Nome do Projeto
Formatos e linguagens alternativas (não textuais) para narrativas científicas
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
16/05/2021 - 15/05/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto volta à pesquisa, discussão e desenvolvimento de linguagens alternativas de comunicação do conhecimento científico, sobretudo através de audiovisuais.

Objetivo Geral

Pesquisar formatos e linguagens alternativas (não textuais) para narrativas científicas mais acessíveis e atraentes a públicos não especialistas

Justificativa

A produção de conhecimento descolonizado e contra-hegemônico sobre coletivos subalternos, contribui com as atuais reflexões e movimentos autocríticos das ciências humanas e sociais em geral. A pesquisa aqui proposta reconhece a variedade epistêmica e política do mundo, com sua diversidade de histórias locais em relação e conflito com a modernidade européia (Santos 1995, Mignolo 2003). A crítica à normatividade e o reconhecimento da pluralidade e da heterogeneidade são hoje algumas das principais preocupações na academia. Em conjunto, os interesses desta pesquisa são dirigidos pela ideia de trabalhar no mundo e trabalhar a modo de mudá-lo. A pesquisa aqui proposta se relaciona a um conjunto de inferências empíricas que se produzem a partir de uma sensibilidade que tem conseqüências políticas, que reconhece que o trabalho acadêmico é performativo e que o conhecimento é sempre uma interferência no mundo (Law e Singleton, 2013:501).
O projeto em tela favorece a inserção social da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), especialmente seu Depto de Antropologia e Arqueologia, através da comunicação de conhecimentos para públicos não acadêmicos e produção de materiais didáticos e paradidáticos para ensino fundamental e médio. Nesse sentido, o projeto auxilia no atendimento das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tratam da obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas. O cumprimento da legislação, entretanto, ainda esbarra tanto na falta de informação quanto na resistência de famílias e, muitas vezes, das próprias escolas, em assumir integralmente o compromisso em dar espaço e visibilizar, nas práticas de ensino, outras narrativas e outros lugares de fala que não o eurodescendente, branco, masculino, heterossexual e cristão. Pra viabilizar o respeito às diferenças culturais é necessário informação de qualidade, informação disponível para acesso amplo e irrestrito.

Metodologia

A busca por linguagens alternativas de comunicação doe conhecimento arqueológico é um caminho trilhado por algumas pesquisadoras interessadas em ampliar o alcance das necessárias des-naturalizações desses discursos (Ribeiro et al 2018, Wichers Moraes 2017). A interface com a museologia traz as discussões de patrimônio digital e a abordagem do portal de internet como repositório digital de narrativas materiais e mediador de novas e imprevisíveis relações com patrimônios culturais, relatos arqueológicos e narrativas etnográficas. Na estrutura da proposta, a própria concepção e desenvolvimento do repositório digital é também tema de reflexão metodológica, situado no mesmo continuum de produção de conhecimento que as pesquisas teóricas e empíricas cujos dados e discussões são compartilhados (sensu SCHOENI, 2014:90).
Assim, temos buscado construir narrativas verbo-visuais (imagens e palavras, escritas e/ou faladas); imagens digitais (construídas virtualmente); linguagens virtuais (linguagens constituídas online e infonarrativas, informações que fazem parte de uma narrativa, o contexto) para a partir delas compartilhar as discussões e conteudos do projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Explorar as formas de comunicação nas redes sociais da internet, buscamos diversificar as linguagens e abordagens estabelecidas no plano de comunicação do AMAA através de narrativas verbo-visuais;
Produzir videoensaios e webserie educativos para disponibilização no site do AMAA

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GABRIELLE REIS FERREIRA
ISABELLA ALVES GUIMARÃES
JULIANA GASPAR ROSALINI
LOREDANA MARISE RICARDO RIBEIRO1

Página gerada em 19/04/2025 01:47:37 (consulta levou 0.088723s)