE PALUDETO | |||
THALES FILIPE DELMONICO AGUIAR | |||
THIAGO DOS REIS LIMAO | |||
VALENTINA MATA DA ROCHA | |||
Vivian Liz de Medeiros Vieira | |||
YGOR COLTZ DE ALBUQUERQUE |