Nome do Projeto
As transformações no mundo do trabalho e as mudanças em ofícios e profissões do passado e do presente
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
05/04/2021 - 05/04/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto é uma continuidade de um outro iniciado no ano de 2009, que tinha como objetivo investigar ofícios em extinção. Desse modo foram analisados situações que envolviam sapateiros, alfaiates, estivadores, radialistas, pescadores artesanais, benzedores, parteiras, motorneiros, relojoeiros. Como os ofícios e profissões continuam se transformando com o desenvolvimento do capitalismo e as mudanças tecnológicas, novas análises foram pensadas e envolvem professores, carteiros, bancários, dentre outros.

Objetivo Geral

- Analisar como determinadas profissões têm se transformado ou mesmo se extinguido,
- Investigar como as novas tecnologias têm causado o desemprego a milhões de trabalhadores e trabalhadoras, pelo mundo afora.
- Construir narrativas com trabalhadores e trabalhadoras sobre as mudanças no mundo laboral.
- Analisar demandas, no campo da justiça, sobre as alterações no mundo do trabalho.

Justificativa

O mundo do trabalho vem sofrendo muitas mudanças com o passar dos anos. Algumas dessas alterações são bastante rápidas e profundas, envolvendo diretamente a vida de milhões de pessoas, que não conseguem uma ocupação, a partir da qual possam sobreviver. Mesmo algumas profissões consideradas mais seguras, como a de professor, por exemplo, está sendo bastante modificada, tendo em vista que, no Brasil, por exemplo, as matrículas em cursos de educação a distância tem crescido muito, fazendo com o que o número de professores tenha, por tendência, seu número diminuído. Tendo em vista essa conjuntura o projeto é importante ao fazer um diálogo entre o passado e o presente.

Metodologia

Duas metodologias são utlizadas no projeto: a análise documental, a partir da qual são observados, especialmente, os processos trabalhistas salvaguardados no Núcleo de Documentação Histórica e a história oral, com a qual são construídas narrativas com trabalhadores e trabalhadoras afetados pelas mudanças no mundo laboral.

Indicadores, Metas e Resultados

Para que o projeto seja considerado satisfatório espera-se produzir, pelo menos, um artigo científico por ano. De outro modo, também espera-se participar de eventos da área de História para que seus resultados sejam publicizados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARIANE REGINA BUENO DA CUNHA
GABRIELLE GARCIA GOTUZZO
LORENA ALMEIDA GILL3

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível SuperiorR$ 1.165,00Coordenador

Página gerada em 19/04/2024 12:15:00 (consulta levou 0.149172s)