Nome do Projeto
Estudo da iconografia sacra a partir da imaginária missioneira
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
08/07/2021 - 20/11/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto de ensino visa contribuir para a especialização e conhecimento da iconografia sacra a partir da imaginária missioneira do Rio Grande do Sul, por parte dos acadêmicos da disciplina de Iconografia e Iconologia e acadêmicos do Curso de Conservação e Restauração. As atividades serão realizadas à distância, com orientações por email e por encontros virtuais.

Objetivo Geral

Capacitar os acadêmicos para identificar a iconografia missioneira ao investigar o passado dessas imagens apontando o referencial imagético e os índices iconográficos que compõem tais imagens.

Justificativa

A disciplina de Iconografia e Iconologia contempla o estudo da iconografia sacra e o projeto de ensino deverá subsidiar o levantamento de material para o acervo desta disciplina, bem como para a disciplina de História da Arte no Rio Grande do Sul. O projeto parte de um real interesse dos acadêmicos em entender que iconografias foram utilizadas como referências para produzir tais imagens, já que a maioria delas chega até nós descaracterizada pela ação do tempo ou foram danificadas por outras razões, impossibilitando reconhecer e identificar de que santos se tratam tais representações, senão pela leitura de suas legendas. Muitas dessas imagens também se perderam, ao serem levadas para o exterior ou ainda comporem acervos particulares, o que justifica a importância do estudo da imaginária que restou em nossos acervos.

Metodologia

A partir de fotografias obtidas nos acervos do Museu Lúcio Costa, no Museu Julio de Castilhos e da leitura do catálogo "Os Sete Povos das Missões" de Salomão Scliar, publicado em Porto Alegre pela Painel Editora (sem data) apurar por meio de pesquisa de imagens como se caracteriza a iconografia dos santos que compõem a imaginária missioneira. O levantamento de imagens será amparado pela leitura de textos e de filmes sobre o assunto. Os encontros para debater os resultados serão semanais, e ao ler e assistir os materiais indicados, os alunos deverão produzir um glossário de termos aplicado aos textos, uma apresentação em slides reunindo a iconografia coletada e um breve relatório com suas impressões. O prazo da elaboração dos trabalhos poderá ser extendido de acordo com a demanda do material.

Glossário: cada leitor organiza os termos que considera pertinentes para elaborar um verbete, fazendo sua "lista" no glossário, sempre indicando a fonte do que assistiu ou leu.

Coleção iconográfica das imagens dos santos da imaginária missioneira: a partir do material estudado, coletar imagens, e iconografia desses santos, sempre indicando o acervo e o autor quando houver. Por exemplo: pinturas, esculturas ou gravuras desses santos. Como se dá isso? Partir de um santo missioneiro, uma escultura missioneira e buscar sua iconografia para amparar a leitura.

Organizar acervo de fotografias obtidas no Museu Lúcio Costa: separar por pastas, com nome da escultura e colocar lá as fotos e as etiquetas.






Indicadores, Metas e Resultados

O projeto de ensino - Estudo da iconografia sacra a partir da imaginária missioneira
- deve gerar os seguintes produtos:

1. Glossário de termos da escultura e cultura missioneira;

2. Coleção iconográfica das imagens dos santos da imaginária missioneira;

3. Organização do acervo de fotografias obtidas no Museu Lúcio Costa;

4. Produção de resumos escritos referente aos resultados do projeto para apresentar em eventos e igualmente, gerar material.

5. Montagem de um acervo da iconografia e dos conceitos chaves para a seguir elaborar slides para as aulas.

6. Elaboração de uma ficha iconográfica com a imagem do santo missioneiro identificando os atributos ou índices iconográficos a partir da pesquisa levantada. Um gráfico.

7. Listagem de atributos de cada santo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDREA LACERDA BACHETTINI1
DANIELE BALTZ DA FONSECA1
IZABELLA CRISTINA DE OLIVEIRA CAVALCANTE
KELI CRISTINA SCOLARI1
LUIZA DA SILVA COUTO
LUIZA FABIANA NEITZKE DE CARVALHO8
TEILOR DO CARMO DA SILVA

Página gerada em 20/04/2024 12:47:19 (consulta levou 0.307950s)