Nome do Projeto
3ª Semana Acadêmica Integrada das Artes Visuais
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
10/05/2021 - 28/05/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O Diretório Acadêmico Lygia Clark juntamente com o grupo PET Artes Visuais, alunos e professores do Centro de Artes organizam e apoiam a 3ª Semana Acadêmica Integrada das Artes Visuais prevista para ocorrer de 24 a 28 de maio de 2021. A edição situa o período de incerteza que nos envolve para instaurar uma ponte de trocas entre profissionais da arte, artistas e arte educadores para discutir a formação, o ensino e difusão da arte em tempos de pandemia. Interessa ao grupo trazer à tona a problemática sobre a profissionalização de artistas e professores de arte frente as dificuldades de inserção e trânsito, seja no âmbito formal ou informal. A programação contempla atividades variadas, como rodas de conversa, apresentação de trabalhos, encontros com profissionais e projetos ativos e/ou implantados durante esse período pandêmico, oficinas e cine-debates; de modo a instigar uma aproximação entre discentes de diversas turmas.

Objetivo Geral

Realizar a 3ª Semana Acadêmica das Artes em modo remoto, com o intuito de promover a discussão sobre formação e profissionalização nas artes visuais, considerando a situação imposta pela pandemia;
Aproximar estudantes recém ingressantes no curso com veteranos;
Instigar trocas de experiências e saberes através das oficinas e rodas de conversa;
Desenvolver processos criativos e reflexivos em torno da formação em artes, arte-educação e poéticas visuais;
Estimular uma maior articulação entre os cursos, proporcionando intercâmbio entre processos de formação e atuação profissional;
Incentivar ações propositivas e maior protagonismo discente junto ao Centro de Artes e comunidade universitária de modo geral;
Ampliar a conexão da graduação com a pós-graduação existente no Centro de Artes.

Justificativa

A semana acadêmica constitui um espaço privilegiado de formação que integra estudantes e professores dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais com intenção de debater, repensar práticas de ensino e aprendizagem em torno da arte na contemporaneidade. Nesse momento, interessa ao grupo problematizar a fruição, a produção, o ensino e a reflexão a partir do impacto da pandemia sobre nossa área de conhecimento,
As atividades programadas buscam a participação da comunidade das artes visuais do Centro de Artes através das plataformas e redes utilizadas para atividades em modo remoto, sem perder de vista a construção colaborativa e inclusiva. A justificativa está alicerçada nos Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos e no Plano de Desenvolvimento do Centro de Artes que preveem essa ação acadêmica integrada, voltada para a formação dos futuros profissionais. Em conformidade aos objetivos elencados propomos a semana acadêmica das artes estimulando a articulação entre os cursos, o intercâmbio de processos e projetos, bem como, a conexão com a pós-graduação.

Metodologia

o projeto da Semana Acadêmica envolve a fase de preparo, execução e avaliação, com diferentes etapas a serem percorridas.
Preparo: Formação da equipe de trabalho, discussão de tema, cronograma, convite e abertura de editais para participantes, oficineiros, palestrantes, expositores e artistas; distribuição de tarefas, divulgação.
Execução: organização e efetivação das ações programadas, logística de equipamentos e materiais; orientação para equipes de apoio, inscrições, controle de presenças, documentação visual e registro das atividades.
Avaliação: Análise das respostas recolhidas através do modelo disponibilizado, depoimentos da equipe e de
voluntários, relatório final e solicitação de certificação.

Indicadores, Metas e Resultados

Impacto positivo através da adesão e participação da comunidade no evento, cujas metas visam a articulação entre os cursos e o intercâmbio entre processos de formação e atuação profissional;
Desenvolvimentos de processos criativos e reflexões a partir das inovações experimentadas no projetos implantados em tempos de pandemia;
Formação acadêmica voltada para ações propositivas e maior protagonismo discente junto a comunidade universitária de modo geral;
Ampliar conexões entre graduação e pós-graduação

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADLER MACIEL CORREA
ALVIM CARVALHO SCHILLER
AMANDA MARTINS DE ABREU
ANA JÚLIA VILELA DO CARMO
ANA PAULA MARTINS LEAL
ANDRE GUSTAVO DE CAMPOS
ANDRÉ DE LIMA BERZAGUI
Aurea da Paz Pinheiro
BERNARDO HAERTER SILVEIRA
CAROLINA CORREA ROCHEFORT46
CHRISTIANO MARTINO OTERO AVILA40
CÍNTIA LANGIE ARAUJO40
DANIEL YUTA HIGA
DARA DE MORAES BLOIS
EDUARDO TOLEDO SILVA
FABIANE BELETTI DA SILVA
FELIPE AIRES THOFEHRN
FELIPE BERNARDES CALDAS
FELIPE MERKER CASTELLANI46
FIONA MARIA GANDO GUERRA
FRANCISCO FRANCO BOMBAZAR
GABRIELA DA COSTA GOMES
GABRIELA FARIAS MUNIZ KACELNIKAS
GIULIA HELENA FREIRE PELISSARI
HELENA DORNELES BARBIERI DE CAMPOS
Iuri Oliveira da Silva
JACKELINE SANTOS NUNES
JESSICA FERNANDES DA PORCIUNCULA
JUAN DA SILVA MENDES
KARINA DO NASCIMENTO SOUSA LIMA
LAUREN MATTIAZZI DILLI
LEONARDO SANTOS DA ROSA
LEONARDO TEODORO SILVA
LUANA FERREIRA VIANA DOS REIS
LUIZ ARIEL MIRANDA RIBEIRO DA SILVA
LUIZ FERNANDO DOS REIS RODOLFO
LUKA DE VARGAS ROSA
LUNA LUIZA PASSUELLO GIRÃO LINO
Landressa Rita Schiefelbein
MARIA LUIZA COSTA SUCAR DOS ANJOS
MARTHA GOMES DE FREITAS13
NADIA DA CRUZ SENNA10
PEDRO DE FREITAS PEREIRA PAIVA
RAFAELA INÁCIO JAQUES
REBECA FRANCO FONSECA DE FREITAS
ROBERTO RIBEIRO MIRANDA COTTA40
RODRIGO SEIVALD BESTETTI
RUBENS FABRICIO ANZOLIN
STELA SOARES KUBIAKI
STEPHANIE MENDES DE FREITAS
TATIANA DOS SANTOS DUARTE
THIAGO HEINEMANN RODEGHIERO40
Vanessa Cristina Dias
YARKAN ANJEL

Página gerada em 25/04/2024 01:34:54 (consulta levou 0.274553s)