Nome do Projeto
Descobrindo a Geomorfologia e Hidrogeografia do município de Pelotas/ RS: Conhecer, sensibilizar, preservar
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
29/05/2017 - 20/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Meio ambiente
Linha de Extensão
Educação Ambiental
Resumo
A Geomorfologia e a Hidrogeografia são áreas de conhecimentos sistematizados que, respectivamente, dedicam-se ao estudo do relevo, seus materiais constituintes, formas e processos e ao estudo das diferentes dinâmicas hídricas, assim como, do recurso hídrico, na constituição do espaço geográfico.
Esses conhecimentos são objetos de estudos na educação básica formal, sobretudo, enquanto conteúdos programáticos na disciplina de Geografia, tanto no ensino fundamental como médio. Amparam-se os professores da rede de educação básica, enquanto uma ferramenta de trabalho, nos livros didáticos adotados pelas escolas, os quais trazem a abordagem do conteúdo da Geomorfologia e Hidrogeografia de modo bastante abrangente, sem problematizações locais e regionais.
As problematizações locais e regionais são meios eficientes de compreensão dos conteúdos disciplinares, uma vez que permitem estabelecer relações entre a teoria e a prática, o universo das vivências, o entorno, o cotidiano, aproximando o aluno das realidades que os cercam.
Esse projeto têm a intenção de divulgação e popularização da Geomorfologia e Hidrogeografia no contexto da disciplina de Geografia, junto à comunidade escolar do município Pelotas, mediante atividades de reconhecimento e valorização das características e processos do relevo e da hidrogeografia do município. O projeto quer ser uma ferramenta de promoção do saber local e da educação ambiental nas escolas do município de Pelotas.
Nesse sentido, viabilizar-se-á mediante duas amplas frentes de trabalho, as quais envolvem:
1) A construção de um atlas geomorfológico e de um website, enquanto materiais paradidáticos escolares, para área do município de Pelotas/ RS; a partir da sistematização de informações cientificas e acadêmicas, adequação de linguagens aos níveis de ensino, criação de tabelas, gráficos e mapas, reconhecimentos de campo e registros fotográficos.
2) O desenvolvimento de atividades de ensino (em classe e extra classe) com professores e alunos da rede de ensino básico; a partir da promoção de seminários temáticos e trabalhos de campo, com vistas ao reconhecimento da geomorfologia e hidrogeografia do município de Pelotas/ RS.
Desse modo, quer-se através desse projeto levar conhecimentos científicos produzidos na academia e se oportunizar experiências de docentes e discentes da instituição com a sociedade; valorizando-se o intercâmbio de ideias e práticas, qualificando-se a formação acadêmica profissional e se aproximando a universidade da comunidade, reforçando-se sua função social.
Objetivo Geral
Promover ações de educação ambiental com professores e alunos de escolas do município de Pelotas/ RS, através do reconhecimento da Geomorfologia e Hidrogeografia do município, com a construção de um atlas geomorfológico, de um website, materiais paradidáticos escolares e a promoção de seminários temáticos e trabalhos de campo, e, desse modo, levar conhecimentos científicos produzidos na academia e se oportunizar experiências de docentes e discentes da instituição com a sociedade, valorizar o intercâmbio de ideias e práticas, qualificar a formação acadêmica profissional e se aproximar a universidade da comunidade.
Justificativa
A Geomorfologia e a Hidrogeografia, mediante o estudo do relevo e dos recursos hídricos, são objetos de estudos na educação básica formal, sobretudo, enquanto conteúdos programáticos na disciplina de Geografia, tanto no ensino fundamental como médio.
Amparam-se os professores da rede de educação básica, enquanto uma ferramenta de trabalho, nos livros didáticos adotados pelas escolas, os quais trazem a abordagem do conteúdo da Geomorfologia e Hidrogeografia de modo bastante abrangente, sem problematizações locais e regionais.
As problematizações locais e regionais são meios eficientes de compreensão dos conteúdos disciplinares, uma vez que permitem estabelecer relações entre a teoria e a prática, o universo das vivências, o entorno, o cotidiano, aproximando o aluno das realidades que os cercam.
Esse projeto se justifica pela divulgação e popularização da Geomorfologia e Hidrogeografia no contexto da disciplina de Geografia, junto à comunidade escolar do município Pelotas, mediante atividades de reconhecimento e valorização das características e processos do relevo e da hidrogeografia do município. O projeto quer ser uma ferramenta de promoção do saber local e da educação ambiental nas escolas do município de Pelotas.
Desse modo, quer-se através desse projeto levar conhecimentos científicos produzidos na academia e se oportunizar experiências de docentes e discentes da instituição com a sociedade; valorizando-se o intercâmbio de ideias e práticas, qualificando-se a formação acadêmica profissional e se aproximando a universidade da comunidade, reforçando-se sua função social.
Amparam-se os professores da rede de educação básica, enquanto uma ferramenta de trabalho, nos livros didáticos adotados pelas escolas, os quais trazem a abordagem do conteúdo da Geomorfologia e Hidrogeografia de modo bastante abrangente, sem problematizações locais e regionais.
As problematizações locais e regionais são meios eficientes de compreensão dos conteúdos disciplinares, uma vez que permitem estabelecer relações entre a teoria e a prática, o universo das vivências, o entorno, o cotidiano, aproximando o aluno das realidades que os cercam.
Esse projeto se justifica pela divulgação e popularização da Geomorfologia e Hidrogeografia no contexto da disciplina de Geografia, junto à comunidade escolar do município Pelotas, mediante atividades de reconhecimento e valorização das características e processos do relevo e da hidrogeografia do município. O projeto quer ser uma ferramenta de promoção do saber local e da educação ambiental nas escolas do município de Pelotas.
Desse modo, quer-se através desse projeto levar conhecimentos científicos produzidos na academia e se oportunizar experiências de docentes e discentes da instituição com a sociedade; valorizando-se o intercâmbio de ideias e práticas, qualificando-se a formação acadêmica profissional e se aproximando a universidade da comunidade, reforçando-se sua função social.
Metodologia
A) Revisões bibliográficas (fichamento de conteúdo) sobre a Geomorfologia, Hidrogeografia e a evolução nos diferentes usos e coberturas da terra no município de Pelotas/ RS e região, mediante pesquisas de livros, revistas, jornais, dissertações e teses sobre a Geomorfologia, Hidrogeografia e a evolução nos diferentes usos e coberturas da terra no município de Pelotas/ RS e região;
B) Pesquisa e construção de materiais de apoio didático, recursos audiovisuais, mapas conceituais, slides, blogs e construção do “Atlas Geomorfológico de Pelotas/ RS”, material paradidático voltado para o ensino básico, com conteúdo que problematize localmente e regionalmente as questões pertinentes ao relevo do município de Pelotas e região.
C) Identificação, cadastro e seleção de escolas públicas interessadas no desenvolvimento do projeto;
D) Pesquisa, preparação (construção de roteiros e fichas de análises de pontos pré-determinados) e realização de trabalhos de campo de reconhecimentos geomorfológicos e hidrogeográficos do município de Pelotas com professores e alunos da rede de ensino básico;
E) Desenvolvimento de seminários temáticos nas escolas, acerca da Geomorfologia e Hidrogeografia do município de Pelotas/ RS.
B) Pesquisa e construção de materiais de apoio didático, recursos audiovisuais, mapas conceituais, slides, blogs e construção do “Atlas Geomorfológico de Pelotas/ RS”, material paradidático voltado para o ensino básico, com conteúdo que problematize localmente e regionalmente as questões pertinentes ao relevo do município de Pelotas e região.
C) Identificação, cadastro e seleção de escolas públicas interessadas no desenvolvimento do projeto;
D) Pesquisa, preparação (construção de roteiros e fichas de análises de pontos pré-determinados) e realização de trabalhos de campo de reconhecimentos geomorfológicos e hidrogeográficos do município de Pelotas com professores e alunos da rede de ensino básico;
E) Desenvolvimento de seminários temáticos nas escolas, acerca da Geomorfologia e Hidrogeografia do município de Pelotas/ RS.
Indicadores, Metas e Resultados
Enquanto indicadores do projeto, propõem-se auto avaliações com os integrantes e comunidade envolvida, alunos e professores das escolas, a fim de mensuração, na perspectiva de análises, dos resultados esperados.
Busca-se com esse projeto de extensão se contribuir para qualificação do processo de ensino–aprendizagem em escolas da rede pública do ensino básico do município de Pelotas, assim como, contribuir para formação acadêmico-profissional de acadêmicos da universidade, mediante experiências práticas com a comunidade.
Ademais, a partir da identificação e exploração de elementos da geográfica física do município de Pelotas e região, espera-se instigar entre os acadêmicos envolvidos posturas criativas e questionadoras que valorizem os aspectos singulares e plurais e as diferentes dimensões espaço-temporais na compreensão do espaço geográfico, contribuindo-se para qualificação na formação de futuros profissionais em educação e pesquisa.
Busca-se com esse projeto de extensão se contribuir para qualificação do processo de ensino–aprendizagem em escolas da rede pública do ensino básico do município de Pelotas, assim como, contribuir para formação acadêmico-profissional de acadêmicos da universidade, mediante experiências práticas com a comunidade.
Ademais, a partir da identificação e exploração de elementos da geográfica física do município de Pelotas e região, espera-se instigar entre os acadêmicos envolvidos posturas criativas e questionadoras que valorizem os aspectos singulares e plurais e as diferentes dimensões espaço-temporais na compreensão do espaço geográfico, contribuindo-se para qualificação na formação de futuros profissionais em educação e pesquisa.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALLAN DE OLIVEIRA DE OLIVEIRA | 1 | ||
ANDERSON RODRIGO ESTEVAM DA SILVA | |||
CAROLINE FAGUNDES REZENDE | |||
GABRIELA KLERING DIAS | |||
JORGE CEDREZ VERNETI | |||
LIZ CRISTIANE DIAS | 1 | ||
MOISES ORTEMAR REHBEIN | 2 | ||
NATHANY MIRANDA BLANK | |||
PAULA DAIANA ALBRECHT PRIBE | |||
TIAGO OLIVEIRA MARTINS |