Nome do Projeto
Guia Pratico de Microbiologia Interativo
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/02/2022 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
Guia Prático de Microbiologia inicialmente foi um Projeto de Ensino direcionado aos alunos da disciplina de Microbiologia e Imunologia para o curso de Odontologia. No seu desenvolvimento foi confeccionada uma apostila para as aulas práticas direcionadas ao curso. Logo após, em sua prorrogação, foi criado um aplicativo de fácil acesso aos alunos com o material apresentado na apostila, evoluindo finalmente a um perfil no Instagram e atualmente organizando um canal para o youtube. A proposta aqui apresentada é da realização de uma interação, através dos canais do projeto em redes sociais, com o público em geral que acessa e segue essas mídias de divulgação do projeto de ensino e extensão. A interação consiste em questionamentos/ enquetes a respeito da opinião sobre as postagens realizadas e obtenção de novas sugestões para prosseguimento do projeto. A interação também busca caracterizar o público seguidor do perfil, uma vez que o Instagram proporcionou ao Projeto de Ensino Guia Prático de Microbiologia inicialmente direcionado aos estudantes da disciplina ampliar sua atuação também como projeto de extensão direcionado também a comunidade em geral. A partir desse retorno dos seguidores e, principalmente dos alunos da disciplina em questão, pode se ter um direcionamento para a continuidade e evolução do projeto.

Objetivo Geral

Este projeto busca a interação, por enquetes ou questionamentos nas redes sociais, com alunos da UFPel e de outras instituições de ensino superior, assim como comunidade em geral interessada, de forma anônima ou identificada, buscando o feedback a respeito do entendimento e necessidades dos seus seguidores, assim como avaliar o perfil dos seus seguidores.

Justificativa

Projetos de ensino e extensão necessitam evoluir de acordo com o interesse dos alunos e comunidade externas a UFPel a qual estão envolvidos. Por isso o feedback desse público e seguidores em geral se faz necessário e é de grande importância para que ocorra seu desenvolvimento e melhoria.

Metodologia

Projetos de ensino e extensão necessitam evoluir de acordo com o interesse dos alunos e comunidade externas a UFPel a qual estão envolvidos. Por isso o feedback desse público e seguidores em geral se faz necessário e é de grande importância para que ocorra seu desenvolvimento e melhoria.

Os projetos de Ensino e Extensão Guia Prático de Microbiologia atualmente atuam nas redes sociais (Instagram e iniciando proposta para Youtube) postando aos seus seguidores material de estudo na área de microbiologia.
Para que ocorra a interação com o público, este projeto irá realizar:
- Enquetes / questionamentos sobre:
a) Compreensão dos assuntos apresentados sobre Microbiologia durante o semestre letivo;
b) Informações/características sobre o perfil dos seguidores (idade, estudante/ profissional, Instituição de ensino/atuação, curso, interesse em microbiologia, entre outros);
c) Sugestões de assuntos na área de microbiologia para novas publicações.

Quando identificados, os participantes receberão o TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido) para ciência e concordância.

Poderá haver também a publicação de Questionários sobre os assuntos apresentados, como auxiliar ao estudo da disciplina.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que haja evolução e desenvolvimento dos projetos de ensino e extensão de acordo com as necessidades do público e seguidores.
- Ampliação do conteúdo postado;
- Aprofundamento dos conteúdos apresentados;
- Publicação de notícias atuais e curiosidades na área de Microbiologia;
Assim como haja o aumento do numero de seguidores do perfil.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE E SOUZA HENRIQUES
ALICE RIBEIRO DE SOUZA MENEZES
BRUNA VALADAO FOUCHY
CAREM PERLEBERG
CRISTIANE BERWALDT GOWERT
FERNANDA TUERLINCKX DA SILVA BRUNO CORREA
JORDANA DE PAULA DA SILVA
KÁTIA CRISTIANE HALL
LAIZA SALAZAR WINK
PATRICIA DA SILVA NASCENTE2
PEDRO RASSIER DOS SANTOS
RAFAEL MARTINS DOS SANTOS
ROSANA BASSO KRAUS

Página gerada em 25/04/2024 20:09:42 (consulta levou 0.138931s)