Nome do Projeto
Fotoprodução e decaimento de hádrons exóticos em médias e altas energias
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/08/2024 - 31/07/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Neste projeto pretende-se estudar fotoprodução e decaimentos de hádrons exóticos. No regime de médias energias o cálculo de fotoprodução será baseado em teorias de Regge, onde o fóton incidente interage com o alvo de prótons através da troca de reggeons. No regime de altas energias, a troca de pomerons ou odderons pode se tornar importante e deverá ser considerada. Este calculo poderá ser comparado com resultados dos experimentos CLAS e GlueX em médias energias ou com resultados obtidos no LHC em altas energias. Também será estudado o decaimento de hádrons exóticos através da obtenção das taxas de decaimento para estes hádrons. Estas taxas serão calculadas utilizando-se modelos constituintes com troca de glúons no caso de decaimentos fortes e com a utilização de modelos relativísticos e não-relativísticos no caso de decaimentos radioativos. Estes resultados serão comparados com dados experimentais de modo que possamos obter informações da estrutura interna desses hádrons.

Objetivo Geral

O objetivo deste projeto consiste na abordagem da produção e decaimento de hádrons exóticos visando a região de energia da nova geração de experimentos em espectroscopia de hádrons. Em especial vamos focar nos experimentos CLAS e GlueX do Jlab. Também vamos abordar estes processos em energias do LHS e de futuros Experimentos de altas energias. Desta forma, pretendemos fazer previsões e descrições teóricas para os dados obtidos nestes experimentos. Neste estudo, serão calculadas taxas de decaimento, seções de choque de fotoprodução e distribuições de massa invariante. A partir da comparação dos nossos resultados com os dados experimentais pretendemos obter informações sobre a estrutura interna desses hádrons.

Justificativa

A Cromodinâmica Quântica (QCD) é a teoria que descreve a interação forte e pode ser tratada de forma perturbativa no regime de altas energias. Entretanto para médias e baixas energias esta abordagem não pode ser utilizada. Desta forma, vários modelos inspirados na QCD surgem como alternativa para descrever produção e decaimento de hádrons. Estes modelos preveem a existência de mésons (formados por um par quark e antiquark) e bárions (formados por três quarks). Além disso, são previstos também os chamados hádrons exóticos que podem ser glueballs (estados ligados de glúons), híbridos (estados ligados de quark, antiquark e glúon) e estados de multiquark (tetraquarks, pentaquarks e moléculas hadrônicas). Sendo assim, alguns experimentos ao redor do mundo vem investigando estes estados exóticos. Embora, a maioria dos experimentos não tenham como um de seus objetivos principais o estudo destes hádrons, o interesse vem aumentando. Como evidência disto, podemos citar o número de artigos experimentais abordando possíveis candidatos a hádrons exóticos. Outro fator que deixa isso evidente foi a construção do experimento GlueX no corredor D do Thomas Jefferson National Acelerator Facility (Jlab), localizado nos Estados Unidos, que se dedicará exclusivamente ao estudo dos hádrons exóticos. Neste contexto, são necessários estudos teóricos para descrever e prever resultados experimentais existentes e a serem obtidos. Neste projeto pretendemos abordar a fotoprodução de hádrons exóticos bem como as taxas de decaimento destes hádrons.

Metodologia

A execução deste projeto será desenvolvida em várias etapas. Em um primeiro momento serão selecionadas as ressonâncias a serem estudadas. Esta escolha será realizada com base na literatura atual sobre estados exóticos. Posteriormente serão elaborados modelos para descrever as amplitudes de transição, tanto para a fotoprodução quanto para o decaimento de hádrons exóticos. Os modelos para fotoprodução serão baseados em teorias de Regge com troca de reggeons. Nestas teorias a informação sobre a estrutura dos hádrons produzidos é considerada através das taxas de decaimento radiativo de hádrons exóticos em mésons. Dessa forma, serão necessários estudos sobre essas taxas e sua dependência na estrutura dos hádrons. A partir desse estudo e das amplitudes de fotoprodução serão calculadas seções de choque e distribuições de massa invariante para os hádrons exóticos.
Neste projeto também serão calculadas as taxas de decaimento fortes dos hádrons exóticos. Para isto serão utilizados formalismos baseados no modelo de quarks, ou seja, partiremos do Hamiltoniano de um vértice básico da QCD para obtermos as amplitudes de decaimento. As etapas desse estudo serão desenvolvidas da seguinte forma: Vamos inicialmente definir qual a estrutura do exótico a ser estudado, em seguida será construído o modelo com base no Hamiltoniano necessário para descrever o diagrama do processo. Isso possibilitará a obtenção das amplitudes de decaimento, de onde podem ser extraídas as taxas de decaimento. O passo seguinte é a comparação dos resultados do modelo com resultados experimentais afim de obter informações sobre a estrutura dos hádrons. Uma outra investigação interessante a ser feira é analisar se os resultados de fotoprodução concordam com os resultados obtidos através de decaimentos fortes.

Indicadores, Metas e Resultados

Com este estudo pretendemos obter informações sobre a estrutura interna dos hádrons, de forma que possamos encontrar evidências da existência de estados exóticos, tais como, glueballs, mésons híbridos e multiquarks. Apesar de muitos anos de estudo e muitos trabalhos terem sido publicados ainda não se tem resultados conclusivos sobre a existência de tais estados, o que pode ser verificado através da associação dos estudos que serão realizados durante a execução deste projeto e de resultados experimentais mais confiáveis obtidos na nova geração de experimentos. Neste projeto pretende-se incluir a participação de estudantes de graduação através de bolsas de iniciação científica que serão solicitadas junto a UFPel e também de estudantes de pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Física da UFPel, ao qual estou vinculado como docente permanente, de forma que este projeto possa contribuir para a formação destes estudantes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CÂNDILA BEATRIZ PLAMER
DANIEL TAVARES DA SILVA4
Jephté Voltaire
Kamila Elen Silva Mendes
MARIO LUIZ LOPES DA SILVA10
PATRICIA GONÇALVES MOREIRA
RAFAEL CAVAGNOLI4

Página gerada em 22/01/2025 16:50:45 (consulta levou 0.114992s)