Nome do Projeto
Liga acadêmica de inovação, empreendedorismo e tecnologias na área da saúde
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
24/04/2022 - 27/07/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Conhecimentos sobre inovação, Propriedade Intelectual (PI) e empreendedorismo são essenciais para a formação acadêmica dos discentes dos cursos de graduação da UFPEL. Com isso, eles estarão mais preparados como profissionais para atuar no cenário da economia do conhecimento. O projeto de Ensino intitulado: "Liga Acadêmica de Inovação e Empreendedorismo (LAIE)" surge com o objetivo de aprofundar os estudos de inovação e empreendedorismo, desenvolver projetos científicos e tecnológicos, além de elaborar materiais didáticos sobre esses assuntos. Este projeto pode ser considerado um agente articulador e executor de ações voltadas a promover a expansão do conhecimento empreendedor e a inovação tecnológica por parte dos estudantes. O objetivo deste projeto é instigar o desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar positivamente o desempenho acadêmico dos alunos a partir dos conhecimentos adquiridos. Este projeto promoverá encontros/atividades quinzenais voltados à comunidade acadêmica e reuniões semanais do grupo de estudo do projeto, na forma remota e presencial na Faculdade de Odontologia da UFPel. As atividades e a reuniões do grupo terão duração aproximada de duas horas por encontro . A divulgação dos minicursos/palestras/atividades será realizada principalmente pela internet, através de grupo do Facebook e WhatsApp, e também haverá a colocação de cartazes Na UFPEl e outras instituições de ensino superior quando se tratar de evento presencial voltado à comunidade acadêmica. As ações serão planejadas por uma equipe composta por bolsista, colaboradores e coordenador do projeto. Quatro pilares de abordagem serão explorados nos encontros: Experiências empreendedoras, Inovação tecnológica, Planejamento do modelo de negócios; e Informação e atualização em empreendedorismo. Os convidados para preparar as palestras incluírão empresários locais, professores universitários e gestores de startups. Mentores e consultorias serão disponibilizadas pelos componentes do projeto para fomentar a atividade empreendedora dos alunos. Dessa forma, o projeto poderá contribuir para um melhor desenvolvimento profissional dos alunos, de forma a complementar conhecimentos e favorecer a troca de experiências, construindo uma visão mais empreendedora e, consequentemente, uma melhor preparação para inserção no mercado de trabalho atual. A avaliação dso alunos será pela participação dos mesmos no projeto, assiduidade às reuniões de grupo e encotnros abertos do projeto, participação nas mídias digitais do projeto, além da sua produtividade através da elaboração de materais didáticos e de pesquisa resultantes do proejto.
Objetivo Geral
Promover o processo de ensino-aprendizagem e educação empreendedora nos alunos de Odontologia, por meio de atividades de ciência, tecnologia, empreendedorismo e inovação, em articulação com os ecossistemas de inovação em saúde existentes na própria UFPel, parques tenológicos e outros espaços de empreendedorismo e inovação.
Justificativa
Este projeto de ensino está voltado para o desenvolvimento de conhecimentos de empreendedorismo, inovação e tecnologias em saúde no ambiente acadêmico. Dessa forma, serão realizadas reuniões de grupo de estudo e palestras quinzenais com temas diversos sobre desenvolvimento, tecnologia e empreendedorismo onde serão convidados um palestrantes de diferentes áreas do conhecimento para acrescentar, relatar e estimular o seu espírito empreendedor aos alunos participantes. Assim, este projeto poderá ser considerado como agente articulador e executor de ações que visam á promoção da expansão de conhecimentos dos alunos participantes para melhor prepara-los para o mercado de trabalho.
Contribuição do Projeto para o Ensino de Graduação:
Os impactos das ações do projeto de ensino junto ao corpo discente será a troca de conhecimento dos processos para criação de startups, empresas juniores ou microempresas, além de ser uma ferramenta para que estes alunos se atualizem sobre o mundo do empreendedorismo, desenvolvimento de conhecimentos sobre a elaboração de planos de negócios, gestão de pessoas, administração financeira e recursos humanos.
Contribuição do Projeto para o Ensino de Graduação:
Os impactos das ações do projeto de ensino junto ao corpo discente será a troca de conhecimento dos processos para criação de startups, empresas juniores ou microempresas, além de ser uma ferramenta para que estes alunos se atualizem sobre o mundo do empreendedorismo, desenvolvimento de conhecimentos sobre a elaboração de planos de negócios, gestão de pessoas, administração financeira e recursos humanos.
Metodologia
Áreas de atuação deste projeto unificado de ensino:
Incentivo ao ambiente de empreendedorismo inovador e de criação de startups (healthtechs). Participação e consolidação de um ecossistema de aprendizado em inovação em saúde. Estimular e proporcionar aos alunos o contato com projetos de pesquisa e inovação tecnológica. Apresentação de novos conceitos aos alunos, como o de inovação em saúde 4.0 ou saúde digitai, internet das coisas, inteligência artificial e blockchain. Intraempreendedorismo: Estímulo interno ao desenvolvimento de novas idéias e negócios. Networking: Criação de networking dos estudantes da graduação em odontologia com as outras áreas da saúde e tecnológicas, profissionais, startups e pesquisadores das áreas de interesse. Geração de conteúdos e eventos na área de inovação em saúde.
Incentivo ao ambiente de empreendedorismo inovador e de criação de startups (healthtechs). Participação e consolidação de um ecossistema de aprendizado em inovação em saúde. Estimular e proporcionar aos alunos o contato com projetos de pesquisa e inovação tecnológica. Apresentação de novos conceitos aos alunos, como o de inovação em saúde 4.0 ou saúde digitai, internet das coisas, inteligência artificial e blockchain. Intraempreendedorismo: Estímulo interno ao desenvolvimento de novas idéias e negócios. Networking: Criação de networking dos estudantes da graduação em odontologia com as outras áreas da saúde e tecnológicas, profissionais, startups e pesquisadores das áreas de interesse. Geração de conteúdos e eventos na área de inovação em saúde.
Indicadores, Metas e Resultados
(1) Formação complementar curricular dos alunos participantes do projeto, nas áreas de empreendedorismo e inovação, através da sua assiduidade nos encontros virtuais e presenciais realizados pelo coordenador do projeto, em conjunto com alunos de graduação e pós-graduação e palestrantes convidados de todo o Brasil.
(2) Contato dos alunos com ecossistemas de inovação (incubadoras tecnológicas, parques tecnológicos, hubs de inovação e outros ambientes de empreendedorismo e inovação).
(3)Espera-se que haja um aumento nas iniciativas empreendedoras dos alunos, que com o conhecimento compartilhado pelos palestrantes, possam empreender em alternativas que, não necessariamente sejam inovadoras, mas que sejam resolutivas para a sociedade e que gerem impacto social, além de um melhor preparo para a inserção destes no mercado de trabalho.
(2) Contato dos alunos com ecossistemas de inovação (incubadoras tecnológicas, parques tecnológicos, hubs de inovação e outros ambientes de empreendedorismo e inovação).
(3)Espera-se que haja um aumento nas iniciativas empreendedoras dos alunos, que com o conhecimento compartilhado pelos palestrantes, possam empreender em alternativas que, não necessariamente sejam inovadoras, mas que sejam resolutivas para a sociedade e que gerem impacto social, além de um melhor preparo para a inserção destes no mercado de trabalho.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRESSA DA SILVA BARBOZA | |||
ANDRESSA GONCALVES MONTEIRO ANDRADE | |||
ANDRIELE SIMOES PEREIRA | |||
Ana Cristina Beitia Kraemer Moraes | |||
EVANDRO PIVA | 3 | ||
GIOVANNA BERTOLLO TAMBARA | |||
GUILHERME SCHEEREN FIGUEIREDO | |||
Geovanna Peter Corrêa | |||
HENRIQUE PACHECO PERES | |||
ISABELA ROCHA STEIMBRUCH | |||
Inajara Marcela Grenzel Dal Molin | |||
JOSUE MARTOS | |||
JULIA SILVEIRA LONGARAY | |||
JULIANA SILVA RIBEIRO | 1 | ||
JULY IASMIM DA SILVA BARBOSA | |||
KÁTIA CRISTIANE HALL | |||
LARISSA MOREIRA PINTO | |||
LUIS EDUARDO RILLING DA NOVA CRUZ | |||
LUIZA HELENA DE SOUZA FERNANDES | |||
MARIA EDUARDA ARMINDO DE SOUZA | |||
MARIA EDUARDA PERES SCHMALFUSS | |||
MARIANA PIRES LEMOS | |||
MICHAELLY RICARDO VIEIRA | |||
MONIKA LAMAS FERREIRA | |||
MORGANA LÜDTKE AZEVEDO | |||
NATANA BIERHALS OTTO | |||
NATHÁLIA MADUREIRA AREJANO | |||
RAFAEL GUERRA LUND | |||
RAFAEL ROSA DE AVILA | |||
THAINÁ DIAS SCHOLANTE | |||
WELLINGTON LUIZ DE OLIVEIRA DA ROSA | 3 |