Nome do Projeto
Arte, Ensino de arte e estéticas do Sul
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
15/06/2021 - 15/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O presente projeto pretende aprofundar estudo sobre metodologias de ensino de arte e estéticas que tratem da arte no Sul do Brasil e da América Latina como modo de refletir novas ênfases no ensino da arte, nos currículos de formação de professores e de artistas, bem como, ter consciência da produção latino-americana de artistas/professores pouco conhecidos (as) nos países que fazem parte deste continente sul-americano. Dando sequencia ao pesquisado em projetos anteriores como Revisitando o ILA , e Artistas do Sul, que aborda o trabalho de professores e artistas formados pela UFPel desde os primórdios da criação desta universidade e como as metodologias de ensino tanto de professores, que atuam nas escolas da cidade de Pelotas e REgiaõ Sul do país, quanto de artistas que se projetam local e nacionalmente, tomando referências de sa formação. REgistrar as histórias de vida destes professores, bem como suas poéticas e metolodogia de trabalho é um modo de colaborar com a história da arte e do ensino da arte, do RS e do Brasil, a ainda da América Latina, dando visibilidade e inserindo nos currículos de nossos cursos estes autores e autoras artistas.

Objetivo Geral

Investigar um grupo de professores(as) artistas de Pelotas atuantes na cidade e na UFPel, com vistas a preservar a memória do ensino de artes, enfatizar processos poéticos e discursos, segundo uma abordagem transdisciplinar que perpassa a estética, a educação, a memória e a cultura. O estudo envolve artistas/professores que se projetam internacionalmente, principalmente no âmbito da América Latina.

Justificativa

Contar a história dos/das docentes/artistas que integraram o extinto Instituto de Artes e Design e permaneceram vinculados a Instituição junto ao atual Centro de Artes da UFPel, se justifica pela valorização e registro das atuações, destacando o protagonismo artístico e as metodologias inovadoras que impactaram e continuam afetando a arte e seu ensino em nossa região, com abrangência no país e para além das fronteiras. Nosso interesse vai ao encontro do(a) professor(a)/artista para situar essas personagens na coletânea de histórias extraordinárias, para encantar gente grande e pequena. As experiências de vida, o pensamento sobre arte, os processos criativos que animam pesquisas poéticas, propostas didáticas, inventam salões e exposições, instalações e intervenções constituem o mote da investigação com pretensão de contribuir para o conhecimento da História da Arte e seu Ensino em nossa Instituição, na região e no Brasil.

Metodologia

A metodologia, baseada nos conceitos da ARTogrfia, da atuação de professor/artista/pesquisador, considerando o fazer artístico vinculado ao ensino e à pesquisa, envolve as etapas de levantamento do material, estudo, concepção editorial, seleção de materiais e técnicas, ilustração e projeto gráfico, registro e documentação do processo investigativo, com todas as etapas percorridas, reuniões de avaliação, produção de material para apresentação em eventos acadêmicos e artísticos.
A investigação percorre arquivos, catálogos, artigos, livros, entrevistas e depoimentos para construir os perfis extraordinários, bem como um conjunto de imagens contemporâneas, parte delas conservadas em museus, galerias e acervos privados.

Indicadores, Metas e Resultados

Integração e troca de experiências;
Qualificação e formação de público;
Promoção da arte e da cultura;
produção de artigos para eventos e periódicos da área

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINA FOGACA TENOTTI
CAROLINE LEAL BONILHA2
LARISSA PATRON CHAVES SPIEKER2
NADIA DA CRUZ SENNA4
RENAN SILVA DO ESPIRITO SANTO
URSULA ROSA DA SILVA2

Página gerada em 25/04/2024 12:53:14 (consulta levou 0.171508s)