Nome do Projeto
Compartilhando Mundos Composicionais: diálogos sobre os processos criativos e de aprendizagem para a composição musical na universidade
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
24/05/2021 - 18/09/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Este projeto visa proporcionar um espaço voltado à autorreflexão sobre os processos de aprendizagem da composição musical de estudantes matriculados nas disciplinas de Composição Musical do Curso de Bacharelado em Composição da UFPEL. Neste projeto, vinculado a uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento no PPGE/UFPel, partimos do pressuposto de que o fazer composicional envolve a transformação de significados culturalmente instituídos, em sentidos singulares expressos artisticamente nas obras de cada estudantecompositor(a). Assim, o autoconhecimento (BANDURA, 1986; CERVONE, 2004), possibilitado pela autorreflexão sobre seus processos de ser/fazer-se compositor, torna-se fundamental para a compreensão das intenções/decisões do eu compositor(a) em formação. Como estímulo à autorreflexão, adotaremos a conversa/entrevista em ambiente virtual, com o objetivo de acompanhar a produção dos(as) discentes ao longo de um semestre letivo.

Objetivo Geral

O objetivo deste projeto é proporcionar aos(às) estudantes das disciplinas de Composição Musical um espaço de autoconhecimento sobre a apropriação singular que fazem da cultura e as formas como essa apropriação se expressa em suas obras musicais.

Justificativa

Para justificar a realização deste projeto, dois pressupostos básicos sobre a pedagogia da composição musical precisam ser considerados. O primeiro diz respeito à natureza da aprendizagem para a composição musical. Trata-se da aprendizagem para uma atividade humana subjetiva, abstrata, artística e eminentemente criativa, na qual muito do que aprendemos se deve à exposição repetida, por longos períodos, a determinados padrões musicais presentes em nossa cultura. Isso nos faz memorizar esses padrões de maneira automatizada, em forma de esquemas representacionais, sem necessariamente recebermos instruções ou ensaiá-los intencionalmente (SNYDER, 2000). O segundo pressuposto diz respeito ao ensino da composição musical propriamente dito. Dada a subjetividade e a necessidade de expressão sensível para a realização de uma composição, não há como ensinar alguém a compor suas próprias obras. Em função disso, uma importante função desempenhada pelo(a) professor(a) é estimular os(as) estudantes a compreenderem por si próprios(as) seus processos criativos e de aprendizagem, adquirindo assim autoconsciência. Porém, pelo fato de os processos de representação esquemática ocorrerem de forma encoberta e, também, pela impossibilidade de comunicar adequadamente nossas experiências musicais por meio da linguagem, quando desejamos comunicá-las, somos obrigados a recorrer ao uso de metáforas (NOGUEIRA, 2006 ). Consequentemente, expor os(as) estudantes a situações que requerem a tradução de seus esquemas musicais em metáforas, constitui-se como uma maneira poderosa de levá-los(as) a obter insights sobre seus próprios processos composicionais. Isso justifica, portanto, a proposta deste projeto em forma de uma série de entrevistas individuais, nas quais os(as) discentes serão convidados a descrever os processos composicionais que irão realizar ao longo do semestre.

Metodologia

O projeto será realizado através de um acompanhamento individualizado da produção composicional dos(as) estudantes matriculados nas disciplinas de Composição Musical, durante o 2º semestre de 2020. Para isso, adotaremos a conversa/entrevista em ambiente virtual como forma de estimular o autoconhecimento do eu compositor(a) de cada estudante (KRÜGER, KRÜGER & FRISON, 2019). Assim, semanalmente e/ou de acordo com o ritmo da produção artística individual, cada discente enviará ao entrevistador um trecho de obra, ou obra completa que esteja a produzir para a disciplina de Composição Musical. A partir das produções musicais desses(as) estudantes, serão realizadas questões abertas sobre suas intenções e decisões composicionais.

Indicadores, Metas e Resultados

Esperamos que os momentos de diálogo possibilitados pelo projeto potencializem obtenção de insights por parte dos(as) estudantes acerca dos seus processos criativos e de aprendizagem composicional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAIQUE CHAGAS BERGER
GUSTAVO BORBA SOUTO MAYOR
GUSTAVO SOARES FERNANDES PIRES
LORENA BETANIA OLIVEIRA FONTES
MAURICIO DA CUNHA SALLES
SIGLIA PIMENTEL HOHER CAMARGO2
ÍGOR MENDES KRÜGER

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