Nome do Projeto
Muito mais do que divulgação científica...
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
14/05/2021 - 14/05/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
Desde o ano de 2020 com o início da pandemia do corona vírus nossa rotina diária sofreu grande alteração. Atividades de convívio social foram restringidas, mudança na forma de trabalho e de atividades de lazer. Nossos hábitos foram alterados por uma rotina nunca experimentada e que em um primeiro momento seria provisória e passou ser permanente. Tais modificações afetaram nosso psicológico gerando em muitos indivíduos alterações no humor e provocando diversas alterações de caráter emocional.
A extensão teve que se reinventar por meio das mídias sociais buscou seu contato com a comunidade interna e externa à Universidade. Foi por esta razão que a execução do presente projeto tornou-se necessária. Para tanto um dos objetivos do projeto é produzir temas para divulgação científica com linguagem acessível e de fácil entendimento para a sociedade. Além disso, desmitificar o cientista, bem como suas pesquisas trazendo o mundo acadêmico mais próximo do dia a dia. Somando-se a isso pretende-se explorar e desmistificar algumas profissões por meio de realização de entrevistas principalmente, em um primeiro momento, com egressos dos cursos de ciências biológicas , os quais se encontram em diferentes campos de atuação. Além disso um dos principais objetivos é enfatizar a importância da extensão na formação acadêmica e/ou profissional, para tanto utilizará como ferramenta depoimento de participantes de projetos de extensão, com intuito de demonstrar a importância da atividade extencionista para sua formação.
Objetivo Geral
Produzir materiais de divulgação científica relacionados as produções de pesquisadores de forma acessível para a comunidade
Explorar as diferentes percepções sobre a importância da extensão para prática profissional
Divulgar diferentes campos de atuação profissional
Explorar as diferentes percepções sobre a importância da extensão para prática profissional
Divulgar diferentes campos de atuação profissional
Justificativa
Atualmente em alguns cursos existe uma grande lacuna entre o que se aprende na academia e a prática profissional. Isso se deve ao fato de que muitas vezes os professores possuem formação acadêmica e se afastam da vivência do mercado. Para tanto se torna importante um projeto no qual, a partir das experiências de nossos egressos possamos construir um perfil diferenciado de profissional. Tal fato está intimamente relacionado com a forma com que a academia produz e divulga suas pesquisas. Desta forma é de grande importância a tradução dessas informações para divulgação sem mitificar possíveis informações errôneas sem caráter científico ou classificados como pseudociência.
A extensão sendo uma parte importante da formação acadêmica é a forma com que o aluno pode vivenciar sua prática e por esta razão é importante a divulgação do impacto da participação em projetos de extensão para a formação profissional.
A extensão sendo uma parte importante da formação acadêmica é a forma com que o aluno pode vivenciar sua prática e por esta razão é importante a divulgação do impacto da participação em projetos de extensão para a formação profissional.
Metodologia
1- Divulgação: Em um primeiro momento serão convidados a participar do projeto acadêmicos da UFPel por meio de divulgação na página institucional e com preenchimento de uma ficha de inscrição.
2- Formação do grupo de trabalho: será agendada uma reunião virtual com os alunos inscritos para explanação do projeto e marcação das reuniões quinzenais de 1h a 1h 30 min , de acordo com a disponibilidade do grupo.
3- Organização do cronograma de postagens e criação de mídia social.
4- Os alunos poderão ser divididos em grupos de acordo com as atribuições sendo: grupo 1 – pesquisa e produção de conteúdo grupo 2- design gráfico, grupo 3 – responsáveis pelas entrevistas dos egressos os quais se encontram no mercado de trabalho para posterior contato.
5- Realização das entrevistas via plataformas digitais.
2- Formação do grupo de trabalho: será agendada uma reunião virtual com os alunos inscritos para explanação do projeto e marcação das reuniões quinzenais de 1h a 1h 30 min , de acordo com a disponibilidade do grupo.
3- Organização do cronograma de postagens e criação de mídia social.
4- Os alunos poderão ser divididos em grupos de acordo com as atribuições sendo: grupo 1 – pesquisa e produção de conteúdo grupo 2- design gráfico, grupo 3 – responsáveis pelas entrevistas dos egressos os quais se encontram no mercado de trabalho para posterior contato.
5- Realização das entrevistas via plataformas digitais.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se atingir um nível elevado de “seguidores” os quais participem de forma ativa das atividades propostas pelo grupo. Além disso, espera-se oportunizar maior conhecimento das possibilidades do mercado atual para o futuro profissional. Os alunos serão estimulados a pensar fora da caixa em um contexto de mercado em transformação intensa, complexo e com ambiguidades.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA LOURENCO DA SILVA | 3 | ||
AMANDA FERREIRA DA SILVA | |||
ANA LUIZA DUARTE PICH | |||
BRUNO SAVIUS SILVEIRA FRANCK | |||
CAROLINA SANT'ANNA ANTONELLI | |||
Eduardo Linhares da Silva | |||
FLAVIA BARTZ NUNES | |||
GIOVANA DUZZO GAMARO | 9 | ||
GIULIA BATISTA DE FREITAS | |||
GIULIA BUENO DE OLIVEIRA DA SILVA | |||
IZABEL CRISTINA CUSTODIO DE SOUZA | 1 | ||
JULIA ARAUJO DA SILVA | |||
JÚLIA HINSCHINCK | |||
KETLIN NOVACK KLUG | |||
KETLIN NOVACK KLUG | |||
LARISSA DA COSTA SERGIO | |||
LAURA MARTINS FROES | |||
LUAN DA ROSA FUNARI | |||
MAIARA VARGAS MACIEL | |||
MAIARA VARGAS MACIEL | |||
MARCIA PLA BLASCO | |||
MARIA EDUARDA EHLERT | |||
NATHALIA STARK PEDRA | 15 | ||
NICOLAS HARTER STIGGER | |||
NICOLE OLIVEIRA RODEGHIERO | |||
PAULA PEDROSO DOMINGUES | |||
PAULA RODRIGUES CARDOSO | |||
RAQUEL SILVEIRA HEIFEL | |||
VITÓRIA PERES TREPTOW |