Nome do Projeto
Uso de homeopatias na prevenção de doenças e desenvolvimento corporal de bezerras leiteiras
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
23/06/2022 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Neste estudo, será determinado o efeito do uso de uma sequência de produtos homeopáticos na prevenção de doenças em bezerras leiteiras, bem como seu efeito sobre o desenvolvimento corporal e perfil metabólico. Para isto, serão utilizadas 100 bezerras da raça Holandês mantidas em sistemas coletivos (dupla) de criação, divididas em dois grupos: Grupo tratamento - Homeopatias fornecidas diariamente junto ao leite e após no concentrado das bezerras (n=50) e grupo Controle (n=50) que receberão alimento sem adição de homeopatias. Os animais serão monitorados quanto à ocorrência de doenças, do nascimento até 4 meses pós-desmame, sendo determinada a sua morbidade e mortalidade. Haverá avaliação metabólica semanal até o desmame e mensal pós-desmame. O monitorado do desempenho zootécnico dos animais será realizado do nascimento até os 4 meses subsequentes ao desmame.

Objetivo Geral

Avaliar o efeito de uma sequência de produtos homeopáticos sobre o desenvolvimento corporal, ocorrência de doenças e perfil metabólico de bezerras da raça Holandês.

Justificativa

A cadeia produtiva do leite constitui-se de um ciclo aonde todas as fases apresentam-se interligadas, ou seja, falhas no manejo em alguma das etapas de criação dentro do sistema irão, certamente, resultar em prejuízos econômicos. Dentre todas as fases que compõem o sistema produtivo, normalmente a fase de criação das bezerras é a que recebe menor atenção por parte do produtor. Esta fase é considerada um dos pontos de estrangulamento dentro das fazendas leiteiras, uma vez que altos índices de mortalidade são observados. No Brasil, estima-se que o número de óbitos nesta fase inicial de vida oscila entre 10-20% (Suñé, 2009).
Diversos são os manejos que podem estar envolvidos nas altas taxas de mortalidade nos primeiros 60 a 90 dias de vida. O manejo da vaca no período seco, a presença ou não de um piquete maternidade, a colostragem dos animais, os primeiros cuidados após o parto como cura do umbigo, os tipos de instalações, clima, entre outros, são alguns dos fatores de risco associados às doenças (WEAVER et al., 2000). Todos estes fatores, somados à pressão infectiva do ambiente, fazem com que nestas fases iniciais de vida se tenha alta ocorrência de distúrbios do trato digestivo e do trato respiratório (SVENSSON et al, 2003; BOTTEON et al., 2008).
Apesar dos constantes avanços nas terapias, o controle da ocorrência de doenças nesse período ainda é um desafio não solucionado. Além disso, o crescente aumento da resistência bacteriana a antibióticos tem questionado as terapias convencionais. Desta forma, torna-se crucial trabalhar de forma preventiva o controle de doenças neonatais em bovinos, de forma que possam ser minimizados os fatores predisponentes para as enfermidades e reduzir os gastos com tratamentos e óbitos, bem como os prejuízos gerados pelo atraso no crescimento destes animais. Neste contexto, o uso de homeopatia pode ser uma alternativa no controle de doenças no rebanho, reduzindo o uso de antibióticos e das perdas produtivas geradas por doenças neonatais.

Metodologia

Recursos Humanos
Este projeto está vinculado às linhas de pesquisa referente à Clínica Metabólica, nas quais já viemos desenvolvendo atividades dentro do grupo de pesquisa NUPEEC - Estudos em Metabolismo Animal. Para o desenvolvimento deste projeto, serão envolvidos nas atividades de pesquisa relacionadas orientados dos Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia, Medicina Veterinária e Zootecnia, bem como estudantes de iniciação científica dos cursos de graduação em Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia, sendo um importante instrumento de formação de recursos humanos.

Local e animais
O experimento será realizado em uma fazenda comercial de sistema intensivo de produção de leite, denominada de Granjas 4 irmãos, situada no município de Rio Grande - RS. Nesta propriedade, os bezerros nascem em piquete maternidade e são alojados em bezerreiro ripado e elevado, alimentados com 6 litros de leite por dia, ração e água a vontade. São desaleitados aos noventa dias de idade.
Serão utilizados 100 bezerras da raça Holandês, sendo distribuídas aleatoriamente após o nascimento em dois grupos distintos (conforme segue abaixo). Logo após o nascimento, será realizada a identificação com brincos apropriados, e os animais serão transferidos e alojados em baias com escamoteador e cama de maravalha. A colostragem será realizada nas primeiras 12 horas pós-nascimento através da mamada observada ou fornecimento de colostro fresco. A cura do umbigo com iodo a 7% será realizada a cada 12 horas nos primeiros 3 dias. Após isto, os animais serão então transferidos para o bezerreiro e alimentados diariamente com seis litros de leite, além de água e ração ad libitum.

Os 100 animais serão identificados com brincos numerados segundo protocolo da fazenda e divididos aleatoriamente, por ordem de nascimento, em dois grupos. O Grupo tratamento (50 fêmeas) receberá diariamente, durante todo o período de aleitamento, um produto comercial contendo homeopatia (TopVita P, Real H), adicionado ao leite, de acordo com recomendação do fabricante (adicionar 10 mL, 5 mL em cada mamada, na mamadeira e/ou no balde), e após o término do período de aleitamento os animais seguirão recebendo produto comercial a base de homeopatia (TopVita P MD, Real H) na dieta concentrada (10 g/dia) até 4 meses após o desmame. O Grupo controle (50 fêmeas) será constituído por animais que receberão apenas o leite e concentrado, sem nenhum aditivo.

Avaliação da transferência de imunidade passiva
Entre 24 a 48 horas de vida, será realizada coleta de sangue dos animais utilizando sistema vaccutainer em tubo com anticoagulante EDTA. O plasma será separado para mensuração da transferência de imunidade passiva através método de proteína sérica total, em refratômetro.

Avaliações metabólicas
As avaliações metabólicas consistirão em coletas entre as primeiras 24 a 48 horas de vida dos animais, seguido de analises a cada 7 dias durante os 30 primeiros dias de vida, e após avaliações a cada 15 dias até o desmame e a cada 30 dias até 4 meses pós-desmame. As avaliações metabólicas ocorrerão em 20 animais de cada grupo. As coletas serão realizadas pela manhã, antes do fornecimento de alimento aos animais.
Serão utilizados tubos sem anticoagulante com sistema vaccutainer, acessando a veia jugular para coleta de sangue, e após centrifugação e separação do plasma para determinação dos níveis de cálcio total, PPT (proteína plasmática total), albumina, fósforo, cloreto, magnésio, BHBA (beta hidroxibutirato), NEFA (ácidos graxos não esterificados) uréia e paraoxonase. Em amostras de sangue contendo fluoreto de potássio será mensurado glicose. As amostras coletadas serão avaliadas em analisador bioquímico automático Labmax Plenno (Labtest Diagnóstica SA, MG, Brasil).

Ocorrência de doenças
Os animais serão diariamente monitorados quanto à ocorrência de doenças, com especial atenção para a ocorrência de diarreias, doenças respiratórias e tristeza parasitária bovina. A partir deste acompanhamento, serão determinados índices de morbidade (número de animais que adoeceram dividido pelo número total de animais), casos fatais (número de animais que vieram a óbito dividido pelo número de animais que adoeceram), mortalidade (número de animais que vieram a óbito dividido pelo número total de animais), recidivas (número de animais que adoeceram mais de duas vezes dividido pelo número de animais que adoeceram pelo menos uma vez). O tratamento para as doenças diagnosticadas será de acordo com o estipulado pelo Médico Veterinário da propriedade.

Escore de fezes e diagnóstico de diarreia
A consistência das fezes será determinada diariamente até os 30 dias de idade, utilizando-se o seguinte escore: 0 (fezes normais), 1 (fezes pastosas), 2 (fezes aquosas), 3 (diarreia profusa com fezes liquefeitas) e 4 (diarreia profusa com fezes liquefeitas e sanguinolenta). A partir do escore de fezes, determinaremos que aqueles animais que apresentarem valores iguais ou acima de 2 ( 2 a 4) serão caracterizados como animais que apresentam fezes diarreicas e que, portanto, o dia que o animal começar a excretar fezes com estas características será definido como o dia de início da diarreia, e o dia que este mesmo animal voltar a defecar fezes de escore 0 ou 1, caracterizar-se-á o dia de término da diarreia.

Avaliações zootécnicas
Os animais serão avaliados ao nascer e semanalmente até os primeiro 30 dias de vida, e após, avaliados a cada 15 dias até 4 meses pós-desmame. Será avaliado o peso corporal utilizando fita de pesagem para animais de grande porte. A partir deste resultado, será determinado o ganho de peso médio diário. Também, serão feitas medidas de altura da cernelha e largura na garupa com o auxílio de régua graduada em centímetros.
Análise Estatística
Os dados obtidos serão analisados no programa estatístico SAS (SAS Institute Inc., Cary, EUA). As médias serão analisadas através do método MIXED MODELS, considerando o animal, o grupo e o momento da coleta. A comparação de médias individuais será feita através do teste de Tukey-Kramer. Médias pontuais serão analisadas através do método One-way ANOVA. A correlação entre as variáveis será feita através do coeficiente de correlação de Pearson. Serão considerados significativos valores de P<0,05.

Indicadores, Metas e Resultados

Reduzir o uso de antibióticos;
As perdas produtivas geradas por doenças neonatais;
Melhorar o desempenho zootécnico das terneiras.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNA EMANUELE DA SILVA VELASQUEZ
CRISTIANE AMANDA DE OLIVEIRA
DIEGO RODRIGUES SARAIVA
EDERSON DOS SANTOS
JOSIANE DE OLIVEIRA FEIJÓ
KAREN CRUZ FREITAS
LETÍCIA ALVES MARTINS DUARTE
LILIANE HACKBARTH KÜTTER
LIZANDRO DOS SANTOS LOPES
LUDGERO REHERMANN LOUREIRO DA SILVA
MARCIO NUNES CORREA1
MILENE LOPES DOS SANTOS
RAIANE DE MOURA DA ROSA
RITIELI DOS SANTOS TEIXEIRA
RODRIGO FONSECA DA FONSECA
URIEL SECCO LONDERO
VIVIANE ROHRIG RABASSA

Página gerada em 26/04/2024 17:48:27 (consulta levou 0.149650s)