Nome do Projeto
Grupo de Estudos: Jurisdição constitucional, diálogos institucionais e direitos fundamentais
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
02/08/2021 - 02/08/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O Grupo de estudos intitulado Jurisdição Constitucional, diálogos institucionais e direitos fundamentais tem como escopo fomentar o desenvolvimento de reflexões sobre os conteúdos que norteiam as temáticas que envolvem a Jurisdição constitucional, o controle de constitucionalidade, os diálogos institucionais entre os poderes e a proteção dos direitos fundamentais. Vinculado ao Projeto de pesquisa "Jurisdição constitucional, diálogos institucionais entre os poderes e tutela dos direitos fundamentais", o Grupo de Estudos buscará compreender as teorias constitucionais que institucionalizam o desenho político das democracias contemporâneas. Nessa esteira, criou-se no âmbito doutrinário, uma disputa objetivando responder a seguinte pergunta: numa democracia constitucional quem tem mais legitimidade para decidir por último? Dito de outra forma: a quem cabe interpretar a Constituição por último, Cortes constitucionais ou parlamentos? O marco teórico que sustenta o projeto concentra-se na análise de estudos que buscam investigar o espaço ocupado pelos direitos fundamentais nas Constituições contemporâneas, a evolução e o papel da jurisdição constitucional na efetivação das normas constitucionais, a observância do ativismo judicial e da judicialização da política e, com maior destaque, no estudo da aplicação dos diálogos institucionais nos procedimentos (judiciais ou não) de concretização dos direitos fundamentais.

Objetivo Geral

O objetivo principal do Projeto de Ensino (Grupo de Estudos) concentra-se na análise de estudos que buscam investigar a evolução e o papel da jurisdição constitucional na efetivação das normas constitucionais, a observância do ativismo judicial e a aplicação dos diálogos institucionais nos procedimentos de concretização dos direitos fundamentais.

Justificativa

Justifica-se a realização do Projeto de Ensino para que se desenvolva no ambiente acadêmico reflexões criticas sobre a atuação da Jurisdição constitucional no cenário jurídico-político brasileiro, sobre a possibilidade de instauração de um diálogo institucional mais sofisticado e efetivo e, diante dessas possibilidades, analisar de que forma os direitos fundamentais traçados na Constituição podem ser protegidos e efetivos.

Metodologia

Realizar encontros mensalmente com o objetivo de discutir textos conjuntamente com o grupo de trabalho. Ademais, realizar-se-á seminários para o aprofundamento de debates sobre os conteúdos que norteiam o projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

1. Analisar as noções fundamentais, as referências históricas, as tipologias e os conteúdos que versam sobre a doutrina dos diálogos institucionais entre os poderes.
2. Examinar se as teorias dos diálogos institucionais, a partir da jurisdição constitucional e do controle de constitucionalidade, são capazes de proporcionar maior legitimidade democrática ao Poder judiciário para que este promova a efetivação dos direitos fundamentais.
3. Debater matérias importantes que de alguma forma afetam a efetivação dos direitos fundamentais, tais como: o controle de constitucionalidade das leis, a judicialização das questões políticas, a atuação do Poder Judiciário na tutela dos direitos fundamentais e o diálogo institucional entre os poderes.
4. Estudar as teorias dos diálogos institucionais e o seu potencial para reduzir o déficit democrático atribuído ao Poder Judiciário no exercício do controle de constitucionalidade das leis e nas decisões que envolvem direitos fundamentais.
5. Se de fato as Cortes Constitucionais estão mais credenciadas que os parlamentos a se pronunciarem sobre a última palavra em matéria constitucional.
6. Possibilitar a produção de saberes e entendimentos acerca das temáticas inerentes à jurisdição constitucional, aos diálogos institucionais entre os poderes e a efetivação dos direitos fundamentais traçados no contexto da Constituição Federal de 1988.
7. Promover eventos de caráter acadêmico tais como: seminários, mesas redondas, workshops para divulgar e discutir os resultados obtidos no âmbito da pesquisa.
8.Apresentar trabalhos em eventos científicos e publicar artigos em revistas qualificadas e capítulos de livro, oportunizando que a discussão seja coletivizada no âmbito acadêmico e social.

Com isso espera-se alcançar resultados satisfatórios em termos de pesquisa e ensino.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE SCHEER COELHO
CARLOS HENRIQUE RODRIGUES ROQUE
CINEAS RANGEL PERES
GUILHERME SOARES AVILA
HENRIQUE BORDIN VILELA
LUIZA MOTTA ETCHEGARAY
MARCELO DE MOURA RODRIGUES
MARCELO NUNES APOLINARIO2
NATAN NOGUEIRA LOPES
SOPHIA LOPES BOSENBECKER
STEFANO ARMANDO GIULIAN MONIZ
TAMIRA FLOÔR
Tainá Viana
ÂNDREO DA SILVA ALMEIDA

Página gerada em 26/04/2024 01:50:52 (consulta levou 0.313206s)