Nome do Projeto
Releituras do medievo: A recepção da Idade Média (Mittelalterrezeption) do século XIX ao XXI.
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/08/2021 - 31/07/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O presente projeto tem como objetivo discutir e analisar a recepção do medieval em textos literários e não literários, filmes, música e demais artes nos XIX à XXI à luz das teorias de intermedialidade, lançando mão do comparativismo e da análise do discurso.
Objetivo Geral
Analisar a recepção de temas medievais em textos literários, filmes, músicas e qualquer forma de arte nos séculos posteriores à luz de fenômenos complexos como construções de gênero e identidade, nacionalismo e ascensão de extremismos,
Justificativa
Nos últimos anos, principalmente no Brasil, formou-se uma rede de pesquisadores preocupados e atentos aos usos do passado pelas mídias. Sendo assim, o campo dos estudos de recepção da Idade Média torna-se relevante na busca pela compreensão de produções que ressignificam temas e/ou o contexto medieval; nos últimos anos, principalmente no campo da política.
Metodologia
Através de abordagens que tenham como foco Medievalism, Neomedevalism e Mittelalterrezeption, buscar-se-á compreender cada uma das formas de presentificação do passado selecionadas pelos membros do presente projeto de pesquisa.
Para o desenvolvimento da pesquisa serão aplicadas, além do aporte metodológico proveniente das discussões mais recentes acerca do conceito de intermedialidade (cf. RAJEWSKI 2005; CLÜVER 2006; WOLF 2008; WIRTH 2007; CADUFF/FINK/KELLER/ SCHMIDT s/d e SCHRÖTER 1998), o comparativismo (cf. CARVALHAL 1991) e a análise do discurso (cf. ORLANDI 2001; BRANDÃO 2002; BACCEGA 2000) como base para observar e analisar as recepções de temas medievais nas diferentes mídias – como fontes a serem analisadas serão utilizados textos literários e não-literários, filmes, músicas e/ou qualquer outra forma de representação artística (pintura, escultura e arquitetura).
As leituras teóricas propostas pelo coordernador (docente), as mídias a serem analisadas bem como os projetos individuais serão amplamente discutidos pelos integrantes do projeto em encontros quinzenais, dos quais resultarão atas e todas(os) serão incentivadas(os) a apresentar suas pesquisas em eventos e publicá-las em tempo oportuno.
Para o desenvolvimento da pesquisa serão aplicadas, além do aporte metodológico proveniente das discussões mais recentes acerca do conceito de intermedialidade (cf. RAJEWSKI 2005; CLÜVER 2006; WOLF 2008; WIRTH 2007; CADUFF/FINK/KELLER/ SCHMIDT s/d e SCHRÖTER 1998), o comparativismo (cf. CARVALHAL 1991) e a análise do discurso (cf. ORLANDI 2001; BRANDÃO 2002; BACCEGA 2000) como base para observar e analisar as recepções de temas medievais nas diferentes mídias – como fontes a serem analisadas serão utilizados textos literários e não-literários, filmes, músicas e/ou qualquer outra forma de representação artística (pintura, escultura e arquitetura).
As leituras teóricas propostas pelo coordernador (docente), as mídias a serem analisadas bem como os projetos individuais serão amplamente discutidos pelos integrantes do projeto em encontros quinzenais, dos quais resultarão atas e todas(os) serão incentivadas(os) a apresentar suas pesquisas em eventos e publicá-las em tempo oportuno.
Indicadores, Metas e Resultados
Nos anos em que o projeto estiver em vigência pretende-se, além da publicação de artigos
em periódicos acadêmicos e a apresentação de comunicações/palestras, propor a realização
de projetos de ensino e extensão que contemplem as pesquisas desenvolvidas dentro do
tema aqui proposto. Esse projeto de pesquisa vincula-se ao POIEMA (projeto de ensino com atividades de extensão, principalmente de divulgação histórica nas redes) e, portanto, busca-se também alimentar as redes sociais com os resultados das pesquisas coletivas e individuais para um educação mais ampla acerca do dito medievo e as releituras contemporâneas.
em periódicos acadêmicos e a apresentação de comunicações/palestras, propor a realização
de projetos de ensino e extensão que contemplem as pesquisas desenvolvidas dentro do
tema aqui proposto. Esse projeto de pesquisa vincula-se ao POIEMA (projeto de ensino com atividades de extensão, principalmente de divulgação histórica nas redes) e, portanto, busca-se também alimentar as redes sociais com os resultados das pesquisas coletivas e individuais para um educação mais ampla acerca do dito medievo e as releituras contemporâneas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIENNE PEIXOTO CARDOSO | |||
DANIEL SOARES REYES | |||
DANIELE GALLINDO GONCALVES | 8 | ||
FRANCINE SEDREZ BUNDE | |||
GREGORY RAMOS OLIVEIRA | |||
LUCAS VISCARDI MARQUES | |||
LUKAS GABRIEL GRZYBOWSKI | |||
LÉO ARAÚJO LACERDA | |||
MAURICIO DA CUNHA ALBUQUERQUE | |||
MAURICIO DA CUNHA ALBUQUERQUE | |||
VINICIUS CESAR DREGER DE ARAUJO |