Nome do Projeto
Diretrizes para relatar estudos científicos
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
26/06/2021 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Este projeto de Ensino tem como objetivo proporcionar aos discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Física aprofundamentos sobre as principais diretrizes para o relato de estudos científicos. As atividades serão conduzidas em duas principais etapas. No primeiro momento serão realizados dois encontros com duas horas de duração sobre os aspectos teórico metodológicos relativos às diretrizes para o relato de estudos científicos. Após, será realizado pelos docentes responsáveis pela condução do projeto o acompanhamento regular (quinzenal) e orientado sobre a utilização das diretrizes para o relato dos estudos associados aos projetos de dissertação de mestrado e de tese de doutorado que estão sendo elaborados pelos discentes. Como resultado espera-se que os discentes utilizem as diretrizes para o relato de estudos científicos na organização de seus artigos científicos.

Objetivo Geral

Proporcionar aos discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Física aprofundamentos sobre as principais diretrizes para o relato de estudos científicos.

Justificativa

A utilização de diretrizes para o relato de estudos científicos faz com que os principais componentes de um estudo científico estejam presentes no documento (artigo científico), aumentando o rigor da pesquisa, sua reprodutibilidade e sua transparência, permitindo ao leitor entendimento de todas as etapas do estudo. Assim, a apresentação e a discussão de diretrizes para o relato de estudos científicos e fundamental na formação de mestres e doutores.

Metodologia

O projeto de ensino será conduzido em dois grande momentos:
1) Serão realizados dois encontros de duas horas cada abordando os aspectos teóricos e metodológicos relacionados às diretrizes para o relato de estudos científicos. Esta etapa será realizada de 26/06/2021 a 03/07/2021;
2) O segundo momento será realizado pelos docentes responsáveis pela condução do projeto de ensino com o acompanhamento regular e orientado sobre a utilização das diretrizes para o relato dos estudos associados aos projetos de dissertação de mestrado e de tese de doutorado que estão sendo elaborados pelos discentes. Este acompanhamento será realizada no mínimo a cada duas semanas de acordo com as demandas de cada estudo de revisão sistemática e metanálise que serão elaborados. Esta etapa será realizada a partir do final da etapa anterior até o final do ano de 2021.
Dada a situação de pandemia causada pela COVID-19, os dois momentos do projeto de ensino serão conduzidos de forma remota utilizando recursos de vídeo chamadas e de mensagens eletrônicas instantâneas

Indicadores, Metas e Resultados

Como resultado espera-se que os discentes utilizem as diretrizes para o relato de estudos científicos na organização e apresentação dos artigos científicos oriundos e/ou associados as suas dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FRANCIÉLE DA SILVA RIBEIRO
GABRIEL BARROS DA CUNHA
GABRIEL GUSTAVO BERGMANN3
GICELE DE OLIVEIRA KARINI DA CUNHA
JULIE HELLEN DE BARROS DA CRUZ
STEPHANIE SANTANA PINTO3
TAMIRES CARVALHO MOTTA
TIAGO WALLY HARTWIG

Página gerada em 18/04/2024 22:55:12 (consulta levou 0.149348s)