Nome do Projeto
Representação, Ativismos e Gênero
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
15/04/2022 - 14/04/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto propõe agregar as investigações sobre ações mobilizadas por diferentes atores e atrizes sociais e políticos/as nas democracias contemporâneas, em especial no Brasil, desenvolvidas no Grupo de Pesquisa REAGE. Abarca três eixos temáticos específicos que são desenvolvidos de forma coletiva (em equipe) e individual (trabalhos de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação): 1. Mobilizações e ativismos protagonizados por atrizes/atores sociais e políticas/os nas redes sociais; 2. Estratégias de enfrentamento à sub-representação política das mulheres, considerando: a interseccionalidade, ou seja, diferentes marcadores além de gênero (classe, raça/etnia, geração, sexualidade...) e a violência política de gênero; 3. Ativismo feminista e reação conservadora (contra-ativismo).

Objetivo Geral

Objetivo Geral:
O objetivo geral consiste em agregar os diferentes estudos que estão sendo desenvolvidos no Grupo REAGE por discentes da graduação e da pós-graduação que investigam, de maneira isolada, distintas ações mobilizadas por diferentes atores e atrizes sociais e políticas nas democracias contemporâneas para estimular o intercâmbio das pesquisas e a produção de trabalhos finais e artigos coletivos.

Objetivos específicos:
- Desenvolver pesquisas individuais (TCCs, Teses e Dissertações) nos três eixos temáticos;
- Estimular o trabalho coletivo de coleta de dados, revisão de literatura, debate e produção de artigos para publicação em revistas especializadas.

Justificativa

A proposta está vinculada às duas linhas de pesquisa do Grupo de Pesquisa Representação, Ativismos e Gênero (REAGE): Gênero, Desigualdades e Representação e Dinâmicas Políticas e Conflitos Sociais.
Três justificativas:
1. As atividades desenvolvidas no Grupo REAGE permitiram a aproximação dos temas de estudo focados na investigação de ações mobilizadas por diferentes atores e atrizes sociais e políticos/as nas democracias contemporâneas;
2. Atividades de apresentação das pesquisas em andamento, contribuições e críticas de todas/os participantes do Grupo, estão estimulando o intercâmbio de saberes, de dados e de literaturas, bem como a produção coletiva;
3. Por fim, a necessidade de cumprir a exigência da CAPES de que as dissertações e teses estejam vinculadas a um projeto de pesquisa desenvolvido pelo professor/a orientador/a nas linhas definidas pelo Grupo de Pesquisa. A proximidade das temáticas estudadas e a consolidação do grupo de pesquisa permitem, neste momento, a elaboração de um projeto "guarda-chuva".

Metodologia

Considerando os três eixos temáticos do projeto, a metodologia consiste em desenvolver os seguintes passos em cada um deles:
a) revisão da literatura sobre o tema;
b) coleta de dados sobre as ações mobilizadas por diferentes atrizes e atores sociais e políticas/os;
c) intercâmbio da literatura e dos dados coletados para que todas/os integrantes do Grupo de Pesquisa possam fazer uso em seus estudos;
d) análise e discussão dos dados à luz da literatura que debate o tema para produção de artigos científicos e trabalho final (TCC, dissertação ou tese).

Indicadores, Metas e Resultados

1. Banco de dados - revisão da literatura sobre cada um dos eixos temáticos propostos;
2. Banco de dados - informações/dados sobre as organizações sociais e políticas; informações, dados e entrevistas com as/os objetos ou sujeitas/os de estudo;
3. Apresentação de trabalhos em Seminários e Congressos;
4. Produção de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado;
5. Publicação de artigos individuais e coletivos em revistas especializadas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DAIANA LOPES DIAS
DANIELLY JARDIM MILANO
Daniela de Cássia Wochnicki
LUIS ALEXANDRE DA SILVA ALVES
Lohana Pereira da Silva
MARIANA SCHARDOSIM TAVARES5
MARINA DOS SANTOS LANDA
ROSANA ALVES GOMES
ROSANGELA MARIONE SCHULZ29
ÉDNA ALICE DUARTE DA ROCHA

Página gerada em 25/04/2024 19:11:03 (consulta levou 0.134358s)