Nome do Projeto
Música, Diversidade e Produção do Conhecimento
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
26/04/2021 - 20/05/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Música
Resumo
Situada entre dois regimes de produção do conhecimento, o artístico e o científico, a Música é constituída por um tipo de saber ambivalente. Por um lado, consiste numa linguagem artística cuja matéria-prima é a organização estética do som de um ponto de vista rítmico, melódico, harmônico, instrumental e/ou vocal. Por outro lado, quando enquadrada dentro de uma “logia”, seja ela Musicologia ou Etnomusicologia, a Música passa a galgar o status de ciência, mobilizando, dessa maneira, o conhecimento científico necessário para lidar com a compreensão de seu teor artístico. Sendo assim, este projeto pretende desenvolver ações de divulgação científica (com caráter extensionista) que problematizem as conexões entre conhecimento artístico e conhecimento científico, pautando as possíveis contribuições da Música para a compreensão estética e socioantropológica da diversidade. Entende-se por “diversidade” as múltiplas expressões que evidenciam a diversidade cultural, social, política, racial, sexual, religiosa e de gênero. Neste sentido, algumas perguntas norteadoras dão a tônica do projeto: como o conhecimento musical pode contribuir para a reinvenção do conhecimento científico sobre a diversidade? De que maneiras as epistemologias musicais podem auxiliar na compreensão de contextos culturais, sociais e políticos caracterizados pela diversidade racial, sexual e de gênero? Como o campo da Música pode contribuir para a compreensão de temas contemporâneos que são relevantes para o debate público? Pretende-se desenvolver ações de extensão através das mídias digitais, plataformas e redes sociais disponíveis na atualidade para dar visibilidade a debates que situem a contribuição da Música, como campo científico, para discutir problemas contemporâneos tais como precarização das relações de trabalho, racismo, desigualdade de gênero, opressões de classe, colonialidade dos seres e saberes, violências diversas e ações discriminatórias dirigidas aos grupos LGBTQIA+.

Objetivo Geral

Evidenciar a contribuição da Música, como área da ciência, para debates contemporâneos através de ações de extensão que utilizem mídias e plataformas digitais para compartilhar conhecimento.

Justificativa

Sabe-se que o acesso ao conhecimento científico é, muitas vezes, restrito a pesquisadores/as, docentes e discentes que integram o meio acadêmico. Neste sentido, este projeto tem como intuito a disseminação de conhecimento científico (pertinente à área da Música) para amplo acesso em plataformas digitais e redes sociais. Pretende-se, dessa maneira, contribuir para a expansão dos debates realizados em âmbito universitário, fazendo-os chegar, em linguagem mais acessível, a outros públicos.

Metodologia

O projeto será desenvolvido a partir de reuniões com sua equipe de trabalho a fim de discutir temas relevantes para as ações de extensão. O debate desses temas envolverá um estudo prévio sobre determinado assunto escolhido pela equipe. Feito o estudo, a equipe convidará um/a especialista no assunto, que poderá ser um/a pesquisador/a interno ou externo à UFPEL, para desenvolver uma ação de extensão. Essa ação será inteiramente desenvolvida pela internet, utilizando mídias e recursos digitais, para ser compartilhada em plataformas de áudio e/ou vídeo. Pretendem-se desenvolver ações tais como podcasts, vídeos, composições e interpretações musicais assim como criações artísticas de diversos tipos. A cada semestre serão produzidas novas ações determinadas pela equipe do projeto e, sempre que possível, em consonância com componentes curriculares dos Bacharelados em Música.

Indicadores, Metas e Resultados

Produção semestral de podcasts; vídeos; composições e interpretações musicais; criações artísticas de diversos tipos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ABDUL SHAKIR FERREIRA ALVES GAJARDO VEGA
ALINSON DA SILVA ALANIZ
ANDRÉ LUIZ AMARAL FIDA SOARES
Almires Martins Machado
Anahí Guedes de Mello
Anderson Fabricio Andrade Brasil
BRUNO EVANGELISTA DOS SANTOS
CRISTIANO BRENNER MARIOTTI
Carlos Augusto Bonifácio Leite
DANIELA DA SILVA MOREIRA
DANILO MAROSTEGA SALVADE
DAVID DO AMARAL CRUZ
Eduardo Vetromilla Fuentes
FELIPE FRANÇA DE ANDRADE JUNQUEIRA
FELIPE MERKER CASTELLANI4
GABRIEL RODRIGUES SOARES
GABRIELA VAZ CASTRO
GUSTAVO BELLOTTO ROSA
GUSTAVO FLEURY FINA MUSTAFÉ
ISABEL PORTO NOGUEIRA
IZABELLA CAMILA DOMINGOS SANTOS
JONATAS MITSAEL NESVERA GIORDANO
KAREN VANESSA AGUILAR RENDEROS
LEANDRO ERNESTO MAIA4
LUIS FERNANDO HERING COELHO4
LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG4
Luciana Fernandes Rosa
Luciana Pires de Sá Requião
MARCUS VINÍCIUS NASCIMENTO NEGRÃO
MATHEUS MAGALHÃES AMARAL
MICHELLE FERNANDES QUEIROZ ZECHNER
Matheus Gonçalves França
Nayive Elizabeth Ananías Gómez
OTAVIO AUGUSTO ZANIN DELEVEDOVE6
PAULA ANDREA GARZÓN BOCANEGRA
PEDRO GABRIEL DOS SANTOS ERLER
RAFAEL DA SILVA NOLETO8
RAMIR ELOM SALGADO
Regina Machado
Rodrigo Heringer Costa
Samara Radtke de Pinho
TAÍS IRACEMA MENDONÇA DEWULF
Tânia Mello Neiva
VALMIRO PEREIRA MACHADO JUNIOR
VASCO JEAN LOUIS LAZARE GUESNIER AZEVÊDO
VITOR MEIRELLES DE OLIVEIRA
WERNER EWALD4

Página gerada em 29/03/2024 02:14:29 (consulta levou 0.477451s)