Nome do Projeto
Releituras do medievo: A recepção da Idade Média (Mittelalterrezeption) do século XIX ao XXI.
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/08/2021 - 31/07/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O presente projeto tem como objetivo discutir e analisar a recepção do medieval em textos literários e não literários, filmes, música e demais artes nos XIX à XXI à luz das teorias de intermedialidade, lançando mão do comparativismo e da análise do discurso.

Objetivo Geral

Analisar a recepção de temas medievais em textos literários, filmes, músicas e qualquer forma de arte nos séculos posteriores à luz de fenômenos complexos como construções de gênero e identidade, nacionalismo e ascensão de extremismos,

Justificativa

Nos últimos anos, principalmente no Brasil, formou-se uma rede de pesquisadores preocupados e atentos aos usos do passado pelas mídias. Sendo assim, o campo dos estudos de recepção da Idade Média torna-se relevante na busca pela compreensão de produções que ressignificam temas e/ou o contexto medieval; nos últimos anos, principalmente no campo da política.

Metodologia

Através de abordagens que tenham como foco Medievalism, Neomedevalism e Mittelalterrezeption, buscar-se-á compreender cada uma das formas de presentificação do passado selecionadas pelos membros do presente projeto de pesquisa.
Para o desenvolvimento da pesquisa serão aplicadas, além do aporte metodológico proveniente das discussões mais recentes acerca do conceito de intermedialidade (cf. RAJEWSKI 2005; CLÜVER 2006; WOLF 2008; WIRTH 2007; CADUFF/FINK/KELLER/ SCHMIDT s/d e SCHRÖTER 1998), o comparativismo (cf. CARVALHAL 1991) e a análise do discurso (cf. ORLANDI 2001; BRANDÃO 2002; BACCEGA 2000) como base para observar e analisar as recepções de temas medievais nas diferentes mídias – como fontes a serem analisadas serão utilizados textos literários e não-literários, filmes, músicas e/ou qualquer outra forma de representação artística (pintura, escultura e arquitetura).
As leituras teóricas propostas pelo coordernador (docente), as mídias a serem analisadas bem como os projetos individuais serão amplamente discutidos pelos integrantes do projeto em encontros quinzenais, dos quais resultarão atas e todas(os) serão incentivadas(os) a apresentar suas pesquisas em eventos e publicá-las em tempo oportuno.

Indicadores, Metas e Resultados

Nos anos em que o projeto estiver em vigência pretende-se, além da publicação de artigos
em periódicos acadêmicos e a apresentação de comunicações/palestras, propor a realização
de projetos de ensino e extensão que contemplem as pesquisas desenvolvidas dentro do
tema aqui proposto. Esse projeto de pesquisa vincula-se ao POIEMA (projeto de ensino com atividades de extensão, principalmente de divulgação histórica nas redes) e, portanto, busca-se também alimentar as redes sociais com os resultados das pesquisas coletivas e individuais para um educação mais ampla acerca do dito medievo e as releituras contemporâneas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIENNE PEIXOTO CARDOSO
DANIEL SOARES REYES
DANIELE GALLINDO GONCALVES8
FRANCINE SEDREZ BUNDE
LUKAS GABRIEL GRZYBOWSKI
LÉO ARAÚJO LACERDA
MAURÍCIO DA CUNHA ALBUQUERQUE
MAURÍCIO DA CUNHA ALBUQUERQUE
VINICIUS CESAR DREGER DE ARAUJO

Página gerada em 24/04/2024 06:44:09 (consulta levou 0.155166s)