Nome do Projeto
Aplicação da Teoria do Comportamento Planejado na intenção de consumo de pescado
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
22/08/2021 - 30/01/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Apesar do pescado ser considerado uma importante e saudável fonte de proteína de origem animal e da vasta oferta de diferentes espécies no Brasil, o consumo deste produto é baixo no país. E o baixo consumo pode ocorrer devido a diferentes barreiras como falta de estabilidade da cadeia produtiva e variações na qualidade do produto. O objetivo deste estudo é investigar os determinantes que influenciam na intenção de consumo de pescado, com base na Teoria do Comportamento Planejado e seus preditores: atitude, norma subjetiva e controle do comportamento percebido. O questionário final será aplicado de forma online, por meio de formulários do Google Forms®. Os participantes serão abordados por meio de listas de e-mail (sendo o email enviado na forma de lista oculta) e sites de redes sociais, serão convidados a participar da pesquisa e incentivados a espalhar a pesquisa entre seus conhecidos, a fim de aumentar a diversidade e abrangência do estudo. O questionário será construído com base nas construções da Teoria do Comportamento Planejado e requer uma fase de investigação formativa em que as crenças da população alvo sobre os comportamentos específicos são determinadas utilizando perguntas abertas. O modelo TCP será usado para avaliar o impacto relativo. As respostas serão codificadas e os dados inseridos no programa Statistical Package for the Social Sciences, (SPSS) Version 23. Testes de frequência serão empregados para analisar as características dos participantes. As correlações entre os componentes TCP testarão pressupostos do modelo e a regressão será utilizada para identificar a intenção. O teste T será utilizado para comparar os dados obtidos nos questionários, considerando um grau de 5% de significância.

Objetivo Geral

O objetivo deste estudo é investigar os determinantes que influenciam na intenção de consumo de pescado, com base na Teoria do Comportamento Planejado e seus preditores: atitude, norma subjetiva e controle do comportamento percebido.

Justificativa

A execução do projeto se justifica pelos resultados esperados:

- Identificar os determinantes e quais dos preditores podem apresentar maior ou menor influência na intenção de consumo de pescado, bem como fatores sociodemográficos, por meio de um questionário autoaplicável, com obtenção de no mínimo 500 respostas.

- A partir dos resultados obtidos com as entrevistas e análises estatísticas dos dados, será possível traçar um perfil dos consumidores e sua intenção de consumo de pescado.

- Espera-se fornecer os resultados obtidos à administração municipal para que possam servir de base para impulsionar o consumo de pescado que representa um importante setor econômico na região e no Brasil.

Metodologia

2.1. Coleta das amostras e instrumentos de coleta de dados
Baseado nos estudos sobre o tema (Clayton e Griffith, 2008; Mullan e Wong, 2010; Phillip e Anita, 2010; Mari et al., 2011) estima-se que o questionário deva ser respondido por no mínimo 250 pessoas. Estima-se que em torno de 500 questionários respondidos possam formar a amostra final. O questionário final será aplicado de forma online, por meio de formulários do Google Forms®. Os participantes serão abordados por meio de listas de e-mail (sendo o email enviado na forma de lista oculta) e sites de redes sociais, serão convidados a participar da pesquisa e incentivados a espalhar a pesquisa entre seus conhecidos, a fim de aumentar a diversidade e abrangência do estudo. Menores de 18 anos e pessoas que não consomem pescado em sua dieta habitual serão excluídos do estudo. Critério de inclusão é ser consumidor de pescado em algum momento de sua dieta habitual.

Consumo de pescado
Questionário
Questões sócio demográficas
Gênero: (0) feminino (1) masculino
Idade: (em anos)
Nível educacional: (0) nenhum (1) Ensino Fundamental (2) Ensino Médio (3) Graduação (4) Pós-graduação
Renda familiar mensal: (0) até 2 salários mínimos (1) de 2 a 4 salários mínimos (2) de 4 a 10 salários mínimos (3) de 10 a 20 salários mínimos (4) acima de 20 salários mínimos
Você consome pescado: (0) sim (1) não
Frequência de consumo de pescado: (0) diariamente (1) 2 a 3 vezes por semana (3) 1 vez por semana (4) 2 a 3 vezes por mês (5) 1 vez por mês (6) menos de 1 vez por mês (7) nunca

Questionário baseado na Teoria do Comportamento Planejado (TCP)
O questionário será construído com base nas construções da Teoria do Comportamento Planejado e requer uma fase de investigação formativa em que as crenças da população alvo sobre os comportamentos específicos são determinadas utilizando perguntas abertas. O modelo TCP será usado para avaliar o impacto relativo de diferentes influências sobre as intenções das pessoas em consumir pescado.
Os participantes serão inicialmente contextualizados sobre o comportamento a ser estudado, o consumo de pescado. As questões em aberto serão concebidas para identificar as consequências salientes (vantagens e desvantagens) em consumir pescado assim como determinar os potenciais facilitadores e barreiras e identificar a pressão social em realizar esses comportamentos (Ajzen & Fishbein, 1985; Clayton et al., 2002; Phillip & Eves, 2010).
Esse questionário inicial contendo as questões abertas será respondido por no mínimo 20 consumidores. As respostas mais citadas serão utilizadas na construção do questionário principal TCP.

Questões abertas (Clayton et al., 2002):
Especificação do comportamento de consumo de pescado:
“Considerando os aspectos nutricionais, sensoriais, econômicos, socioculturais e de sustentabilidade (meio ambiente) responda as seguintes questões a respeito de consumo de pescado (peixes e demais animais marinhos ou de água doce)”

Consequências importantes:
- Por favor, liste quaisquer vantagens ou coisas boas que poderiam acontecer se você consumir pescado.
- Por favor, liste quaisquer desvantagens ou coisas ruins que poderiam acontecer se você consumir pescado.
Consequências facilitadoras ou barreiras:
- O que, se existe alguma coisa, pode incentivá-lo ou tornar mais fácil para você consumir pescado.
- O que, se existe alguma coisa, faz com que seja difícil ou o impede de consumir pescado.
Pressão social:
Quem aprovaria ou desaprovaria o seu consumo de pescado?

2.2. Análise dos dados
As respostas serão codificadas e os dados inseridos no programa Statistical Package for the Social Sciences, (SPSS) Version 23. Testes de frequência serão empregados para analisar as características dos participantes. As correlações entre os componentes TCP testarão pressupostos do modelo e a regressão será utilizada para identificar a intenção. O teste T será utilizado para comparar os dados obtidos nos questionários, considerando um grau de 5% de significância.



Indicadores, Metas e Resultados

- Identificar os determinantes e quais dos preditores podem apresentar maior ou menor influência na intenção de consumo de pescado, bem como fatores sociodemográficos, por meio de um questionário autoaplicável, com obtenção de no mínimo 500 respostas.
- A partir dos resultados obtidos com as entrevistas e análises estatísticas dos dados, será possível traçar um perfil dos consumidores e sua intenção de consumo de pescado.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CLARA LEDEZMA GREINER DE SOUZA
CAROLINE PEREIRA DAS NEVES
GABRIEL GUIMARÃES LEÃO
HELENA PEGORARO EINHARDT
JULIA BARDOU YUNES CARDOSO
KELLY LAMEIRO RODRIGUES3
PATRÍCIA ZARDINELLO
VITÓRIA AMARAL VAHL

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