Nome do Projeto
AS PERSPECTIVAS PÓS-CRÍTICAS NOS ESTUDOS DO CAMPO EDUCACIONAL E DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/06/2021 - 31/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Este projeto objetiva mapear os estudos no campo educacional e da Educação Física que se fundamentam em perspectivas pós-críticas, bem como desenvolver pesquisas nesta linha de pensamento. A metodologia se baseia na abordagem qualitativa, e o corpus empírico será composto por teses, dissertações, trabalhos e artigos científicos. Cabe destacar que tal projeto tem o intuito de se constituir como uma Proposta Ampliada de Pesquisa ou como comumente se denomina um ‘’Projeto Guarda-chuva”, que abarque as múltiplas intenções de estudo e investigação de professores, estudantes e técnico-administrativos nele envolvidos, desde que tenham em comum a linha de pensamento pós-crítica.
Objetivo Geral
Mapear os estudos no campo educacional e da Educação Física que se fundamentam em perspectivas pós-críticas, bem como desenvolver pesquisas nesta linha de pensamento.
Justificativa
Esta pesquisa justifica-se pela importância de mapear sistematicamente tais perspectivas no campo educacional, auxiliando no entendimento suas das múltiplas possibilidades, e, no caso da Educação Física, impulsionar o incremento desta linha de estudos, a qual ainda é pouco desenvolvida e explorada na área.
Metodologia
Caracterização da pesquisa: esta pesquisa caracteriza-se pelo viés qualitativo de abordar os fenômenos estudados. Para Bogdan e Biklen (1994, p.49), “a investigação qualitativa exige que o mundo seja examinado com a ideia de que nada é trivial, que tudo tem potencial para constituir uma pista que nos permita estabelecer uma compreensão mais esclarecedora do nosso objeto de estudo”.
Instrumento de coleta de dados: análise documental de teses, dissertações, artigos de periódicos e trabalhos publicados em eventos conceituados da área educacional e da Educação Física.
Critério de escolha das fontes: as teses e dissertações são consideradas referências para qualquer estudo/pesquisa, pois constituem requisitos para obtenção de títulos de mestres e doutores diante da avaliação de uma banca de docentes. Já os artigos de periódicos e trabalhos publicados em eventos conceituados das áreas educacional e da Educação Física têm se constituídos como principais meios de divulgação da produção científica e acadêmica realizada.
Análise dos dados: os dados serão apresentados e analisados no bojo de suas condições de possibilidade e das práticas e discursos que lhes dão sustentação teórica, metodológica e epistemológica.
Instrumento de coleta de dados: análise documental de teses, dissertações, artigos de periódicos e trabalhos publicados em eventos conceituados da área educacional e da Educação Física.
Critério de escolha das fontes: as teses e dissertações são consideradas referências para qualquer estudo/pesquisa, pois constituem requisitos para obtenção de títulos de mestres e doutores diante da avaliação de uma banca de docentes. Já os artigos de periódicos e trabalhos publicados em eventos conceituados das áreas educacional e da Educação Física têm se constituídos como principais meios de divulgação da produção científica e acadêmica realizada.
Análise dos dados: os dados serão apresentados e analisados no bojo de suas condições de possibilidade e das práticas e discursos que lhes dão sustentação teórica, metodológica e epistemológica.
Indicadores, Metas e Resultados
Esperamos mapear o cenário das pesquisas pós-críticas no âmbito da educação e da educação física
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANGÉLICA TEIXEIRA DA SILVA LEITZKE | 2 | ||
ANTÔNIO VINICIUS OLIVEIRA DE ALMEIDA | |||
CHRISTIAN PERES DA COSTA | |||
FRANCIELE ROOS DA SILVA ILHA | 4 | ||
JESSICA URRUTIA PEREIRA | |||
LETÍCIA RAMALHO BRITTES | |||
LUCAS COSTA LINCK | |||
SIMONE GONÇALVES DA SILVA | 2 |