Nome do Projeto
Liga acadêmica de inovação, empreendedorismo e tecnologias na área da saúde
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
24/04/2022 - 27/07/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Conhecimentos sobre inovação, Propriedade Intelectual (PI) e empreendedorismo são essenciais para a formação acadêmica dos discentes dos cursos de graduação da UFPEL. Com isso, eles estarão mais preparados como profissionais para atuar no cenário da economia do conhecimento. O projeto de Ensino intitulado: "Liga Acadêmica de Inovação e Empreendedorismo (LAIE)" surge com o objetivo de aprofundar os estudos de inovação e empreendedorismo, desenvolver projetos científicos e tecnológicos, além de elaborar materiais didáticos sobre esses assuntos. Este projeto pode ser considerado um agente articulador e executor de ações voltadas a promover a expansão do conhecimento empreendedor e a inovação tecnológica por parte dos estudantes. O objetivo deste projeto é instigar o desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar positivamente o desempenho acadêmico dos alunos a partir dos conhecimentos adquiridos. Este projeto promoverá encontros/atividades quinzenais voltados à comunidade acadêmica e reuniões semanais do grupo de estudo do projeto, na forma remota e presencial na Faculdade de Odontologia da UFPel. As atividades e a reuniões do grupo terão duração aproximada de duas horas por encontro . A divulgação dos minicursos/palestras/atividades será realizada principalmente pela internet, através de grupo do Facebook e WhatsApp, e também haverá a colocação de cartazes Na UFPEl e outras instituições de ensino superior quando se tratar de evento presencial voltado à comunidade acadêmica. As ações serão planejadas por uma equipe composta por bolsista, colaboradores e coordenador do projeto. Quatro pilares de abordagem serão explorados nos encontros: Experiências empreendedoras, Inovação tecnológica, Planejamento do modelo de negócios; e Informação e atualização em empreendedorismo. Os convidados para preparar as palestras incluírão empresários locais, professores universitários e gestores de startups. Mentores e consultorias serão disponibilizadas pelos componentes do projeto para fomentar a atividade empreendedora dos alunos. Dessa forma, o projeto poderá contribuir para um melhor desenvolvimento profissional dos alunos, de forma a complementar conhecimentos e favorecer a troca de experiências, construindo uma visão mais empreendedora e, consequentemente, uma melhor preparação para inserção no mercado de trabalho atual. A avaliação dso alunos será pela participação dos mesmos no projeto, assiduidade às reuniões de grupo e encotnros abertos do projeto, participação nas mídias digitais do projeto, além da sua produtividade através da elaboração de materais didáticos e de pesquisa resultantes do proejto.

Objetivo Geral

Promover o processo de ensino-aprendizagem e educação empreendedora nos alunos de Odontologia, por meio de atividades de ciência, tecnologia, empreendedorismo e inovação, em articulação com os ecossistemas de inovação em saúde existentes na própria UFPel, parques tenológicos e outros espaços de empreendedorismo e inovação.

Justificativa

Este projeto de ensino está voltado para o desenvolvimento de conhecimentos de empreendedorismo, inovação e tecnologias em saúde no ambiente acadêmico. Dessa forma, serão realizadas reuniões de grupo de estudo e palestras quinzenais com temas diversos sobre desenvolvimento, tecnologia e empreendedorismo onde serão convidados um palestrantes de diferentes áreas do conhecimento para acrescentar, relatar e estimular o seu espírito empreendedor aos alunos participantes. Assim, este projeto poderá ser considerado como agente articulador e executor de ações que visam á promoção da expansão de conhecimentos dos alunos participantes para melhor prepara-los para o mercado de trabalho.
Contribuição do Projeto para o Ensino de Graduação:
Os impactos das ações do projeto de ensino junto ao corpo discente será a troca de conhecimento dos processos para criação de startups, empresas juniores ou microempresas, além de ser uma ferramenta para que estes alunos se atualizem sobre o mundo do empreendedorismo, desenvolvimento de conhecimentos sobre a elaboração de planos de negócios, gestão de pessoas, administração financeira e recursos humanos.

Metodologia

Áreas de atuação deste projeto unificado de ensino:
Incentivo ao ambiente de empreendedorismo inovador e de criação de startups (healthtechs). Participação e consolidação de um ecossistema de aprendizado em inovação em saúde. Estimular e proporcionar aos alunos o contato com projetos de pesquisa e inovação tecnológica. Apresentação de novos conceitos aos alunos, como o de inovação em saúde 4.0 ou saúde digitai, internet das coisas, inteligência artificial e blockchain. Intraempreendedorismo: Estímulo interno ao desenvolvimento de novas idéias e negócios. Networking: Criação de networking dos estudantes da graduação em odontologia com as outras áreas da saúde e tecnológicas, profissionais, startups e pesquisadores das áreas de interesse. Geração de conteúdos e eventos na área de inovação em saúde.

Indicadores, Metas e Resultados

(1) Formação complementar curricular dos alunos participantes do projeto, nas áreas de empreendedorismo e inovação, através da sua assiduidade nos encontros virtuais e presenciais realizados pelo coordenador do projeto, em conjunto com alunos de graduação e pós-graduação e palestrantes convidados de todo o Brasil.
(2) Contato dos alunos com ecossistemas de inovação (incubadoras tecnológicas, parques tecnológicos, hubs de inovação e outros ambientes de empreendedorismo e inovação).
(3)Espera-se que haja um aumento nas iniciativas empreendedoras dos alunos, que com o conhecimento compartilhado pelos palestrantes, possam empreender em alternativas que, não necessariamente sejam inovadoras, mas que sejam resolutivas para a sociedade e que gerem impacto social, além de um melhor preparo para a inserção destes no mercado de trabalho.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRESSA DA SILVA BARBOZA
ANDRESSA GONCALVES MONTEIRO ANDRADE
ANDRIELE SIMOES PEREIRA
Ana Cristina Beitia Kraemer Moraes
EVANDRO PIVA3
GIOVANNA BERTOLLO TAMBARA
GUILHERME SCHEEREN FIGUEIREDO
Geovanna Peter Corrêa
HENRIQUE PACHECO PERES
ISABELA ROCHA STEIMBRUCH
Inajara Marcela Grenzel Dal Molin
JULIA SILVEIRA LONGARAY
JULIANA SILVA RIBEIRO1
JULY IASMIM DA SILVA BARBOSA
KÁTIA CRISTIANE HALL
LARISSA MOREIRA PINTO
LUIZA HELENA DE SOUZA FERNANDES
MARIA EDUARDA ARMINDO DE SOUZA
MARIA EDUARDA PERES SCHMALFUSS
MARIANA PIRES LEMOS
MICHAELLY RICARDO VIEIRA
MONIKA LAMAS FERREIRA
MORGANA LÜDTKE AZEVEDO
NATANA BIERHALS OTTO
NATHALIA MADUREIRA AREJANO
RAFAEL GUERRA LUND5
RAFAEL ROSA DE AVILA
THAINA DIAS SCHOLANTE
WELLINGTON LUIZ DE OLIVEIRA DA ROSA3

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