Nome do Projeto
Liga Acadêmica de Neuropediatria, Neurologia e Neurocirurgia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/04/2021 - 03/04/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
• A liga acadêmica de neuropediatria, neurologia e neurocirurgia nasce da idealização de compor um aspecto amplo nas ciências neurológicas, buscando uma integração das 3 grandes áreas: Neurologia clínica, neuropediatria e neurocirurgia. Nesse âmbito, buscamos realizar atividades nas áreas de ensino pesquisa e extensão visando o aspecto da aprendizagem como um todo. O embasamento teórico é fundamental para que se possa ter um melhor aproveitamento das atividades práticas, visto que, por estar sempre evoluindo, é necessária constante dedicação e atualização sobre os temas e técnicas da neurologia e neurocirurgia, e este é um dos objetivos desta liga. Com ela, pretendemos despertar o interesse pelas ciências neurológicas, uma área que ao mesmo tempo é tão antiga, e tão recente. Elas nos trazem uma lição de humanidade, de mesmo que sejamos tão capazes, talvez nunca entenderemos completamente, pois “ Se nosso cérebro fosse tão simples a ponto de entendê-lo, seríamos tão tolos que continuaríamos sem entendê-lo ” (Jostein Gaarder). A liga na formação do aluno é mais que uma aprendizagem prática, é mais que associar teoria e prática, é um momento de construção de identidade profissional, de desenvolvimento de estratégias de enfrentamento saudáveis frente aos estressores típicos das profissões do campo da saúde. É o momento de desenvolvimento de competências interpessoais importantes para a vida pessoal e profissional com sérias repercussões para sua qualidade de vida e da população que é alvo de sua escolha profissional.
RUDNICKI, Tânia; CARLOTTO, Mary Sandra. Formação de estudante da área da saúde: reflexões sobre a prática de estágio. Rev. SBPH, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 97-110, jun. 2007.
Objetivo Geral
• Esta liga possui como objetivos gerais instigar e orientar os alunos a buscar conhecimento nas áreas de neurologia, neurologia pediátrica e neurocirurgia, via aulas teóricas, discussões de caso, atividades orientadas e participação em ambulatórias e cirurgias quando possível
Justificativa
• Atender a demanda de alunos e professores em aprofundar assuntos teóricos e práticos no âmbito das ciências neurológicas nos seus diversos vieses e níveis de cuidado
Metodologia
• Inicialmente ocorrerão aulas teóricas online ministradas pelos professores explicando as particularidades de um bloco cirúrgico preparado para neurocirurgia, passando para especificidades da profissão e os assuntos mais vistos na prática clínica diária em neurologia clínica e neuropediatria
• Posteriormente, iniciarão os acompanhamentos práticos quando os protocolos sanitários permitirem, nos ambulatórios de neuropediatria e neurologia clínica e no bloco cirúrgico.
• Discussões de casos clínicos, seminários e apresentação de artigos científicos também ocorrerão via remota.
• Posteriormente, iniciarão os acompanhamentos práticos quando os protocolos sanitários permitirem, nos ambulatórios de neuropediatria e neurologia clínica e no bloco cirúrgico.
• Discussões de casos clínicos, seminários e apresentação de artigos científicos também ocorrerão via remota.
Indicadores, Metas e Resultados
• Além da frequência mínima de 70% nas atividades teóricas e 100% nas atividades práticas de ambulatórios e bloco serão avaliadas as apresentações de seminário, casos clínicos, discussão de artigos e ficha do bloco explicando pelo menos 1 procedimento acompanhado (pré-operatório, peri-operatório e pós-operatório, quando aplicáveis).
• Espera-se que ao final do projeto o aluno seja capaz de:
o Reconhecer os diversos instrumentos e preparos básicos de uma neurocirurgia, além de ter uma noção básica das principais patologias e procedimentos desta especialidade. Assim, ao concluir o estágio o aluno tenha uma base teórico prática suficiente para tomar boas decisões em sua prática diária
o Ter noções básicas de atendimento ambulatorial em neuropediatria, realizar adequada anamnese e exame neurológico da criança e ter conhecimento teórico do desenvolvimento infantil e das principais patologias neurológicas da faixa etária pediátrica
o Aprender as bases fundamentais da neurologia clínica em âmbito do atendimento, anamnese, exame físico e exames complementares para elaboração e discussão de possíveis diagnósticos, condutas e tratamentos.
• Espera-se que ao final do projeto o aluno seja capaz de:
o Reconhecer os diversos instrumentos e preparos básicos de uma neurocirurgia, além de ter uma noção básica das principais patologias e procedimentos desta especialidade. Assim, ao concluir o estágio o aluno tenha uma base teórico prática suficiente para tomar boas decisões em sua prática diária
o Ter noções básicas de atendimento ambulatorial em neuropediatria, realizar adequada anamnese e exame neurológico da criança e ter conhecimento teórico do desenvolvimento infantil e das principais patologias neurológicas da faixa etária pediátrica
o Aprender as bases fundamentais da neurologia clínica em âmbito do atendimento, anamnese, exame físico e exames complementares para elaboração e discussão de possíveis diagnósticos, condutas e tratamentos.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ADOLFO CARLOS BONOW | |||
| ARIANE LIVIAN TAVARES | |||
| ARTHUR MILECH | |||
| BEATRIZ STRELOW | |||
| BIANCA LAMAS GERVINI | 4 | ||
| BRUNO SCHWANZ WUNSCH | |||
| CAIQUE SOVERAL FULCO DE SANTANA | |||
| DEBORA RAQUEL CHAVES RIBEIRO | |||
| DIEGO FERREIRA GONZALEZ | |||
| DOUGLAS VERGARA MALKOUN | |||
| EDUARDA CEGLINSKI DA SILVA | |||
| ENZO MANHAES DE CARVALHO REIS SILVA | |||
| FELIPE BARBOSA BUTZE | |||
| GABRIEL LANGHAMMER ENDERLE | |||
| GABRIELA COSTA FERREIRA | |||
| GIOVANNA CARVALHO RODRIGUES FERNANDES | |||
| GIOVANNI MACEDO ALVES PEREIRA | |||
| GUILHERME HORSCHUTZ STELLA REIS | |||
| GUSTAVO FORNACHARI | |||
| ISABEL DO CARMO GUGLIELMELLI | |||
| ISABELA OLIVEIRA DE MIRANDA | |||
| JAMILLA ALVES CAPANEMA | |||
| JOANA VITÓRIA CASSOL | |||
| JOAQUIM ANTÔNIO DUARTE LOUZADA NETO | |||
| JOÃO VITOR DE SOUZA PINTO | |||
| JULIANA COSTA MAIA | 4 | ||
| JÉSSICA REGINA GIACOMELLI | |||
| KAUANE FERREIRA MARQUES | |||
| KAWAN SERPA DA CUNHA | |||
| LARA CARVALHO LEANDRO | |||
| LARA COELHO SIQUEIRA | |||
| LARISSA FERREIRA DA SILVA | |||
| LORENA SPANHOL PEREIRA | |||
| LUCAS VERONEZ CORRÊA | |||
| LUIS PAULO HENRIQUES RODRIGUES DA SILVA | |||
| LUIZA VIEIRA DA SILVA MAGALHAES | 8 | ||
| MARIANA DA SILVA FRANCO | |||
| MARIANA SILVEIRA ALVES | |||
| MAURICIO BUTTOW REICHOW | |||
| MIGUEL FONSECA SOARES | |||
| MONIQUE NOSCETTI MARTINS | |||
| NATALIE RINALDO MISHIMA | |||
| NATHALIA DE CASTRO GAYER | |||
| NAYARA SOARES CAMPOS | |||
| OTHELLO MOREIRA FABIAO NETO | |||
| PEDRO CRESPO GARCIA VARGAS | |||
| PEDRO MEDEIROS CORREA | |||
| RAFAEL VIEIRA BATISTA | |||
| RICARDO AUGUSTO OLIVEIRA MENDES | |||
| RICARDO NETTO GOULART | |||
| SAMIRA MARTINES | |||
| SAMUEL DA SILVA JULIÃO | |||
| SARA FERREIRA NUNES | |||
| TCHANDRA MACHADO DE VARGAS | |||
| THAINÁ LEITE PALUDETO | |||
| THALES FILIPE DELMONICO AGUIAR | |||
| THIAGO DOS REIS LIMAO | |||
| VALENTINA MATA DA ROCHA | |||
| VICTOR DOS SANTOS DA SILVA | |||
| VIVIAN LIZ DE MEDEIROS VIEIRA | |||
| YGOR COLTZ DE ALBUQUERQUE |