Nome do Projeto
Envolvimento da articulação temporomandibular em indivíduos com espondilite anquilosante: uma revisão de literatura
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
30/04/2021 - 30/09/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Diferentes estudos avaliam a articulação temporomandibular e a espondilite anquilosante. Nesse sentido o objetivo desse estudo será avaliar, por meio de uma revisão de literatura, se existe alguma associação entre ambas as condições. Será realizada uma busca na literatura através de uma estratégia de busca, para verificar e avaliar os diferentes estudos que serão encontrados. Após, uma compilação dos dados será realizada para relatar os achados da literatura.

Objetivo Geral

Avaliar se existe associação entre o envolvimento da articulação temporomandibular em pacientes com espondilite anquilosaste.

Justificativa

Ambas as condições, pacientes com envolvimento da articulação temporomandibular e com espondilite anquilosante apresentam uma piora na qualidade de vida, devidos aos efeitos diários de cada condição. Acredita-se que uma condição pode estar associada a outra, nesse sentido uma revisão da literatura que possa avaliar essa possível associação, se torne importante e relevante.

Metodologia

Será realizada uma estratégia de busca com "termos mesh" em diferentes bases de dados para verificar a possibilidade de uma associação entre envolvimento da articulação temporomandibular e espondilite anquilosante.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com o resultado desse estudo, informar o clínico da possibilidade de uma associação entre as condições. Alem disso, que uma adequada anamnese seja realizada, possibilitando um adequado diagnóstico e tratamento integralizado do paciente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GUILHERME AZARIO DE HOLANDA
MAISA CASARIN2
NOELI BOSCATO1
THIAGO AZARIO DE HOLANDA

Página gerada em 19/04/2024 21:59:21 (consulta levou 0.137286s)