Nome do Projeto
3ª Semana Acadêmica Integrada das Artes Visuais
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
10/05/2021 - 28/05/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O Diretório Acadêmico Lygia Clark juntamente com o grupo PET Artes Visuais, alunos e professores do Centro de Artes
organizam e apoiam a 3ª Semana Acadêmica Integrada das Artes Visuais prevista para ocorrer de 24 a 28 de maio de
2021. A edição situa o período de incerteza que nos envolve para instaurar uma ponte de trocas entre profissionais da arte, artistas e arte educadores para discutir a formação, o ensino e difusão da arte em tempos de pandemia. Interessa ao grupo trazer à tona a problemática sobre a profissionalização de artistas e professores de arte frente as dificuldades de inserção e trânsito, seja no âmbito formal ou informal. A programação contempla atividades variadas, como rodas de conversa, apresentação de trabalhos, encontros com profissionais e projetos ativos e/ou implantados durante esse período pandêmico, oficinas e cine-debates; de modo a instigar uma aproximação entre discentes de diversas turmas.
Objetivo Geral
Realizar a 3ª Semana Acadêmica das Artes em modo remoto, com o intuito de promover a discussão sobre formação e profissionalização nas artes visuais, considerando a situação imposta pela pandemia;
Aproximar estudantes recém ingressantes no curso com veteranos;
Instigar trocas de experiências e saberes através das oficinas e rodas de conversa;
Desenvolver processos criativos e reflexivos em torno da formação em artes, arte-educação e poéticas visuais;
Estimular uma maior articulação entre os cursos, proporcionando intercâmbio entre processos de formação e atuação profissional;
Incentivar ações propositivas e maior protagonismo discente junto ao Centro de Artes e comunidade universitária de modo geral;
Ampliar a conexão da graduação com a pós-graduação existente no Centro de Artes.
Aproximar estudantes recém ingressantes no curso com veteranos;
Instigar trocas de experiências e saberes através das oficinas e rodas de conversa;
Desenvolver processos criativos e reflexivos em torno da formação em artes, arte-educação e poéticas visuais;
Estimular uma maior articulação entre os cursos, proporcionando intercâmbio entre processos de formação e atuação profissional;
Incentivar ações propositivas e maior protagonismo discente junto ao Centro de Artes e comunidade universitária de modo geral;
Ampliar a conexão da graduação com a pós-graduação existente no Centro de Artes.
Justificativa
A semana acadêmica constitui um espaço privilegiado de formação que integra estudantes e professores dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais com intenção de debater, repensar práticas de ensino e aprendizagem em torno da arte na contemporaneidade. Nesse momento, interessa ao grupo problematizar a fruição, a produção, o ensino e a reflexão a partir do impacto da pandemia sobre nossa área de conhecimento,
As atividades programadas buscam a participação da comunidade das artes visuais do Centro de Artes através das plataformas e redes utilizadas para atividades em modo remoto, sem perder de vista a construção colaborativa e inclusiva. A justificativa está alicerçada nos Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos e no Plano de Desenvolvimento do Centro de Artes que preveem essa ação acadêmica integrada, voltada para a formação dos futuros profissionais. Em conformidade aos objetivos elencados propomos a semana acadêmica das artes estimulando a articulação entre os cursos, o intercâmbio de processos e projetos, bem como, a conexão com a pós-graduação.
As atividades programadas buscam a participação da comunidade das artes visuais do Centro de Artes através das plataformas e redes utilizadas para atividades em modo remoto, sem perder de vista a construção colaborativa e inclusiva. A justificativa está alicerçada nos Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos e no Plano de Desenvolvimento do Centro de Artes que preveem essa ação acadêmica integrada, voltada para a formação dos futuros profissionais. Em conformidade aos objetivos elencados propomos a semana acadêmica das artes estimulando a articulação entre os cursos, o intercâmbio de processos e projetos, bem como, a conexão com a pós-graduação.
Metodologia
o projeto da Semana Acadêmica envolve a fase de preparo, execução e avaliação, com diferentes etapas a serem percorridas.
Preparo: Formação da equipe de trabalho, discussão de tema, cronograma, convite e abertura de editais para participantes, oficineiros, palestrantes, expositores e artistas; distribuição de tarefas, divulgação.
Execução: organização e efetivação das ações programadas, logística de equipamentos e materiais; orientação para equipes de apoio, inscrições, controle de presenças, documentação visual e registro das atividades.
Avaliação: Análise das respostas recolhidas através do modelo disponibilizado, depoimentos da equipe e de
voluntários, relatório final e solicitação de certificação.
Preparo: Formação da equipe de trabalho, discussão de tema, cronograma, convite e abertura de editais para participantes, oficineiros, palestrantes, expositores e artistas; distribuição de tarefas, divulgação.
Execução: organização e efetivação das ações programadas, logística de equipamentos e materiais; orientação para equipes de apoio, inscrições, controle de presenças, documentação visual e registro das atividades.
Avaliação: Análise das respostas recolhidas através do modelo disponibilizado, depoimentos da equipe e de
voluntários, relatório final e solicitação de certificação.
Indicadores, Metas e Resultados
Impacto positivo através da adesão e participação da comunidade no evento, cujas metas visam a articulação entre os cursos e o intercâmbio entre processos de formação e atuação profissional;
Desenvolvimentos de processos criativos e reflexões a partir das inovações experimentadas no projetos implantados em tempos de pandemia;
Formação acadêmica voltada para ações propositivas e maior protagonismo discente junto a comunidade universitária de modo geral;
Ampliar conexões entre graduação e pós-graduação
Desenvolvimentos de processos criativos e reflexões a partir das inovações experimentadas no projetos implantados em tempos de pandemia;
Formação acadêmica voltada para ações propositivas e maior protagonismo discente junto a comunidade universitária de modo geral;
Ampliar conexões entre graduação e pós-graduação
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ADLER MACIEL CORRÊA | |||
| ALVIM CARVALHO SCHILLER | |||
| AMANDA MARTINS DE ABREU | |||
| ANA JÚLIA VILELA DO CARMO | |||
| ANA PAULA MARTINS LEAL | |||
| ANDRE GUSTAVO DE CAMPOS | |||
| ANDRÉ DE LIMA BERZAGUI | |||
| AUREA DA PAZ PINHEIRO | |||
| BERNARDO HAERTER SILVEIRA | |||
| CAROLINA CORRÊA ROCHEFORT | 46 | ||
| CHRISTIANO MARTINO OTERO AVILA | 40 | ||
| CÍNTIA LANGIE ARAUJO | 40 | ||
| DANIEL YUTA HIGA | |||
| DARA DE MORAES BLOIS | |||
| EDUARDO TOLEDO SILVA | |||
| FABIANE BELETTI DA SILVA | |||
| FELIPE AIRES THOFEHRN | |||
| FELIPE BERNARDES CALDAS | |||
| FELIPE MERKER CASTELLANI | 46 | ||
| FIONA MARIA GANDO GUERRA | |||
| FRANCISCO FRANCO BOMBAZAR | |||
| GABRIELA DA COSTA GOMES | |||
| GABRIELA FARIAS MUNIZ KACELNIKAS | |||
| GIULIA HELENA FREIRE PELISSARI | |||
| HELENA DORNELES BARBIERI DE CAMPOS | |||
| IURI OLIVEIRA DA SILVA | |||
| JACKELINE SANTOS NUNES | |||
| JESSICA FERNANDES DA PORCIUNCULA | |||
| JUAN DA SILVA MENDES | |||
| KARINA DO NASCIMENTO SOUSA LIMA | |||
| LANDRESSA RITA SCHIEFELBEIN | |||
| LAUREN MATTIAZZI DILLI | |||
| LEONARDO SANTOS DA ROSA | |||
| LEONARDO TEODORO SILVA | |||
| LUANA FERREIRA VIANA DOS REIS | |||
| LUIZ ARIEL MIRANDA RIBEIRO DA SILVA | |||
| LUIZ FERNANDO DOS REIS RODOLFO | |||
| LUKA DE VARGAS ROSA | |||
| LUNA LUIZA PASSUELLO GIRÃO LINO | |||
| MARIA LUIZA COSTA SUCAR DOS ANJOS | |||
| MARTHA GOMES DE FREITAS | 13 | ||
| NADIA DA CRUZ SENNA | 10 | ||
| PEDRO DE FREITAS PEREIRA PAIVA | |||
| RAFAELA INÁCIO JAQUES | |||
| REBECA FRANCO FONSECA DE FREITAS | |||
| ROBERTO RIBEIRO MIRANDA COTTA | 40 | ||
| RODRIGO SEIVALD BESTETTI | |||
| RUBENS FABRICIO ANZOLIN | |||
| STELA SOARES NOGUEIRA KUBIAKI | |||
| STEPHANIE MENDES DE FREITAS | |||
| TATIANA DOS SANTOS DUARTE | |||
| THIAGO HEINEMANN RODEGHIERO | 40 | ||
| VANESSA CRISTINA DIAS | |||
| YARKAN ANJEL |