Nome do Projeto
Núcleo de Estudos sobre Museus, Ciência e Sociedade (NEMuCS)
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/05/2021 - 01/05/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Trata-se da criação de um Núcleo intercolaborativo capaz de agregar ações de pesquisa, ensino e extensão, ligadas às áreas da divulgação científica em espaços museológicos, atentando aos seus aspectos e implicações socioculturais. Os Projetos desenvolvidos pelo NEMuCS, atendendo, em especial, às demandas do Projeto Político Pedagógico do Curso de Bacharelado em Museologia, e do Regimento do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, abarcarão originalmente áreas de atuação que priorizam as ações relacionadas a demais projetos que tenham vinculação com o Curso de Museologia/UFPel, com o PPPG em Memória Social e Patrimônio Cultural/UFPel, e com instituições e demais organizações parceiras. Prevê, neste sentido, realizar atividades em parceria com pesquisadores, profissionais, instituições e coletivos diversos, vinculados a tais campos de interesse, com intuito de aprofundar e difundir teorias, métodos e práticas apropriadas ao seu desenvolvimento.

Objetivo Geral

Implementar um núcleo de estudos intercolaborativo capaz de agregar ações de pesquisa, ensino eextensão, ligadas às áreas da divulgação científica em espaços museológicos, atentando aos seus aspectos e implicações socioculturais. Para tanto, prevê ainda, realizar atividades em parceria com pesquisadores, profissionais, instituições e coletivos diversos, vinculados a tais campos de interesse, com intuito de aprofundar e difundir teorias, métodos e práticas apropriadas ao seu desenvolvimento.

Justificativa

Diante da importância do aprofundamento e consolidação de temáticas e áreas de atuação, ligadas aos museus a ciência e à divulgação científica, se faz clara a relevância de um projeto no âmbito da Universidade Federal de Pelotas que se concretizará, formalmente, num núcleo intercolaborativo que reunirá esforços no sentido de mapear, compreender com maior profundidade e, propor ações de aprimoramento dos fenômenos que recobrem as relações sociais interfronteiriças entre os fenômenos aqui objetificados. O Núcleo de Estudos sobre Museus, Ciência e Sociedade (NEMuCS), como um ambiente que , além de atender demandas curriculares de um Curso de Bacharelado e outro de Pós Graduação, mais especificamente, promoverá também diversos tipos de estudos e atividades de ensino, pesquisa e extensão, pretende, portanto, viabilizar ainda o intercâmbio e produção de conhecimentos transfronteiriços, através do diálogo entre diversas instituições, pesquisadores e demais profissionais, de múltiplos campos de saber e áreas de atuação.

Metodologia

Consistirá numa série de atividades que podem, por um lado, estar inseridas em projetos de caráter diverso e interinstitucional e, por outro lado, ser propostas de forma autoral e especificamente institucional; dentre as quais se destaca:
• Organização e sistematização de acervo e bibliografia concernentes às temáticas de interesse;
• Viabilização de reuniões e discussões teórico-metodológicas, contando com a participação de diferentes especialistas, estudantes e profissionais das áreas envolvidas, tanto brasileiros quanto estrangeiros;
• Desenvolvimento de projetos de extensão com caráter aplicado de divulgação científica;
• Promoção de seções de vídeos que impulsionem o debate acerca da relação ciência e sociedade;
• Promoção de seminários, ciclos de debates, palestras e demais eventos de ampla abrangência;
• Promoção de vivências integradoras e horizontais com grupos e setores tradicionalmente marginalizados e/ou periféricos às temáticas e atividades científicas;
• Proposição de cursos de educação continuada e de educação à distância, em parceria com professores e estudantes da rede pública de ensino, em diferentes níveis, tendo como tema ciência e sociedade;
• Criação, no sitio do NEMuCS, de base dados de caráter dinâmico e permanentemente alimentada, com materiais e informações sobre ciência, museus e divulgação científica.

Indicadores, Metas e Resultados

Avaliar a situação atual da divulgação científica em instituições museológicas, sobretudo a relação teoria e prática; discurso e execução.

Aprofundar nas teorias de base, de modo a fundamentar uma prática de divulgação mais crítico-reflexiva acerca da relação ciência e sociedade.

Implementar experimentações práticas via projetos de extensão, em parcerias com museus de Pelotas, regiões próximas, Porto Alegre e, outros locais fora do Estado do Rio Grande do Sul.

Produzir trabalhos teóricos a respeito dos temas de interesse, tanto como forma de sistematizar e difundir os conhecimentos produzidos, como também, de apresentar os resultados baseados nas experiências e atividades práticas propostas pelo NEMuCS.

Elaborar e/ou adquirir materiais destinados a atividades de divulgação científica, bem como equipamentos e materiais de diferentes tipos.

Promover eventos de diferentes tipos – exposições, mesas redondas, conferências, dentre outros – com o intuito de debater e desenvolver a prática da divulgação científica peculiar aos museus.

Promover programas de formação e/ou aperfeiçoamento profissional e técnico no domínio da comunicação pública da ciência, privilegiando à inserção de estudantes e demais membros das coletividades locais e ambientes profissionais de interesse.

Elaborar processos e métodos de acompanhamento e avaliação sistemática das práticas de divulgação científica em museus.

Criação de website para disponibilização de materiais e extroversão das atividades desenvolvidas no âmbito do NEMuCS e, também, difusão de ações, eventos e resultados alcançados pela ciência brasileira, tendo em conta suas profundas e simbióticas relações com os múltiplos e diversificados aspectos sociais.

Qualificação do ensino promovido nos Cursos de Graduação em Museologia e Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, através do atendimento a demandas específicas a cada um dos seus respectivos Projetos Pedagógicos.

Produção de meios para se tornar mais clara a compreensão e avaliação de como se estrutura e opera a representação da ciência por meio da divulgação científica peculiar aos museus.

Apontamento mais específico de quais são os critérios considerados quando da seleção e composição dos elementos que subsidiam as linguagens info-comunicacionais das exposições museológicas sobre ciência e tecnologia.

Explicitação de quais sãos as principais implicações e impactos de tais recortes linguísticos na comunicação entre museu e sociedade.

Apresentação de um diagnóstico sobre o sucesso da divulgação científica em museus no que tange ao cumprindo efetivo de seu objetivo assumido de promover um diálogo público e democrático, indo além de uma mera apresentação inócua e superficial sobre a ciência.

Consolidação de um espaço de aprofundamento de discussões, propositor de ações que aprimorem as relações sociais interfronteiriças entre ciência, museu, divulgação científica.

Viabilização de um intercâmbio e produção de conhecimentos transfronteiriços, através do diálogo entre diversas instituições, pesquisadores e demais profissionais, de múltiplos campos de saber e áreas de atuação.

Produção de trabalhos teóricos resultantes das discussões e ações práticas promovidas pelo Núcleo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA GURGEL PONTES
ANDRÉA CUNHA MESSIAS
AUGUSTO DUARTE GARCIA
Alice Tavares da Silva
CAMILA DE MACEDO SOARES SILVEIRA
CAROLINA FOGACA TENOTTI
CRISTIANE LETICIA OPPERMANN THIES
CRISTINA MEDEIROS SCHMALFUSS
CRISTIÉLE SANTOS DE SOUZA
Camilo Cechinel Fontana
DANI MARIN AMPARO RANGEL
DANIEL MAURICIO VIANA DE SOUZA8
DIEGO LEMOS RIBEIRO1
EDUARDA GABRIELA AGRELLO AVILA
GABRIELA GONÇALVES DA ROSA FERREIRA
Guilherme Susin Sirtoli
Jair Jose Gauna Quiroz
MARIA WALESKA SIGA PEIL MARTINS
MATHEUS CRUZ1
MORGANA DA SILVA CAMARGO
NORIS MARA PACHECO MARTINS LEAL1
PEDRO LUIS MACHADO SANCHES1
RENAN MARQUES AZEVEDO DA MATA
ROSANGELA MARIONE SCHULZ1
Rafael Teixeira Chaves
SARAH MAGGITTI SILVA1
TAYSSA JARDIM DE AVILA
THIAGO SEVILHANO PUGLIERI1
VIRGINIA MELLO ALVES1
VITORIA DE OLIVEIRA SOARES

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