Nome do Projeto
Confecção de material didático( laminas histológicas) para os cursos da áreas da saúde e biológicas
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
04/10/2021 - 02/10/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
O presente trabalho visa a confecção de lâminas histológicas para o laminário (conjunto de lâminas histológicas) utilizadas nas aulas prática das disciplinas de Biologia Celular, Histologia e Anatomia do Desenvolvimento, realizadas no Laboratório de Aulas Práticas (NULAB 90270) do Departamento Morfologia (DM) do Instituto de Biologia( IB ) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).
O laboratório de aula prática do Departamento de Morfologia atende 8 cursos da UFPEL abrangendo em torno de 1500 alunos por semestre. Dos cursos que são ministrados aulas práticas, incluem alunos de Medicina, Medicina veterinária, Zootecnia, Nutrição, Licenciatura em Ciências Biológicas, Bacharelado em Ciências Biológicas, Farmácia e Odontologia.
Para confeccionar novas lâminas serão realizadas biópsias de animais para obtenção de tecidos e órgãos. Os materiais serão processados utilizando técnicas usuais de histologia e submetidos à diferentes colorações conforme a necessidade. Alguns órgãos serão mantidos em blocos de parafina, para futuras reposições do laminário.
Será elaborado um manual digit6al, onde será descrito os tipos ideais de animais utilizados para cada órgão da coleção, assim como as metodologias de fixação e coloração histológica.para servir de apoio aos futuros profissionais que venham trabalhar no Laboratório de preparação de Biologia Celular, Histologia e Anatomia do Desenvolvimento (NULAB 90080) e aos demais Laboratórios que preparam lâminas para fins educacionais.
Objetivo Geral
Melhorar a qualidade do laminário do Laboratório de aulas prática das disciplinas na área de Biologia Celular, Histologia e Anatomia do desenvolvimento do Departamento de Morfologia, através de confecção de lâminas histológicas e preservação de blocos histológicos para futuras reposições da coleção e elaboração de um manual de preparo de coleção histológica para fins educacionais.