Nome do Projeto
Histórias da FAUrb
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/04/2021 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Gestão institucional
Resumo
O projeto integrado denominado Histórias da FAUrb pretende resgatar, registrar e divulgar fatos e lembranças da comunidade vinculada a essa escola, colaborando para um sentido de pertencimento, de visão crítica e de busca de aperfeiçoamento. A ideia é de iniciar com vídeos curtos contendo depoimentos e sua divulgação em site próprio, estimulando interações mediante redes sociais e executando o projeto em etapas, por grupos de similaridade. Essas narrativas orais contribuirão para a construção de uma identidade histórica, criando pontes interpessoais, recordações e temporalidades.

Objetivo Geral

a) resgatar, registrar e divulgar fatos e lembranças por meio de discursos oriundos de narrativas da comunidade vinculada à FAUrb UFPel;
b) colaborar para o desenvolvimento de sentidos de pertencimento a essa escola de arquitetura e urbanismo;
c) favorecer a formação de postura crítica sobre a trajetória da FAUrb, em busca de aperfeiçoamento.

Justificativa

O projeto integrado Histórias da FAUrb se justifica por constituir-se em instrumento pedagógico e político de aperfeiçoamento da Unidade, enquanto instituição pública, assim como em auxiliar na compreensão crítica do estado atual e de formulação de alternativas de futuro, colaborando com seu projeto pedagógico.
A valorização do sujeito, como ser construtivo e humano, resulta em relicários de memória, que somados com o coletivo e sua pluralidade, proporcionam universos de vivências, “o universo de lugar”, isto é, a Faculdade tem a possibilidade de tecer memórias, permitindo marcas e legados capazes de formar suas identidades.

Metodologia

Inicialmente o trabalho será conduzido por meio de narrativas da história oral, mediante depoimentos em vídeo, selecionados de duas maneiras principais: a) mediante edital, direcionado a grupos de similaridade, como servidores aposentados, professores, técnicos administrativos, ex-alunos, alunos, parceiros externos e colaboradores; esses grupos poderão ser retomados e reingressar no projeto, sem limitação de tipo e quantidade; b) mediante convite dos editores.
De um modo geral os vídeos serão curtos, entre 3 e 5 minutos, gravados pelo próprio depoente, especialmente em razão da atual pandemia em COVID 19. O vídeo poderá ser editado pela Equipe de Trabalho, de modo a ajustá-lo aos objetivos do projeto, sendo então enviado pelos editores à Comissão Editorial, para apreciação, com aprovação ou não. Uma ficha de avaliação está proposta no Anexo 1 deste documento.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores: quantidade de vídeos realizados e publicados.
Metas: 2 edições anuais, cada uma com 5 vídeos.
Resultados esperados: 50 visualizações por vídeo.

Página gerada em 28/05/2022 17:37:05 (consulta levou 0.095635s)