Nome do Projeto
O que pensam os artistas? Estudo das concepções sobre produção e ensino de artes visuais no Brasil.
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
21/05/2021 - 14/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Este projeto dedica-se a investigar as concepções, as abordagens e os procedimentos dos artistas contemporâneos sobre processos criativos, sobre o papel da arte para a sociedade e sobre metodologias de ensino de arte. Também é intenção deste projeto investigar a importância, para os artistas, do conhecimento acumulado na área de artes visuais, sistematizado pelos próprios artistas, pelos historiadores, pelos curadores e pelos críticos de arte.
Objetivo Geral
Investigar as concepções, as abordagens e os procedimentos dos artistas contemporâneos sobre processos criativos, sobre o papel da arte para a sociedade e sobre metodologias de ensino de arte, a fim de produzir documentos que subsidiem as instituições culturais e educacionais, no que se refere à estruturação e reestruturação de programas, projetos e ações.
Justificativa
Os artistas visuais, que, desde o século XVI, reivindicam a autonomia de pensamento e de capacidade reflexiva, lutando contra as condições de subalternidade e de dependência de mecenas e da boa vontade de governos, contribuíram significativamente não apenas com a produção artística propriamente dita, sem a qual o campo das artes não existiria, mas também com a produção intelectual que sedimenta o território no qual instituições culturais e educacionais tem assentado suas bases.
O presente projeto pretende dar voz aos artistas, aqui considerados como pesquisadores natos, que, nas experiências diárias com ideias, elementos e matérias, aprimoram-se tecnicamente, constituem linguagens, propõem experimentações, lançam provocações, produzem artefatos (ou agenciam outros produtores para a execução das peças), que passam a integrar o universo das artes visuais, em toda a sua complexidade, alcançando, muitas vezes, ultrapassar as fronteiras artísticas e atuar no campo da cidadania e da participação política, quando o desejam.
Os(as) artistas, cada vez mais, ocupam o lugar de emissores de mensagens dirigidas ao público em geral, que podem afetar não apenas as concepções estéticas, como também filosóficas, ideológicas e políticas daqueles que entram em contato com as obras e/ou com as entrevistas e apresentações verbais. Neste âmbito, o presente projeto investigará as concepções que os artistas eventualmente tenham de ações educativas e de metodologias de interação com o público que possam ser desenvolvidas junto às instituições culturais e artísticas, assim como na área da Educação, abrangendo os níveis fundamental e médio.
Pelas razões acima elencadas, este projeto busca dar voz aos artistas, de maneira que as concepções e opiniões expressas possam ser consideradas pelas instituições culturais e educacionais, quando necessário, para a definição das programações abertas ao público ao dos programas curriculares oferecidos aos estudantes de artes visuais.
O presente projeto pretende dar voz aos artistas, aqui considerados como pesquisadores natos, que, nas experiências diárias com ideias, elementos e matérias, aprimoram-se tecnicamente, constituem linguagens, propõem experimentações, lançam provocações, produzem artefatos (ou agenciam outros produtores para a execução das peças), que passam a integrar o universo das artes visuais, em toda a sua complexidade, alcançando, muitas vezes, ultrapassar as fronteiras artísticas e atuar no campo da cidadania e da participação política, quando o desejam.
Os(as) artistas, cada vez mais, ocupam o lugar de emissores de mensagens dirigidas ao público em geral, que podem afetar não apenas as concepções estéticas, como também filosóficas, ideológicas e políticas daqueles que entram em contato com as obras e/ou com as entrevistas e apresentações verbais. Neste âmbito, o presente projeto investigará as concepções que os artistas eventualmente tenham de ações educativas e de metodologias de interação com o público que possam ser desenvolvidas junto às instituições culturais e artísticas, assim como na área da Educação, abrangendo os níveis fundamental e médio.
Pelas razões acima elencadas, este projeto busca dar voz aos artistas, de maneira que as concepções e opiniões expressas possam ser consideradas pelas instituições culturais e educacionais, quando necessário, para a definição das programações abertas ao público ao dos programas curriculares oferecidos aos estudantes de artes visuais.
Metodologia
A metodologia utilizada na realização deste projeto está diretamente relacionada com o trabalho na área de história da arte baseado nos conhecimentos históricos, historiográficos, filosóficos, sociológicos, iconológicos e iconográficos. Envolve leitura de textos, leitura de obras de arte, conversa com artistas, captação de dados a partir das entrevistas, e elaboração de textos a serem divulgados nas publicações científicas e nos cursos em nível de graduação e pós-graduação das universidades brasileiras e estrangeiras.
Indicadores, Metas e Resultados
INDICADORES
1. Relação entre os dados da realidade e as experiências dos artistas em atuação na contemporaneidade.
2. Relevância dada às concepções e práticas dos artistas visuais nos meios acadêmicos.
3. Reconhecimento da opinião dos artistas visuais contemporâneos na tomada de decisão de gestores e educadores sobre processos ligados ao trabalho artístico.
METAS
1. Reconhecer as concepções dos(as) artistas contemporâneos sobre arte e ensino de arte.
2. Identificar teorias desenvolvidas pelos(as) artistas contemporâneos.
3. Valorizar as concepções e as teorias desenvolvidas pelos artistas contemporâneos.
RESULTADOS ESPERADOS
Produção de:
Artigos que sintetizem concepções sobre arte e sobre ensino de arte na contemporaneidade, a serem divulgados em publicações científicas na área de artes visuais.
Capítulos de livros que tratem de aspectos particulares da concepção de artistas contemporâneos sobre arte e sobre ensino de arte.
Livro que aborde o pensamento dos artistas contemporâneos sobre os aspectos investigados.
1. Relação entre os dados da realidade e as experiências dos artistas em atuação na contemporaneidade.
2. Relevância dada às concepções e práticas dos artistas visuais nos meios acadêmicos.
3. Reconhecimento da opinião dos artistas visuais contemporâneos na tomada de decisão de gestores e educadores sobre processos ligados ao trabalho artístico.
METAS
1. Reconhecer as concepções dos(as) artistas contemporâneos sobre arte e ensino de arte.
2. Identificar teorias desenvolvidas pelos(as) artistas contemporâneos.
3. Valorizar as concepções e as teorias desenvolvidas pelos artistas contemporâneos.
RESULTADOS ESPERADOS
Produção de:
Artigos que sintetizem concepções sobre arte e sobre ensino de arte na contemporaneidade, a serem divulgados em publicações científicas na área de artes visuais.
Capítulos de livros que tratem de aspectos particulares da concepção de artistas contemporâneos sobre arte e sobre ensino de arte.
Livro que aborde o pensamento dos artistas contemporâneos sobre os aspectos investigados.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CAROLINE LEAL BONILHA | 6 | ||
LIZIANE ALDRIGHI LEMOS | |||
NEIVA MARIA FONSECA BOHNS | 8 | ||
ROGERIO VANDERLEI DE LIMA TRINDADE | 7 |