Nome do Projeto
AS PERSPECTIVAS PÓS-CRÍTICAS NOS ESTUDOS DO CAMPO EDUCACIONAL E DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/06/2021 - 31/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Este projeto objetiva mapear os estudos no campo educacional e da Educação Física que se fundamentam em perspectivas pós-críticas, bem como desenvolver pesquisas nesta linha de pensamento. A metodologia se baseia na abordagem qualitativa, e o corpus empírico será composto por teses, dissertações, trabalhos e artigos científicos. Cabe destacar que tal projeto tem o intuito de se constituir como uma Proposta Ampliada de Pesquisa ou como comumente se denomina um ‘’Projeto Guarda-chuva”, que abarque as múltiplas intenções de estudo e investigação de professores, estudantes e técnico-administrativos nele envolvidos, desde que tenham em comum a linha de pensamento pós-crítica.

Objetivo Geral

Mapear os estudos no campo educacional e da Educação Física que se fundamentam em perspectivas pós-críticas, bem como desenvolver pesquisas nesta linha de pensamento.

Justificativa

Esta pesquisa justifica-se pela importância de mapear sistematicamente tais perspectivas no campo educacional, auxiliando no entendimento suas das múltiplas possibilidades, e, no caso da Educação Física, impulsionar o incremento desta linha de estudos, a qual ainda é pouco desenvolvida e explorada na área.

Metodologia

Caracterização da pesquisa: esta pesquisa caracteriza-se pelo viés qualitativo de abordar os fenômenos estudados. Para Bogdan e Biklen (1994, p.49), “a investigação qualitativa exige que o mundo seja examinado com a ideia de que nada é trivial, que tudo tem potencial para constituir uma pista que nos permita estabelecer uma compreensão mais esclarecedora do nosso objeto de estudo”.

Instrumento de coleta de dados: análise documental de teses, dissertações, artigos de periódicos e trabalhos publicados em eventos conceituados da área educacional e da Educação Física.

Critério de escolha das fontes: as teses e dissertações são consideradas referências para qualquer estudo/pesquisa, pois constituem requisitos para obtenção de títulos de mestres e doutores diante da avaliação de uma banca de docentes. Já os artigos de periódicos e trabalhos publicados em eventos conceituados das áreas educacional e da Educação Física têm se constituídos como principais meios de divulgação da produção científica e acadêmica realizada.

Análise dos dados: os dados serão apresentados e analisados no bojo de suas condições de possibilidade e das práticas e discursos que lhes dão sustentação teórica, metodológica e epistemológica.

Indicadores, Metas e Resultados

Esperamos mapear o cenário das pesquisas pós-críticas no âmbito da educação e da educação física

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANGÉLICA TEIXEIRA DA SILVA LEITZKE2
ANTÔNIO VINICIUS OLIVEIRA DE ALMEIDA
CHRISTIAN PERES DA COSTA
FRANCIELE ROOS DA SILVA ILHA4
JESSICA URRUTIA PEREIRA
LETÍCIA RAMALHO BRITTES
LUCAS COSTA LINCK
SIMONE GONÇALVES DA SILVA2

Página gerada em 26/04/2024 06:49:32 (consulta levou 0.181708s)