Nome do Projeto
Relações pandêmicas: emoção, racionalidade e traços de caráter.
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/08/2021 - 31/08/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A pandemia Covid-19 poderia estar criando novos tipos de vínculos nas relações humanas? Viver em tempos de pandemia é como ter a Espada de Dâmocles pendurada no pescoço todos os dias. Esta situação conduziu a mudanças significativas no modus operandi das nossas relações familiares, profissionais, sociais e mesmo religiosas, uma vez que responder a questão acima requer a compreensão de que os elementos morais das nossas relações são variados. E embora uma ampla gama de discussões filosóficas tenha mapeado algumas questões morais relacionadas à pandemia, uma coisa que parece ter sido negligenciada é que as próprias relações humanas têm um lugar de destaque como objeto de estudo. Devemos estar preparados para desdobrar o que chamamos de relações pandêmicas para compreender em profundidade as implicações dessa nova (provisória ou não) dinâmica social em nossas vidas morais. Nossa intenção com este projeto analisar como nossas relações durante tempos de pandemia molda nossas relações morais. Como o título sugere, o projeto se concentra em três pontos principais: emoções, racionalidade e traços de caráter. O primeiro e o segundo pontos podem ser vistos como um fenômeno de Janus-faced. No primeiro, exploramos as relações pandêmicas com base em contornos emocionais. Para começar, devemos os conceitos de egoísmo e altruísmo, a fim de compreender suas nuances e peculiaridades nas interações humanas atormentadas por Covid-19. E, por último, o medo e a raiva serão considerados como tendo uma valência negativa nas interações sociais. Eles serão examinados a partir das perspectivas das ciências políticas, psicológicas e biológicas com o único propósito de aumentar nossa compreensão da adesão dos indivíduos ao populismo no contexto do COVID-19. O segundo ponto trata da racionalidade de nossas ações em situações extremas. As condições de agência são destacadas a partir de processos de tomada de decisão racionais e não racionais. Os filósofos morais também precisam abordar algumas respostas ao negador racional, cuja existência não é mera ficção em tempos de ataques à ciência. Mesmo situações que antes poderiam ser consideradas comuns, como lavar as mãos antes de almoçar em um restaurante ou manter uma distância respeitosa dos outros, agora são pintadas com cores fortes em discussões filosóficas e morais. Como esse conjunto de circunstâncias oferece uma mudança na dinâmica natural de nossas considerações, parece pressionar a racionalidade (instrumental ou não) de nossas escolhas em situações de risco. Finalmente, nosso terceiro ponto considera o papel que os traços de caráter dos agentes desempenham na formação da qualidade moral de nossos relacionamentos em tempos de pandemia. O isolamento e a distância social causados pela pandemia podem afetar profundamente nossas convicções morais, políticas e jurídicas.

Objetivo Geral

- Analisar as implicações das relações humanas estabelecidas durante a pandemia COVID-19 relacionadas às emoções, racionalidade e traços de caráter.

Justificativa

Diante do cenário pandêmico do COVID-19, é fundamental estabelecer as implicações sobre o modo como as relações humanas foram remodeladas ao longo da maior pandemia do Século XXI. De forma específica, as relações humanas foram alteradas em três eixos centrais para as discussões de filosofia prática: os tipos de emoções que se desenvolvem em uma situação pandêmica; as condições de racionalidade envolvidas na tomada de decisão; os traços de caráter dos agentes em tais situações.

Metodologia

a) Análise de literatura recente sobre o tema da pandemia do COVID-19 diretamente relacionadas às questões éticas, política e jurídicas;

b) Pesquisa de obras seminais que demonstrem relevância para o projeto através de uma bibliografia especializada sobre a problemática em questão;

Indicadores, Metas e Resultados

- Apresentação do texto em Congresso ou similar;

- Publicação de artigo em revista de Filosofia especializada da área.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EVANDRO BARBOSA8
KEBERSON BRESOLIN8

Página gerada em 16/10/2021 12:39:56 (consulta levou 0.087209s)