Nome do Projeto
ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS AVALIATIVAS
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
14/06/2021 - 14/06/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Quais são os espaços e tempos reservados na formação do professor universitário para pensar sobre a complexidade que envolve a docência? Em quais momentos o professor reflete e discute sobre os processos avaliativos de sua responsabilidade? Na conversa entre os pares, é quase unânime entre os professores e as professoras a falta de espaço/tempo para tratar sobre o tema avaliação. Percebe-se, através das falas, certo desconforto, e muitos reconhecem que reproduzem práticas avaliativas que tiveram enquanto estudantes, o que contribui na naturalização da docência e seus processos de reprodução cultural.
Entender o que é a avaliação, bem como compreender que está inserida na prática pedagógica e dada num contexto histórico-social, pode auxiliar nas reflexões necessárias às mudanças nos processos educativos. Desta forma, ao tratar da questão avaliativa no ensino superior, deve-se necessariamente discutir questões como currículo, concepções de ensino, metodologias, didática, entre outros aspectos. Assim, a pesquisa tem como foco os professores de graduação e suas práticas pedagógicas, com ênfase na avaliação do processo de ensino-aprendizagem.
Portanto, acredita-se que os professores universitários, quando instigados a refletir sobre a avaliação do processo ensino-aprendizagem, e, ao se apropriarem dos saberes específicos da docência, podem modificar suas concepções e práticas avaliativas. Para isso, acredita-se na necessidade de tempos e espaços que gerem essas reflexões.
Para o desenvolvimento do estudo, recorre-se à pesquisa qualitativa, pois, busca-se conhecer com profundidade o fenômeno da avaliação no contexto do ensino e da aprendizagem.
Sobre os procedimentos da pesquisa, levando em consideração que o objetivo geral é instigar a reflexão sobre as práticas avaliativas, e também pelo fato da pesquisadora ser professora de graduação na instituição objeto deste estudo, optou-se pela pesquisa-ação. Este tipo de abordagem, é concebida e realizada em eminente associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo, no qual a pesquisadora e os participantes estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.
A coleta de dados será feita através de encontros com os professores dos cursos de graduação da UFPel. O convite para os Encontros sobre Avaliação foi encaminhado a todos os docentes da UFPel, a partir da coordenação de cada curso. Assim, os professores já realizaram a inscrição no estudo e foram selecionados, através de sorteio, sete participantes de diferentes áreas de conhecimento. Desta forma, serão oito encontros de maneira virtual, de quinze em quinze dias, com duração de duas horas cada, e que ocorrerão entre os anos de 2021 e 2022. Os participantes assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os encontros serão realizados pela plataforma disponibilizada pela UFPel (sistema E-aula) e serão gravados para posterior transcrição das falas.
Após a coleta de dados, organização e transcrição das falas, se utilizará a análise de conteúdo baseado em Bardin (2000), que orienta para incidências, palavras de referência, unidades de registro e de contexto, visando construir categorias analíticas.
Objetivo Geral
Instigar os professores a refletir sobre as práticas avaliativas que realizam em seus cursos de graduação., com o intuito de aperfeiçoá-las.