Nome do Projeto
Muito mais do que divulgação científica...
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
14/05/2021 - 14/05/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
Desde o ano de 2020 com o início da pandemia do corona vírus nossa rotina diária sofreu grande alteração. Atividades de convívio social foram restringidas, mudança na forma de trabalho e de atividades de lazer. Nossos hábitos foram alterados por uma rotina nunca experimentada e que em um primeiro momento seria provisória e passou ser permanente. Tais modificações afetaram nosso psicológico gerando em muitos indivíduos alterações no humor e provocando diversas alterações de caráter emocional. A extensão teve que se reinventar por meio das mídias sociais buscou seu contato com a comunidade interna e externa à Universidade. Foi por esta razão que a execução do presente projeto tornou-se necessária. Para tanto um dos objetivos do projeto é produzir temas para divulgação científica com linguagem acessível e de fácil entendimento para a sociedade. Além disso, desmitificar o cientista, bem como suas pesquisas trazendo o mundo acadêmico mais próximo do dia a dia. Somando-se a isso pretende-se explorar e desmistificar algumas profissões por meio de realização de entrevistas principalmente, em um primeiro momento, com egressos dos cursos de ciências biológicas , os quais se encontram em diferentes campos de atuação. Além disso um dos principais objetivos é enfatizar a importância da extensão na formação acadêmica e/ou profissional, para tanto utilizará como ferramenta depoimento de participantes de projetos de extensão, com intuito de demonstrar a importância da atividade extencionista para sua formação.

Objetivo Geral

Produzir materiais de divulgação científica relacionados as produções de pesquisadores de forma acessível para a comunidade
Explorar as diferentes percepções sobre a importância da extensão para prática profissional
Divulgar diferentes campos de atuação profissional

Justificativa

Atualmente em alguns cursos existe uma grande lacuna entre o que se aprende na academia e a prática profissional. Isso se deve ao fato de que muitas vezes os professores possuem formação acadêmica e se afastam da vivência do mercado. Para tanto se torna importante um projeto no qual, a partir das experiências de nossos egressos possamos construir um perfil diferenciado de profissional. Tal fato está intimamente relacionado com a forma com que a academia produz e divulga suas pesquisas. Desta forma é de grande importância a tradução dessas informações para divulgação sem mitificar possíveis informações errôneas sem caráter científico ou classificados como pseudociência.
A extensão sendo uma parte importante da formação acadêmica é a forma com que o aluno pode vivenciar sua prática e por esta razão é importante a divulgação do impacto da participação em projetos de extensão para a formação profissional.

Metodologia

1- Divulgação: Em um primeiro momento serão convidados a participar do projeto acadêmicos da UFPel por meio de divulgação na página institucional e com preenchimento de uma ficha de inscrição.
2- Formação do grupo de trabalho: será agendada uma reunião virtual com os alunos inscritos para explanação do projeto e marcação das reuniões quinzenais de 1h a 1h 30 min , de acordo com a disponibilidade do grupo.
3- Organização do cronograma de postagens e criação de mídia social.
4- Os alunos poderão ser divididos em grupos de acordo com as atribuições sendo: grupo 1 – pesquisa e produção de conteúdo grupo 2- design gráfico, grupo 3 – responsáveis pelas entrevistas dos egressos os quais se encontram no mercado de trabalho para posterior contato.
5- Realização das entrevistas via plataformas digitais.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se atingir um nível elevado de “seguidores” os quais participem de forma ativa das atividades propostas pelo grupo. Além disso, espera-se oportunizar maior conhecimento das possibilidades do mercado atual para o futuro profissional. Os alunos serão estimulados a pensar fora da caixa em um contexto de mercado em transformação intensa, complexo e com ambiguidades.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA LOURENCO DA SILVA3
AMANDA FERREIRA DA SILVA
ANA LUIZA DUARTE PICH
BRUNO SAVIUS SILVEIRA FRANCK
CAROLINA SANT'ANNA ANTONELLI
Eduardo Linhares da Silva
FLAVIA BARTZ NUNES
GIOVANA DUZZO GAMARO9
GIULIA BATISTA DE FREITAS
GIULIA BUENO DE OLIVEIRA DA SILVA
IZABEL CRISTINA CUSTODIO DE SOUZA1
JULIA ARAUJO DA SILVA
JÚLIA HINSCHINCK
KETLIN NOVACK KLUG
KETLIN NOVACK KLUG
LARISSA DA COSTA SERGIO
LAURA MARTINS FROES
LUAN DA ROSA FUNARI
MAIARA VARGAS MACIEL
MAIARA VARGAS MACIEL
MARCIA PLA BLASCO
MARIA EDUARDA EHLERT
NATHALIA STARK PEDRA15
NICOLAS HARTER STIGGER
NICOLE OLIVEIRA RODEGHIERO
PAULA PEDROSO DOMINGUES
PAULA RODRIGUES CARDOSO
RAQUEL SILVEIRA HEIFEL
VITÓRIA PERES TREPTOW

Página gerada em 23/04/2024 20:48:15 (atualização a cada 5 minutos)