Nome do Projeto
Central de Artes: os técnicos artistas e seus territórios de atuação
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
17/05/2021 - 21/05/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Artes integradas
Resumo
A Central de Artes é um espaço que lota servidores técnicos administrativos atuantes em ações de pesquisa, ensino e extensão que tem por finalidade integrar essas atividades ao atendimento de alunos, professores, técnicos e comunidade em geral. De tal modo, nos organizamos no sentido de construir e experimentar nova forma de ambiente organizacional que gere condições efetivas e afetivas para se atuar coletivamente e colaborativamente. A partir de ações situadas em frentes de trabalho unificadas, surge dentro desse contexto novas formas de pensar e agir dentro de um centro tão diversificado. Estamos falando aqui de uma unidade plural que abriga cursos de diferentes linguagens artísticas e saberes que se entrecruzam. Nesse sentido, o grupo de técnicos buscou a criação de um projeto unificado que favoreça encontros, convergências de interesses, construção de vínculos, sentidos de pertencimentos e formas de socialização das ações protagonizadas pelos técnicos.
Assim, pretendemos fortalecer a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social, essa interação será possibilitada através das ações propostas pelo projeto. E ainda, ao mesmo tempo, a inserção dos discentes irá oportunizar aos mesmos uma formação cidadã na prática da execução das ações numa proposta de projeto que valoriza a integração com várias áreas simultâneas do saber. Portanto, será possível pensar numa dimensão coletiva em que as especificidades se potencializam a partir das trocas, das partilhas, dos diálogos e dos cruzamentos gerados. Assim, poderemos aproveitar as características e as potencialidades de uma Unidade como a do Centro de Artes, a qual abrange uma diversidade de cursos e criar territórios/tempos construídos por práticas que articulam ensino/extensão/pesquisa, ancoradas em processo pedagógico interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico.
Objetivo Geral
Promover, ampliar, qualificar e capacitar a atuação articulada e colaborativa entre os Técnicos Administrativos em Educação conjuntamente a discentes e a docentes do Centro de Artes na criação de territórios/tempos construídos de modo dialógico com as comunidades a partir de práticas que articulam ensino/extensão/pesquisa. E ainda, potencializando uma dimensão formativa, ao criar espaços de aprendizados teóricos-práticos aos acadêmicos, principalmente com vivências enquanto agente de atividades extensionistas, com vistas ao desenvolvimento de práticas que se estabelecem no contato direto com a realidade.