Nome do Projeto
VIII Semana Acadêmica da Farmácia - UFPel
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
13/09/2021 - 17/09/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A Farmácia é um curso com áreas multidisciplinares em constante crescimento e aperfeiçoamento, onde, com o seu cenário atual de expansão, é necessária a busca constante pelo conhecimento e complementação da formação de seus profissionais. A Semana Acadêmica da Farmácia - Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é um evento promovido pelo curso de Farmácia da UFPel, planejado, organizado e executado por alunos de graduação, juntamente com os professores, abrangendo temas pertinentes à área de Farmácia. A Semana Acadêmica da Farmácia - UFPel, que neste ano de 2021 ocorrerá em sua oitava edição, consistirá em palestras e mostra acadêmica. Está previsto que o evento ocorra entre os dias 13 e 17 de setembro de 2021, de forma remota. O público alvo do evento são alunos de graduação, pós-graduação e profissionais com interesse na ampla área de Farmácia. Baseado na participação das edições anteriores, espera-se a participação de alunos de diversas instituições, promovendo debates sobre as ações no âmbito farmacêutico. Com a realização deste evento é possível impulsionar ações de apoio ao ensino, com a troca de conhecimento, integração multidisciplinar e promoção do crescimento acadêmico. As relações pessoais são fortalecidas entre os participantes do evento, a capacidade de organização e de motivação para o trabalho entre os alunos são aperfeiçoadas, assim como o conhecimento técnico-científico é estimulado e ampliado.

Objetivo Geral

Realizar a VIII Semana Acadêmica da Farmácia - UFPel tendo como público alvo estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais farmacêuticos e de áreas da saúde de Pelotas e região, permitindo e incentivando a troca de experiências entre os participantes do evento.

Justificativa

O curso de Farmácia da UFPel, ao longo dos seus 11 anos de existência, vem exercendo um papel fundamental no cenário regional e gaúcho de formação de profissionais farmacêuticos, atuando como articulador de mudanças no pensar e agir, desde a sua formação enquanto acadêmico até a sua inserção no mercado de trabalho.
Devido ao perfil generalista de formação do profissional farmacêutico, onde destaca-se uma abordagem multidisciplinar que nem sempre garante uma conexão fiel entre as áreas de atuação profissional com as demandas emergentes da sociedade, torna-se fundamental a troca de experiências entre discentes do curso de Farmácia e profissionais atuando no mercado de trabalho.
Neste sentido, e em decorrência do atual cenário da pandemia de COVID-19, causada pelo SARS-Cov2, o Diretório Acadêmico e a Comissão Organizadora, promovem a realização da VIII Semana Acadêmica de Farmácia – UFPel, visando expandir não apenas a visibilidade dos acadêmicos em relação ao atual cenário profissional, como também, aproximar os acadêmicos da UFPel e de outras instituições de ensino em Farmácia, aos profissionais farmacêuticos de diferentes áreas atuando na pandemia.
Sabe-se que a universidade é um local onde a identidade e o pertencimento promovem o crescimento humano e a formação de um perfil profissional. Dentro deste processo de formação, o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação são elementos essenciais no desenvolvimento das suas potencialidades humanísticas e tecnicistas, e na sinalização do seu papel na sociedade. Desta forma, nesta edição da Semana Acadêmica será realizada a primeira Mostra Acadêmica de trabalhos, por meio da submissão de um resumo simples e envio de um vídeo de apresentação de até 5 minutos, suscitando a discussão de projetos, metodologias, resultados e perspectivas futuras em relação ao ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação nas áreas de ciências farmacêuticas.
Como justificativa ainda se destaca a importância do desenvolvimento de projetos de organização de eventos acadêmico-científicos, por permitirem a interação entre alunos de diferentes níveis do ensino em Farmácia da UFPel com profissionais farmacêuticos de áreas de interesse, favorecendo a troca de informações, ideias e oportunidades.

Metodologia

O planejamento e organização da VIII Semana Acadêmica da Farmácia - UFPel se dará em reuniões semanais sistemáticas entre a comissão organizadora e professores. O evento terá abrangência regional, e ocorrerá entre os dias 13 e 17 de setembro de 2021, de forma remota, utilizando plataformas digitais, com inscrições gratuitas. A VIII Semana Acadêmica da Farmácia - UFPel consiste em quatro dias de palestras, com a Mostra Acadêmica sendo realizada no quinto dia do evento. As etapas de organização da VIII Semana Acadêmica da Farmácia - UFPel consistirão em:
a) Formação de grupos de trabalho;
b) Discussões sistemáticas dentre os colaboradores de cada grupo de trabalho;
c) Discussões sistemáticas semanais do grande grupo de colaboradores, com definição das propostas e resolução das problemáticas;
Nas etapas que antecedem a execução da VIII Semana Acadêmica da Farmácia - UFPel é necessário a criação e manutenção do site e redes sociais do evento, assim como a ampla divulgação através de mídia eletrônica.
Já nas etapas de realização da VIII Semana Acadêmica da Farmácia são necessários:
- Organização da plataforma de transmissão das palestras;
- Direcionamento dos palestrantes e banca avaliadora às plataformas;
- Aplicação dos formulários de presença e avaliação do evento pelos participantes;
- Envio de certificados;
- Análise dos resultados e confecção do relatório final.

Indicadores, Metas e Resultados

A programação da VIII Semana Acadêmica da Farmácia – UFPel foi elaborada de modo a promover a atualização profissional; propiciar aos alunos contato com profissionais da área farmacêutica; apresentar a função do profissional farmacêutico em equipes multiprofissionais; e expandir e valorizar o papel do farmacêutico nas políticas nacionais, estaduais e municipais de saúde.
O público alvo do evento são alunos de graduação, pós-graduação e profissionais com interesse na ampla área de atuação farmacêutica. Com base na participação das edições anteriores, estima-se a participação de alunos de cursos de áreas afins com a Farmácia, de diversas instituições.
Ao longo dos cinco dias em que se realiza a VIII Semana Acadêmica da Farmácia – UFPel, espera-se que os participantes e palestrantes tenham a oportunidade de discutir, agregar e divulgar suas experiências e informações relativas à formação e a atuação do profissional farmacêutico. Além disso, o evento pretende ser um espaço aberto e dinâmico de divulgação e compartilhamento de conhecimentos e práticas inovadoras em saúde e, que pautada em princípios éticos e de compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio, culmine no desenvolvimento de habilidades e competências profissionais dos participantes em benefício da sociedade.
Além do mais, espera-se que o VIII Semana Acadêmica da Farmácia – UFPel estimule e contribua para o uso racional de medicamentos, para o uso de tecnologia inovadoras em saúde, e que possam expandir e valorizar o papel do farmacêutico nas políticas públicas de saúde, resultando na melhoria da qualidade de vida e dos serviços de saúde prestados à sociedade durante e após a pandemia.
As palestras e a organização do evento serão avaliadas através de formulários destinados aos participantes, sendo posteriormente analisados pela comissão organizadora, sendo os principais resultados inseridos no relatório final deste projeto de ensino.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA PEGORARO SCHIAVON
ALEXANDRE_MIGUEL MEIRINHOS SANTOS CORREIA
ALEXIA DE SOUZA CONTI
ALICE QUEVEDO BARRETO
ALINE DA CUNHA BITENCORT
ALINE MULLER DOSTATNI
ALLYA LARROZA MUHAMMAD EID
AMANDA CRUZ IACKS
AMANDA FERREIRA DA SILVA
AMANDA OTTO SCHIAVON
AMANDA RADMANN DA COSTA
ANA CAROLINA CUNHA RIBEIRO
ANA CAROLINE SOUZA DAS NEVES
ANA JULIA AGUIAR LUCENA
ANA JULIA HIRSCHFELD DE SOUZA
ANA PAULA BONATO WILLE
ANA PAULA VERGARA JACONDINO
ANDRYELLE REIS OSVALD
ANNA LUISA LOTHHAMMER BOHN
ARIANA SILVEIRA LIMA
BERENICE LOPES BARCELOS
BRUNA HOLZ XAVIER
BRUNA MACHADO GODINHO
BRUNA VOIGT RODRIGUES
BRUNA WEEGE DA SILVEIRA MARTINS
BRUNA ZACARIA VILLELA
BRUNA_GAUER
BRUNO FERREIRA DE MENDONÇA SOUSA
CAMILA DOS SANTOS CARDOZO
CAMILA SIMÕES PIRES
CAMILA SIMÕES PIRES
CAREN NEUTZLING MORAIS
CARINE_DAL PIZZOL
CAROLINE DA COSTA FAGUNDES
CAROLINE GARCIA CASTRO
CAROLINE SA BRITTO GRIEP
CATARINE CAVADA
CRISTINA DE SOUZA DOMINGUES
Carlos Emanuel Dos Santos Lopes
Cintia Silveira Garcia
DAIANA KASTER GARCEZ
DAIANE GOVEIA GONÇALVES
DANIELA DE BITTENCOURT MAIA
DANIELLE_DA SILVA ALVES
DEBORAH KATHARINA MARTINS RODRIGUES
DIANER NÖRNBERG STRELOW
DIELEN BENEVENTANA LUDTKE
EDUARDA DE OLIVEIRA LOPES
EDUARDA MARCILI LEMONS
EDUARDA RODRIGUEZ RIVERO
EMELEM MATHIAS LEAL
EMILI CAMPOS DOS SANTOS
EVELYN MIANES BESCKOW
Ediandra Tissot Castro
FAGNER MIRAG TEIXEIRA E SILVA
FELIPE GOULART LEAL
FERMINA FRANCESCA ALVES VARGAS
FERNANDA BRETANHA PÔRTO
FERNANDO LOPEZ ALVEZ
FRANCIELI DA SILVA DOS SANTOS
GABRIEL CHAVIEL LHULLIER
GABRIEL LEITES GARCIA
GABRIELA BANDAR DE CAMPOS
GABRIELA BERGMANN
GABRIELA GONCALVES PINHO
GABRIELA RUSCH
GABRIELE DA ROSA SOUZA
GABRIELE_LENHART
GIULIA BUENO DE OLIVEIRA DA SILVA
GRAZIELE DOS SANTOS BERGMANN
GUILHERME ERNANDES GOULART DA SILVA
GUILHERME TEIXEIRA VOSS
GUSTAVO D'AVILA NUNES
GYULIA RAMOS SOUZA
Gabriele dos Anjos Berwaldt
HENRIQUE BLANK TUCHTENHAGEN
HENRIQUE BREA COELHO
IESA MEDEIROS MARTINS
ISADORA CIELO DE SOUZA
JANAÍNA GONÇALVES TAVARES
JANRIELE SAMARA KRACK
JAQUELINE IEPSEN
JEANIFER TEIXEIRA CAMACHO
JESIELE GAMA GONCALVES
JOAO GABRIEL MUNHOZ PEREIRA
JOSE MARIO BARICHELLO32
JULIA ARAUJO DA SILVA
JULIA DA SILVA CHAVES
JULIA EISENHARDT DE MELLO
JULIA KAMS GOUVEA
JULIA PEREIRA KICKHOFEL
JULIA VICENTE BIONDI
JULIANA BONNESS BIELAVSKI
JULIANA MENDES DA COSTA
JULIANE DE SOUZA CARDOSO
JULIANE FERNANDES MONKS DA SILVA
JULIANE SILVA DE SOUZA
JULIANE TORCHELSEN SARAIVA
JULIA_KATH PEREIRA DA SILVA
JULIETA_CARMELINA CAMPOS MEIRINHOS CORREIA
JULIO CESAR MARQUES GONCALVES
Juliana de Moraes da Silva
JÚLIA HINSCHINCK
KARINE LASTE MACAGNAN
KARINE RAMSON ALVES
KARLINE DA COSTA RODRIGUES
KAROLAI DE CAMPOS FEIJO
KAROLYNE GOULART BARDEMAKER ALVES
KASSIA THANISE MICHELSEN
KAUANA DE OLIVEIRA KENNE
KAUANE DE SOUZA DOROW
KAUANE QUINTANA BORGES
KELLEN BOHLKE THUROW
KEREM REBECA PACHECO DA SILVA
Ketnen Rieffel das Chagas
KÁTIA CRISTIANE HALL
LAIS RENATA MELLO SANCHES
LARISSA MENEZES DA SILVEIRA
LARISSA SOUZA RIBEIRO
LAURA MARTINS FROES
LAVINIA CARVALHO DE OLIVEIRA
LENNON DE OLIVEIRA MEYER
LETÍCIA DEVANTIER KRÜGER
LINDA_DO VALE RENNER
LINEKER EICHOLZ STORCH
LIVIA CONCEICAO LIMA VALENTE
LIVIA SOUZA DA ROSA
LIZANDRA SELAU SANTOS
LUAN SANT'ANNA DE SOUSA
LUANE DOS ANJOS BERWALDT
LUANE PINHEIRO GARCIA
LUCIANA CARDOSO NETA
LUDMILA MEDEIROS MARQUES FEIJO
LUISA PEDROSO ZAHN
LUIZ FERNANDO DUARTE DA SILVA
LUIZA BLOTA CORREA
LUIZA SPOHR
LUTIELI GARCIA MENDES
LUÍZA FUNCK TESSELE
MAHA MOHAMAD OMAR
MAIARA VARGAS MACIEL
MANOELA DO SACRAMENTO
MANUELA SCHEIN
MARCIA JACIONE COSTA
MARIA ANTONIA ARIAS CAMPELO LINK
MARIA ANTONIA SANTOS FLORES
MARIA EDUARDA CARLOS DE SENA
MARILIA BASTOS CAPUA
MAYARA CORREA DA SILVA
MILENA BARTZ RAMSON
MOARA DE CARDOZO DAQUINO
NARRYMAN PINTO ZUGE
NATALIA GONCALVES TAVARES
NATHALIA PASSOS MOURA
NATHALIE SCHAUN BARBOZA
NATÁLIA PONTES BONA
NICOLE GOMES MACHADO
NICOLE OLIVEIRA RODEGHIERO
NICOLE PAVELAK BECKER
Nicoly Vasconcelos de Brito
PABLO DOS SANTOS BORGES
PALOMA TABORDA BIRMANN
PAULA GUIMARÃES CÉSAR
PAULA PEDROSO DOMINGUES
PEDRO HENRIQUE COSTA
PEDRO_FERNANDES
PRISCILA DE SOUZA MARQUES
RAFAELA RODRIGUES MACHADO
RAISSA DA SILVA DUARTE
RAQUEL SILVEIRA HEIFEL
REJANE GIACOMELLI TAVARES
RENATA LEIVAS DE OLIVEIRA
ROMULO DAS NEVES MACIEL
ROSIANE VERGARA LEMOS
SAMANTA ROSA DE OLIVEIRA
SAMUEL RODRIGUES CARVALHO
SANDRO_LUIS RIBEIRO NESS
SERGIO ALBERTO RAZERA DE MATOS JUNIOR
SHAIANE PEREIRA PADILHA
SHEILA SOARES DA CUNHA
STEPHANY FRANCISCO IVANGELISTA
STÉFANI GONÇALVES DORO
SUZANE OLACHEA ALLEND
Sara Keske
TAIS DA SILVA TEIXEIRA RECH
TAIS DA SILVA TEIXEIRA RECH
TAMIRES DA CONCEICAO RAMIRES
TAMIRES DIAS SCHIAVON
TATIANA ACEVEDO LADERECHE
TAUANE BORGES FERREIRA
TAYNÁ AMARAL VELEDA
THALIA SILVA MACHADO
THAYLLINE REIS OSVALD
THIAGO ALVES VARGAS
TÁCIA KATIANE HALL
VERIDIANA VASCONCELOS BALDASSARI
VICTORIA ALMEIDA LUCAS
VICTORIA RIPPOL CARDOSO
VIRGÍNIA MARIA NUNES LEITE
VITORIA JESKE GEHRKE
VITORIA MACIEL COPPA
YAGO DUARTE MOTA

Página gerada em 24/04/2024 10:25:33 (consulta levou 0.513255s)