Nome do Projeto
Confecção de material didático( laminas histológicas) para os cursos da áreas da saúde e biológicas
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
04/10/2021 - 02/10/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
O presente trabalho visa a confecção de lâminas histológicas para o laminário (conjunto de lâminas histológicas) utilizadas nas aulas prática das disciplinas de Biologia Celular, Histologia e Anatomia do Desenvolvimento, realizadas no Laboratório de Aulas Práticas (NULAB 90270) do Departamento Morfologia (DM) do Instituto de Biologia( IB ) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). O laboratório de aula prática do Departamento de Morfologia atende 8 cursos da UFPEL abrangendo em torno de 1500 alunos por semestre. Dos cursos que são ministrados aulas práticas, incluem alunos de Medicina, Medicina veterinária, Zootecnia, Nutrição, Licenciatura em Ciências Biológicas, Bacharelado em Ciências Biológicas, Farmácia e Odontologia. Para confeccionar novas lâminas serão realizadas biópsias de animais para obtenção de tecidos e órgãos. Os materiais serão processados utilizando técnicas usuais de histologia e submetidos à diferentes colorações conforme a necessidade. Alguns órgãos serão mantidos em blocos de parafina, para futuras reposições do laminário. Será elaborado um manual digit6al, onde será descrito os tipos ideais de animais utilizados para cada órgão da coleção, assim como as metodologias de fixação e coloração histológica.para servir de apoio aos futuros profissionais que venham trabalhar no Laboratório de preparação de Biologia Celular, Histologia e Anatomia do Desenvolvimento (NULAB 90080) e aos demais Laboratórios que preparam lâminas para fins educacionais.

Objetivo Geral

Melhorar a qualidade do laminário do Laboratório de aulas prática das disciplinas na área de Biologia Celular, Histologia e Anatomia do desenvolvimento do Departamento de Morfologia, através de confecção de lâminas histológicas e preservação de blocos histológicos para futuras reposições da coleção e elaboração de um manual de preparo de coleção histológica para fins educacionais.

Justificativa

O laminário do laboratório de aulas práticas do departamento de Morfologia da UFPEL é utilizado por uma média de 1500 alunos por semestre, são atendidos alunos de 8 cursos, com total 21 disciplinas. A utilização de nosso Laboratório de forma ininterrupta leva-nos a perdas anuais expressivas de laminas devido à quebra e ao desgaste de sua utilização. Além disso, algumas lâminas têm mais de 30 anos e a resina de montagem para microscopia (Entellan ou Bálsamo do Canadá) ressecou e a aparência histológica ficou comprometida, com ranhuras, ‘craquelada’. A coloração de algumas lâminas não se manteve, o que dificulta fazer uma boa análise dos tecidos. Por essas razões, justifica-se a confecção de novas lâminas para o laminário. Portanto, existe um déficit de lâminas, algumas não suprem o número de alunos em sala de aula. Tal questão justifica o desenvolvimento deste projeto, o qual tentará repor essas necessidades acadêmicas de nosso departamento.
Além disso, ao tentar repor algumas lâminas, os técnicos se depararam com dificuldades em saber quais técnicas foram utilizada, pois algumas lâminas foram feitas há mais de 30 anos e não foi registrado o animal, tipo de fixador e detalhamento das técnicas utilizadas. Por essas razões se tornou impossível repor as lâminas. Sendo assim, a elaboração de um manual tornará possível repetir a metodologia a qualquer tempo, independente de qual pessoa o realizará.

Metodologia

Os órgãos de animais utilizados serão obtidos de experimentos que estão sendo realizados no IB, de animais abatidos em frigoríficos, de animais que sofrerão cirurgia no Hospital Veterinário da UFPEL, de animais que virão a óbito no NURFS ( Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre) e/ou Hospital veterinário da UFPEL. Quando nenhuma dessas fontes fornecerem o animal específico para a confecção das lâminas, será sacrificado um animal para esse fim. Em todas as biópsias serão fixados o maior numero de órgãos possíveis para a histologia, evitando sacrifício desnecessário de animais.
Para cada peça (tecido ou órgão) será testado o melhor fixador e procederá a técnica de rotina de histologia. A principal coloração será a Hematoxilina e Eosina, quando necessário serão realizadas outras. Todos órgãos serão mantidos em blocos de parafina para futuras reposições de lâminas.
Será elaborado um manual digital com toda a metodologia utilizada nesse projeto para obtenção de lâminas histológicas para fins didáticos. Esse manual será baseado na literatura da área e incluídas as observações necessárias, tais como: tipo de animal para cada órgão específico, fixador adequado e coloração mais indicada. Será elaborado em formato e-book.

Indicadores, Metas e Resultados

Repor 990 laminas das caixa da coleção do laminário da UFPEL.
Confeccionar 40 órgão fixados para futuras reposições.
Escrever um Manual para preparo de lâminas histológicas para fins didáticos.
Suprir a reposição de material para o nosso laboratório de forma permanente e padronizada, obtendo lâmina com descrições histológicas homogêneas, facilitando assim, o estudo de nossos alunos. Com isso acreditamos que haverá uma melhora na qualidade de ensino no Departamento de Morfologia.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA NUNES1
ELIANE FREIRE ANTHONISEN1
HELENA BULOW MATIAS
ISADORA DIAS ROMAGNOLI
JULIENE LOPES COSTA
LUIS AUGUSTO XAVIER CRUZ1
LUIS OTAVIO LOBO CENTENO28
LUIZ FERNANDO MINELLO1
MARLA PIUMBINI ROCHA25
ROSANGELA FERREIRA RODRIGUES1

Página gerada em 18/04/2024 20:41:16 (consulta levou 0.197975s)