Nome do Projeto
Disseminação e orientação sobre conteúdos e técnicas no LABSERG e NUMESA
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
17/05/2021 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
instrumentos didáticos que permitam ao aluno vivenciar em laboratório condições iguais, ou pelo menos próximas, daquelas encontradas no cotidiano de trabalho. Aspectos como a identificação e estudo das condições de Ergonomia, Segurança e Acessibilidade são elementos nem sempre de fácil assimilação pelo aluno. Apesar da existência de software e de conteúdos teóricos consolidados no meio acadêmico, ainda assim, a experimentação do processo em uma condição próxima da realidade se torna um recurso imprescindível e eficaz para o aprendizado. Não obstante, o ano de 2020, marcado pelo início da pandemia do novo Coronavirus e da COVID-19, trouxe um desafio complementar que refere-se à manutenção do aprendizado em contextos com o ensino envolvendo a interação interpessoal não é praticável. Sendo assim, o projeto pretende alocar alunos de graduação para atuação direta em atividades de apoio ao desenvolvimento das disciplinas correlatas ao alcance do LABSERG e NUMESA, com foco na melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Este objetivo sustenta-se nos objetivos específicos de aprimorar e aplicar protocolos de ensaio envolvendo os temas ruído, iluminação, conforto térmico e vibração; desenvolver e documentar procedimentos de atividades práticas usadas na retenção de conteúdo; e, elaborar e implantar uma rotina de atendimento extraclasse com vistas ao estudo individualizado dos instrumentos e protocolos elaborados.

Objetivo Geral

O presente projeto tem por objetivo alocar alunos de graduação para atuação direta em atividades de apoio ao desenvolvimento das disciplinas correlatas ao alcance do LABSERG e NUMESA, com foco na melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

Justificativa

Tendo em conta os pontos elencados nas considerações iniciais percebe-se a importância e necessidade da presença de um bolsista de monitoria no Laboratório de Segurança e Ergonomia (LABSERG), vinculado ao grupo de pesquisa NUMESA (Núcleo Multidisciplinar em Ergonomia, Segurança e Acessibilidade). Atualmente, o local precisa da atuação direta de bolsista em atividades de monitoria no apoio ao desenvolvimento das disciplinas de Ergonomia 1, Ergonomia 2, Engenharia do Trabalho e Segurança Industrial, com foco na melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Este bolsista ainda contribuiria enormemente, mesmo que indiretamente, para o aperfeiçoamento ou desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar positivamente o desempenho acadêmico dos discentes em atividades não disciplinares. Além do exposto, o acumulo de atividades administrativas e didático-pedagógicas realizadas pelos docentes vinculados ao LABSERG e NUMESA tornam proibitiva a possibilidade de esses atuarem no atendimento particularizado às demandas de ensino individuais trazidas por todos os alunos. Hoje os cursos de Engenharias no CEng possuem centenas alunos, dos quais aproximadamente 200 demandam constantemente atenção individual para assimilação e fortalecimento dos conteúdos em disciplinas como a Ergonomia 1-EP (72hs-50 vagas anuais), Ergonomia 2-EP (36hs-50 vagas anuais), Engenharia do Trabalho-EP (36hs-50 vagas anuais) Análise de Riscos e Prevenção de Acidentes (36hs-50 vagas anuais), Gestão de Projetos-EP (30hs-50 vagas anuais), Higiene e Segurança do Trabalho-Ceng (30hs-50 e Segurança Industrial (30hs-50 vagas anuais).

Metodologia

A metodologia de execução deste projeto consistirá:
Etapa 1 – Estudo, seleção e priorização das demandas críticas do laboratório e grupo de pesquisa;
Etapa 2 – Estudo e registro dos métodos voltados à absorção de conteúdos com viés prático previstos no LABSERG e NUMESA;
Etapa 3 – Construção de instrumentos didáticos para auxiliar não só no desenvolvimento das aulas mas também em atividades de laboratório extra classe;
Etapa 4 – Divulgar e promover o uso do espaço do laboratório em toda sua capacidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com o projeto que as atividades propostas contribuam para o desenvolvimento de disciplinas, sobretudo na qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Espera-se ainda que com este projeto seja possível contribuir no sentido de combater a reprovação, incentivar a retenção e evitar evasão nos cursos de Engenharias.
Cabe ressaltar que esta será a quinta edição do mesmo projeto, já realizado com sucesso em edições anteriores. Nos referidos casos, foram desenvolvidos diversos trabalhos que resultaram no aprimoramento e qualificação do processo de ensino-aprendizagem no LABSERG, através de atividades de caráter temporário e distintas das atividades de monitoria. Nesta edição pretende-se ampliar ainda mais os resultados já obtidos através do aprimoramento de instrumentos didático-pedagógicos adicionais aqueles já desenvolvidos nas edições anteriores e com foco ampliado nas crescentes demandas por elementos correlatos ao ensino a distância.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CORINTHA DA TRINDADE DIAS NETA
EDUARDA LEITE POREPP
ERCILIA DA ROSA TOLFO
INGRID LOSEKAN
ISABELA FERNANDES ANDRADE1
JEREMIAS ASAF DOS SANTOS BASSO
JOSÉ JONÁTAS DA SILVA HOLANDA
LUIS ANTONIO DOS SANTOS FRANZ7
MARIANA DA SILVA LEANDRO
Marco Antonio Garcez da Silva
RAFAEL HOFSTATTER AZAMBUJA
RENATA HEIDTMANN BEMVENUTI2
ÂNDRIA LEMOS HUELSEN DECIO

Página gerada em 28/03/2024 20:40:28 (consulta levou 0.199383s)