Nome do Projeto
O que pensam os artistas? Estudo das concepções sobre produção e ensino de artes visuais no Brasil.
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
21/05/2021 - 14/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Este projeto dedica-se a investigar as concepções, as abordagens e os procedimentos dos artistas contemporâneos sobre processos criativos, sobre o papel da arte para a sociedade e sobre metodologias de ensino de arte. Também é intenção deste projeto investigar a importância, para os artistas, do conhecimento acumulado na área de artes visuais, sistematizado pelos próprios artistas, pelos historiadores, pelos curadores e pelos críticos de arte.

Objetivo Geral

Investigar as concepções, as abordagens e os procedimentos dos artistas contemporâneos sobre processos criativos, sobre o papel da arte para a sociedade e sobre metodologias de ensino de arte, a fim de produzir documentos que subsidiem as instituições culturais e educacionais, no que se refere à estruturação e reestruturação de programas, projetos e ações.

Justificativa

Os artistas visuais, que, desde o século XVI, reivindicam a autonomia de pensamento e de capacidade reflexiva, lutando contra as condições de subalternidade e de dependência de mecenas e da boa vontade de governos, contribuíram significativamente não apenas com a produção artística propriamente dita, sem a qual o campo das artes não existiria, mas também com a produção intelectual que sedimenta o território no qual instituições culturais e educacionais tem assentado suas bases.
O presente projeto pretende dar voz aos artistas, aqui considerados como pesquisadores natos, que, nas experiências diárias com ideias, elementos e matérias, aprimoram-se tecnicamente, constituem linguagens, propõem experimentações, lançam provocações, produzem artefatos (ou agenciam outros produtores para a execução das peças), que passam a integrar o universo das artes visuais, em toda a sua complexidade, alcançando, muitas vezes, ultrapassar as fronteiras artísticas e atuar no campo da cidadania e da participação política, quando o desejam.
Os(as) artistas, cada vez mais, ocupam o lugar de emissores de mensagens dirigidas ao público em geral, que podem afetar não apenas as concepções estéticas, como também filosóficas, ideológicas e políticas daqueles que entram em contato com as obras e/ou com as entrevistas e apresentações verbais. Neste âmbito, o presente projeto investigará as concepções que os artistas eventualmente tenham de ações educativas e de metodologias de interação com o público que possam ser desenvolvidas junto às instituições culturais e artísticas, assim como na área da Educação, abrangendo os níveis fundamental e médio.
Pelas razões acima elencadas, este projeto busca dar voz aos artistas, de maneira que as concepções e opiniões expressas possam ser consideradas pelas instituições culturais e educacionais, quando necessário, para a definição das programações abertas ao público ao dos programas curriculares oferecidos aos estudantes de artes visuais.

Metodologia

A metodologia utilizada na realização deste projeto está diretamente relacionada com o trabalho na área de história da arte baseado nos conhecimentos históricos, historiográficos, filosóficos, sociológicos, iconológicos e iconográficos. Envolve leitura de textos, leitura de obras de arte, conversa com artistas, captação de dados a partir das entrevistas, e elaboração de textos a serem divulgados nas publicações científicas e nos cursos em nível de graduação e pós-graduação das universidades brasileiras e estrangeiras.

Indicadores, Metas e Resultados

INDICADORES
1. Relação entre os dados da realidade e as experiências dos artistas em atuação na contemporaneidade.
2. Relevância dada às concepções e práticas dos artistas visuais nos meios acadêmicos.
3. Reconhecimento da opinião dos artistas visuais contemporâneos na tomada de decisão de gestores e educadores sobre processos ligados ao trabalho artístico.

METAS
1. Reconhecer as concepções dos(as) artistas contemporâneos sobre arte e ensino de arte.
2. Identificar teorias desenvolvidas pelos(as) artistas contemporâneos.
3. Valorizar as concepções e as teorias desenvolvidas pelos artistas contemporâneos.

RESULTADOS ESPERADOS

Produção de:
Artigos que sintetizem concepções sobre arte e sobre ensino de arte na contemporaneidade, a serem divulgados em publicações científicas na área de artes visuais.
Capítulos de livros que tratem de aspectos particulares da concepção de artistas contemporâneos sobre arte e sobre ensino de arte.
Livro que aborde o pensamento dos artistas contemporâneos sobre os aspectos investigados.


Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE LEAL BONILHA6
LIZIANE ALDRIGHI LEMOS
NEIVA MARIA FONSECA BOHNS8
ROGERIO VANDERLEI DE LIMA TRINDADE7

Página gerada em 19/04/2024 06:54:59 (consulta levou 0.146412s)