Nome do Projeto
Contribuições do uso de novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no desempenho de edificações
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/08/2021 - 01/08/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O desempenho das edificações tem ganhado destaque no Brasil e causado transformações significativas no setor de arquitetura, engenharia, construção e operação (AECO). Custos elevados de operação dos edifícios e a insatisfação dos usuários com relação ao conforto e bem-estar nas edificações, tem exigido transformações na qualidade dos projetos. Para obter um melhor desempenho das edificações, é necessário escolher um conjunto de soluções adequadas e formas computacionais de desenvolvê-las. Nesse sentido, este projeto de pesquisa propõe investigar as contribuições do uso de novas tecnologias digitais para promoção de edificações com melhor desempenho. Esta pesquisa investiga a compreensão da técnica e utilização de novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para melhorar o desempenho de edificações durante todo seu ciclo de vida.

Objetivo Geral

Avaliar o uso de novas Tecnologias da Informação e Comunicação para melhorar o desempenho de edificações e a tomada de decisão na promoção de soluções que visem a melhoria da qualidade de projeto e a satisfação dos usuários.

Justificativa

Os elevados custos de energia e a insatisfação dos usuários com relação ao conforto das edificações, têm direcionado a adoção de iniciativas verdes para os processos de projeto, de construção e de operação de edifícios. Além disso, tem sido observado um aumento significativo no interesse internacional e apoio dos governos para a promoção de um ambiente construído sustentável através da construção de edifícios com melhor desempenho para seus usuários. Boa saúde e bem-estar são dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Diante disso, novas tecnologias podem ser usadas para apoiar a avaliação de desempenho de edificações e auxiliar as atividades a serem mais gerenciáveis. Neste contexto, na última década, o setor de arquitetura, engenharia, construção e operação (AECO) foi significativamente afetado pelo rápido avanço das Tecnologias da Informação e da Comunicação, mudando dramaticamente as práticas tradicionais baseadas em papel. O avanço do uso de novas tecnologias digitais para projetar edificações forneceu uma série de soluções para apoiar uma gestão colaborativa e uma disseminação do uso da informação através de todo o ciclo de vida da edificação. O uso da tecnologia Building Information Modeling (BIM), por exemplo, aumentou consideravelmente, principalmente devido aos vários benefícios e reduções de custos que a tecnologia proporciona durante as diferentes etapas do ciclo de vida de uma edificação. A relevância deste projeto de pesquisa está em contribuir ao conhecimento sobre a aplicabilidade de novas tecnologias digitais, tais como BIM e fabricação digital, para melhorar os processos de projeto e a tomada de decisões visando a melhoria do desempenho de edificações.

Metodologia

Desenvolver uma pesquisa exploratória para evidenciar as contribuições de novas tecnologias digitais para tomada de decisão na promoção de soluções em prol da melhoria do desempenho de edificações. Para isso, será feita uma revisão bibliográfica sobre estudos existentes e aplicação destas tecnologias em estudos de caso.

Indicadores, Metas e Resultados

Identificar as contribuições práticas e teóricas do uso de novas tecnologias digitais para melhorar os processos de projeto.
Identificar as contribuições do uso destas tecnologias para melhorar o desempenho de edificações.
Estabelecer uma cultura de reconhecimento das potencialidades do uso destas novas tecnologias durante o ciclo de vida de edificações.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Eduardo Ductra Bortolotti
LUISA RODRIGUES FELIX DALLA VECCHIA2
Marco Antonio Mello
RAFAELA BORTOLINI12
RAUL BALBINOTI RODRIGUES

Página gerada em 19/04/2024 21:47:38 (consulta levou 0.138596s)