Nome do Projeto
Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
28/03/2021 - 27/03/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Este projeto contempla as três grandes áreas (pesquisa, extensão e ensino) com ênfase na realização de investigações relacionadas com a questão da conservação de bens imóveis de importância cultural. Sob sua égide busca-se avançar na construção de um marco epistemológico que explore as principais vertentes teóricas ligadas à área da Conservação e Restauração de Bens ligados ao patrimônio cultural, além do desenvolvimento de interlocução com outros centros de pesquisa existentes no país e no exterior, incluindo missões internacionais, pesquisas em perspectiva comparada, orientações de teses e dissertações sob orientação compartilhada e publicações em revistas indexadas e de impacto.

Objetivo Geral

O objetivo geral é formar recursos humanos de alto nível na área de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis e fortalecer a produção científica ligada a esta temática no âmbito da pós-graduação da UFPel.

Justificativa

O Brasil só muito recentemente vem despertando o interesse pela área de conservação, restauração e tutela de bens culturais (móveis e imóveis). O desenvolvimento de pesquisas nessa área tem o condão de gerar conhecimento e de qualificar a formação de recursos humanos em nível de graduação e de pós-graduação. Igualmente importante é ampliar as parcerias internacionais que foram construídas pela equipe nos últimos anos, sobretudo com importantes instituições da Espanha (Universidade de Sevilha e Instituto Andaluz do Patrimônio Histórico).

Metodologia

Levantamento de fontes bibliográficas.
Uso de metodologias qualitativas (entrevistas com roteiro semiestruturado).
Registro de dados relativos à área em páginas eletrônicas de instituições nacionais e estrangeiras.

Indicadores, Metas e Resultados

Orientação de alunos de graduação (04) ao longo dos próximos dois anos.
Publicação de três artigos científicos em revistas indexadas e qualificadas.
Publicação de um livro com fins didático-pedagógicos a ser adotado como material de apoio às disciplinas de Conservação e Restauração de Bens Móveis de valor Cultural.
Publicação de dois capítulos de livro ligado à área em questão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FLAVIO SACCO DOS ANJOS1
KAREN VELLEDA CALDAS
KAREN VELLEDA CALDAS1

Página gerada em 25/04/2024 00:40:18 (consulta levou 0.138280s)