Nome do Projeto
Gestão em Educação Especial e Educação Inclusiva
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/08/2021 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Oportunizar a reflexão e o debate sobre o planejamento, a construção e implementação de práticas educacionais inclusivas; desenvolver processos de identificação, avaliação e planejamento das intervenções pedagógicas inclusivas; fomentar o uso de tecnologias acessíveis e a criação de recursos e materiais adaptados que possibilitem a inclusão.

Objetivo Geral

Capacitar os professores e gestores da educação básica sobre os aspectos gerais e específicos da Educação Inclusiva possibilitando a implementação ou atualização das práticas relacionadas à educação;
- Rever conceitos e práticas, subsidiando a melhor organização dos serviços de Atendimento Educacional Especializado para alunos do público-alvo da Educação Especial;
- Possibilitar a conceituação das deficiências e transtornos, suas causas, características e percursos mentais para aprendizagem;
- Oportunizar aos gestores a construção de estratégias pedagógicas para o ensino remoto na Educação Especial;
- Oportunizar aos gestores os conhecimentos do Desenho Universal da Aprendizagem e o trabalho colaborativo para inclusão na sala de aula comum e o papel do AEE, que permitam a concretização da inclusão numa perspectiva de qualidade, de sucesso e de avanço educativo;
- Favorecer a caracterização de projetos inclusivos e emancipatórios das escolas, a partir de propostas autônomas e locais que os referenciem;
- Compreender o processo de identificação, avaliação e planejamento das intervenções pedagógicas no AEE;
- Possibilitar a construção de material didático que referencie as propostas e subsidie as práticas posteriores ao curso;
- Possibilitar a reflexão sobre os referenciais teórico-práticos relacionados à educação especial em um contexto de inclusão;
- Oportunizar a troca de saberes, experiências e materiais entre os cursistas;
- Socializar as produções por meio de publicações.

Justificativa

A Universidade Federal de Pelotas, por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (NEPCA), desenvolve ações nas
temáticas da Educação Especial desde 2009, não apenas através de programas em âmbito nacional, como por meio de ações de pesquisa, ensino
e extensão, realização de eventos, publicações, cursos e disciplinas, que tratam das temáticas da inclusão, dos processos de aprendizagem de
pessoas com deficiência, atendimento educacional especializado, formação de professores, entre outros relacionados.
A partir de 2012, após aprovação do edital 2011\SECADI\MEC, desenvolveu o curso “Gestão da Educação Especial na perspectiva da Educação
Inclusiva”, inicialmente como extensão e, a partir de 2014, como aperfeiçoamento. O curso, ofertado na modalidade semipresencial, oportunizou a
formação de professores de diferentes regiões do estado do Rio Grande do Sul, contando com polos em Pelotas, Canoas, Santa Vitória do Palmar,
entre outros municípios. Com duração de um ano, contou com 7 módulos e dois seminários, sendo desenvolvido de forma presencial uma vez ao
mês e o restante a distância através do ambiente virtual de aprendizagem da UFPEL. Estes módulos compreendiam as temáticas da educação
especial, especificidades de cada deficiência, organização da prática pedagógica, fundamentos da gestão educacional inclusiva, entre outros,
sendo que os professores cursistas assumiam o compromisso de atuarem como multiplicadores em suas escolas, elaborando e apresentando ao
final do curso, em seminário aberto, os resultados destas ações, estudos, elaboração dos PP das escolas inserindo os mecanismos de inclusão e
práticas organizadas viabilizadoras da inclusão.
Aos sistemas parceiros, em sua maioria, secretarias municipais de educação, cabia o compromisso de viabilizar as ações internas nas escolas,
acompanhar e apoiar os cursistas em seus deslocamentos e ações, além de colaborar efetivamente com a gestão do curso pela Universidade.
Tal modalidade se mostrou extremamente positiva, comprovada em pesquisas realizadas no decurso e após o curso, onde foram constatados os
avanços possibilitados, sem que estes se configurem somente em tarefas do curso, mas em mudanças efetivas no interior das escolas e na prática
do professor da sala de aula inclusiva e dos serviços oferecidos.
Entretanto, em que pese estes avanços verificados e analisados, sentiu-se a urgência de formação mais específica e aprofundada para além desta
perspectiva de gestão, considerada importante, mas percebida como insuficiente para dar conta das especificidades do atendimento ao público-alvo
da Educação Especial.
Em 2017 pactua-se novamente com a SECADI o oferecimento de formações continuadas, oportunizando nos anos de 2017 e 2018 os cursos de
aperfeiçoamento em AEE-DI e aperfeiçoamento em AEE-DV, respectivamente. Os cursos foram ofertados na modalidade EAD com abrangência
nacional.
Assim, pelo processo vivenciado no oferecimento das formações oportunizadas pela SECADI, pelas vivências do próprio grupo de pesquisa da
UFPEL e, ainda, pelas demandas que são requeridas, entende-se que o oferecimento destas novas formações, alémde estarem inseridas nas ações em desenvolvimento pelo grupo, atenderá as necessidades percebidas e solicitadas pela comunidade escolar e em
geral.
Pretende-se oferecer a formação continuada para a rede de educação básica, numa perspectiva dialógica, emancipatória e reflexiva, na construção
dos saberes necessários para atuação qualificada. Como afirma Silva (2009):
A Educação especial na perspectiva da educação inclusiva, problematiza as práticas educacionais hegemônicas e passa a utilizar conceitos
interligados a diferença como possibilidade de compreender a relação e/outro na constituição da identidade e subjetividade do sujeito. Tal
concepção defende o conhecimento e a convivência com as diferenças como promotoras de uma ultrapassagem das práticas rotuladoras,
classificatórias da aprendizagem e dos preconceitos historicamente construídos em relação à pessoa com deficiência. O que requer uma revisão na
definição e na conceituação da função da escola, da concepção de conhecimento, do ensino e da aprendizagem, uma vez que a nova concepção
define as ações educacionais que interferem diretamente no percurso escolar do aluno e na sua constituição como sujeito. A Educação Especial,
quando presente no ensino regular, de acordo com essa nova concepção, atinge necessariamente a escola comum em seus fundamentos e
práticas Atendendo o proposto pela Diretoria de Educação Especial, do Ministério da Educação, propomos o curso de “Gestão da Educação Especial e Educação Inclusiva”, desenvolvido em dois módulos, a fim de que a discussão dos aspectos que envolvem o Atendimento Educacional Especializado sob a perspectiva dos gestores, visando a construção de ambientes educacionais inclusivos, acessíveis e que possibilite a verdadeira inclusão dos sujeitos.
Assim, o curso propõe, em toda a sua extensão, a realização de atividades teórico-práticas como relações entre os conceitos trabalhados nos módulos. Neste curso, são propostos revisão de conceitos e práticas para o Atendimento Educacional Especializado, às singularidades e desafios para o ensino remoto e presencial, o desenho universal da aprendizagem e o trabalho colaborativo para inclusão na sala de aula, a identificação, avaliação e planejamento das intervenções pedagógicas no AEE, assim como a criação de materiais e recursos adaptados.
Salienta-se que estes diferentes módulos se dão em consonância com as demais atividades específicas dos módulos propostas pelos professores formadores, quais sejam, estudos teóricos, atividades a distância, chats e bate-papos sobre as temáticas trabalhadas. Entende-se que, assim, o curso não se resumirá a oferecer subsídios informativos, mas a estabelecer relações teórico-práticas que se traduzam nos cotidianos das escolas.
Por fim, é perceptível em meio a esta pandemia que estamos vivenciando uma mudança brusca, demandando que a forma habitual de se fazer educação seja revista, repensada e aprimorada, indo além de permitir o acesso aos alunos com deficiências e transtornos, mas incluí-los de fato no ambiente escolar, garantindo o processo de aprendizagem.
Considerando as dificuldades já enfrentadas pelos alunos público atendidos pela Educação Especial, dos professores das salas e professores de AEE em organizar os serviços de apoio, inclusive nos tempos de ensino remoto, em que a aproximação se dará também através de tecnologias da informação, recursos adaptados, entre outros, que viabilizarão as aprendizagens e desenvolvimentos demandados pelos alunos e turmas onde estão incluídos.
Assim, o curso pretende oportunizar a reflexão sobre as práticas gestoras frente à educação especial e inclusiva, visando a ampliação das perspectivas inclusivas, além da acessibilidade, mas também fornecer elementos que qualifiquem as práticas e atendimentos inclusivos, garantindo o processo de aprendizagem a todos, além de ampliar os conhecimentos acerca das ferramentas que auxiliem neste processo.

Metodologia

A formação será oportunizada através de atividades à distância, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem, para estudo, reflexão, construção e acompanhamento dos processos desenvolvidos pelos sistemas e escolas de educação básica na elaboração e concretização de propostas inclusivas:
- Seminários on-line;
- Videoaulas;
- Slides e vídeos informativos postados no ambiente virtual de aprendizagem (AVA);
- Material instrucional com os aportes teóricos desenvolvidos nos módulos;
- Resolução de problemas a partir de simulações do real;
- Investigação/reflexão por meio da criação, aplicação e análise de instrumentos de coleta de dados;
- Realização de atividades de investigação e de ação nas escolas de atuação dos cursistas;
- Encontros e debates propostos através de chat e salas de bate-papo
- Postagem de tarefas para realização à distância;
- Estudo de textos, elaboração de resenhas e postagem de resumos críticos;
- Tutoria virtual;
- Relatório Técnico com detalhamento do Curso de Extensão e seus resultados

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que, a partir da formação oportunizada pelo curso de extensão em Gestão da Educação Especial e Educação Inclusiva, o serviço de Atendimento Educacional Especializado seja aprimorado nas escolas da Educação Básica à luz da inclusão pedagógica, utilizando-se de conhecimentos teóricos e práticos como suporte para melhor qualidade das práticas inclusivas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLARISSA BERDETE BILHALVA
CLEISSON SCHOSSLER GARCIA
Débora Luiza Schuck Jacks
GIOVANA CÓSSIO RODRIGUEZ
LIDIANE BILHALVA RODRIGUES
MARIA TERESA DUARTE NOGUEIRA3
MAXIMIRA ROCKEMBACK DA PORCIUNCULA
MICHELE PEPE CERQUEIRA2
RAQUEL LUDTKE2
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ3

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