Nome do Projeto
Histórias da FAUrb
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/04/2021 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Gestão institucional
Resumo
O projeto integrado denominado Histórias da FAUrb pretende resgatar, registrar e divulgar fatos e lembranças da comunidade vinculada a essa escola, colaborando para um sentido de pertencimento, de visão crítica e de busca de aperfeiçoamento. A ideia é de iniciar com vídeos curtos contendo depoimentos e sua divulgação em site próprio, estimulando interações mediante redes sociais e executando o projeto em etapas, por grupos de similaridade. Essas narrativas orais contribuirão para a construção de uma identidade histórica, criando pontes interpessoais, recordações e temporalidades.

Objetivo Geral

a) resgatar, registrar e divulgar fatos e lembranças por meio de discursos oriundos de narrativas da comunidade vinculada à FAUrb UFPel;
b) colaborar para o desenvolvimento de sentidos de pertencimento a essa escola de arquitetura e urbanismo;
c) favorecer a formação de postura crítica sobre a trajetória da FAUrb, em busca de aperfeiçoamento.

Justificativa

O projeto integrado Histórias da FAUrb se justifica por constituir-se em instrumento pedagógico e político de aperfeiçoamento da Unidade, enquanto instituição pública, assim como em auxiliar na compreensão crítica do estado atual e de formulação de alternativas de futuro, colaborando com seu projeto pedagógico.
A valorização do sujeito, como ser construtivo e humano, resulta em relicários de memória, que somados com o coletivo e sua pluralidade, proporcionam universos de vivências, “o universo de lugar”, isto é, a Faculdade tem a possibilidade de tecer memórias, permitindo marcas e legados capazes de formar suas identidades.

Metodologia

Inicialmente o trabalho será conduzido por meio de narrativas da história oral, mediante depoimentos em vídeo, selecionados de duas maneiras principais: a) mediante edital, direcionado a grupos de similaridade, como servidores aposentados, professores, técnicos administrativos, ex-alunos, alunos, parceiros externos e colaboradores; esses grupos poderão ser retomados e reingressar no projeto, sem limitação de tipo e quantidade; b) mediante convite dos editores.
De um modo geral os vídeos serão curtos, entre 3 e 5 minutos, gravados pelo próprio depoente, especialmente em razão da atual pandemia em COVID 19. O vídeo poderá ser editado pela Equipe de Trabalho, de modo a ajustá-lo aos objetivos do projeto, sendo então enviado pelos editores à Comissão Editorial, para apreciação, com aprovação ou não. Uma ficha de avaliação está proposta no Anexo 1 deste documento.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores: quantidade de vídeos realizados e publicados.
Metas: 2 edições anuais, cada uma com 5 vídeos.
Resultados esperados: 50 visualizações por vídeo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CRISTHIAN MOREIRA BRUM4
JOSE EMIR RODRIGUES GONCALVES4
LUCAS DA SILVA GONÇALVES
LUCAS DUARTE DOS PASSOS
MAURICIO COUTO POLIDORI2
MURILO TAKESHI DANTAS OIKAWA
NELSON ARAUJO CABELLEIRA4
NIRCE SAFFER MEDVEDOVSKI4
ROGER CHALMES BRAGA6

Página gerada em 28/03/2024 15:12:58 (consulta levou 0.171106s)