Nome do Projeto
Curso de Extensão em Serviço de Atendimento Educacional Especializado em contexto de pandemia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/08/2021 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais
Resumo
Oportunizar a reflexão e o debate sobre conceitos e práticas para o Serviço de Atendimento Educacional Especializado para alunos do público da educação especial; as singularidades e desafios para o ensino remoto; Desenvolvimento Universal da Aprendizagem e o trabalho colaborativo para inclusão na sala de aula comum e o papel do SAEE; desenvolver processos de identificação, avaliação e planejamento das intervenções pedagógicas no SAEE; fomentar o uso de tecnologia assistiva e a criação de recursos e materiais adaptados que possibilitem acessibilidade e inclusão.

Objetivo Geral

Ofertar formação continuada de professores da educação básica, em nível de extensão, na área do Serviço de Atendimento Educacional Especializado em tempos de pandemia, a qual possibilite programas e práticas que atendam a diversidade do AEE para o ensino remoto.

Justificativa

A Universidade Federal de Pelotas, por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (NEPCA), desenvolve ações nas
temáticas da Educação Especial desde 2009, não apenas através de programas em âmbito nacional, como por meio de ações de pesquisa, ensino
e extensão, realização de eventos, publicações, cursos e disciplinas, que tratam das temáticas da inclusão, dos processos de aprendizagem de
pessoas com deficiência, atendimento educacional especializado, formação de professores, entre outros relacionados.
A partir de 2012, após aprovação do edital 2011\SECADI\MEC, desenvolveu o curso “Gestão da Educação Especial na perspectiva da Educação
Inclusiva”, inicialmente como extensão e, a partir de 2014, como aperfeiçoamento. O curso, ofertado na modalidade semipresencial, oportunizou a
formação de professores de diferentes regiões do estado do Rio Grande do Sul, contando com polos em Pelotas, Canoas, Santa Vitória do Palmar,
entre outros municípios. Com duração de um ano, contou com 7 módulos e dois seminários, sendo desenvolvido de forma presencial uma vez ao
mês e o restante a distância através do ambiente virtual de aprendizagem da UFPEL. Estes módulos compreendiam as temáticas da educação
especial, especificidades de cada deficiência, organização da prática pedagógica, fundamentos da gestão educacional inclusiva, entre outros,sendo que os professores cursistas assumiam o compromisso de atuarem como multiplicadores em suas escolas, elaborando e apresentando ao
final do curso, em seminário aberto, os resultados destas ações, estudos, elaboração dos PP das escolas inserindo os mecanismos de inclusão e
práticas organizadas viabilizadoras da inclusão.
Aos sistemas parceiros, em sua maioria, secretarias municipais de educação, cabia o compromisso de viabilizar as ações internas nas escolas,
acompanhar e apoiar os cursistas em seus deslocamentos e ações, além de colaborar efetivamente com a gestão do curso pela Universidade.
Tal modalidade se mostrou extremamente positiva, comprovada em pesquisas realizadas no decurso e após o curso, onde foram constatados os
avanços possibilitados, sem que estes se configurem somente em tarefas do curso, mas em mudanças efetivas no interior das escolas e na prática
do professor da sala de aula inclusiva e dos serviços oferecidos.
Entretanto, em que pese estes avanços verificados e analisados, sentiu-se a urgência de formação mais específica e aprofundada para além desta
perspectiva de gestão, considerada importante, mas percebida como insuficiente para dar conta das especificidades do atendimento ao público-alvo
da Educação Especial.
Em 2017 pactua-se novamente com a SECADI o oferecimento de formações continuadas, oportunizando nos anos de 2017 e 2018 os cursos de
aperfeiçoamento em AEE-DI e aperfeiçoamento em AEE-DV, respectivamente. Os cursos foram ofertados na modalidade EAD com abrangência
nacional.
Assim, pelo processo vivenciado no oferecimento das formações oportunizadas pela SECADI, pelas vivências do próprio grupo de pesquisa da
UFPEL e, ainda, pelas demandas que são requeridas, entende-se que o oferecimento destas novas formações, alémde estarem inseridas nas
ações em desenvolvimento pelo grupo, atenderá as necessidades percebidas e solicitadas pela comunidade escolar e em
geral.
Pretende-se oferecer a formação continuada para a rede de educação básica, numa perspectiva dialógica, emancipatória e reflexiva, na construção
dos saberes necessários para atuação qualificada.A Educação especial na perspectiva da educação inclusiva, problematiza as práticas educacionais hegemônicas e passa a utilizar conceitos
interligados a diferença como possibilidade de compreender a relação e/outro na constituição da identidade e subjetividade do sujeito. Tal
concepção defende o conhecimento e a convivência com as diferenças como promotoras de uma ultrapassagem das práticas rotuladoras,
classificatórias da aprendizagem e dos preconceitos historicamente construídos em relação à pessoa com deficiência. O que requer uma revisão na
definição e na conceituação da função da escola, da concepção de conhecimento, do ensino e da aprendizagem, uma vez que a nova concepção
define as ações educacionais que interferem diretamente no percurso escolar do aluno e na sua constituição como sujeito. A Educação Especial,
quando presente no ensino regular, de acordo com essa nova concepção, atinge necessariamente a escola comum em seus fundamentos e
práticas Atendendo o proposto pela Diretoria de Educação Especial, do Ministério da Educação, propomos o curso de “Gestão da Educação
Especial e Educação Inclusiva”, desenvolvido em dois módulos, a fim de que a discussão dos aspectos que envolvem o Atendimento Educacional
Especializado sob a perspectiva dos gestores, visando a construção de ambientes educacionais inclusivos, acessíveis e que possibilite a verdadeira
inclusão dos sujeitos.Assim, o curso propõe, em toda a sua extensão, a realização de atividades teórico-práticas como relações entre os conceitos trabalhados nos
módulos. Neste curso, são propostos revisão de conceitos e práticas para o Atendimento Educacional Especializado, às singularidades e desafios
para o ensino remoto e presencial, o desenho universal da aprendizagem e o trabalho colaborativo para inclusão na sala de aula, a identificação,
avaliação e planejamento das intervenções pedagógicas no AEE, assim como a criação de materiais e recursos adaptados.
Salienta-se que estes diferentes módulos se dão em consonância com as demais atividades específicas dos módulos propostas pelos professores
formadores, quais sejam, estudos teóricos, atividades a distância, chats e bate-papos sobre as temáticas trabalhadas. Entende-se que, assim, o
curso não se resumirá a oferecer subsídios informativos, mas a estabelecer relações teórico-práticas que se traduzam nos cotidianos das escolas.
Por fim, é perceptível em meio a esta pandemia que estamos vivenciando uma mudança brusca, demandando que a formahabitual de se fazer educação seja revista, repensada e aprimorada, indo além de permitir o acesso aos alunos com deficiências e transtornos, mas
incluí-los de fato no ambiente escolar, garantindo o processo de aprendizagem.

Metodologia

A formação será oportunizada através de atividades a distância, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem, para estudo, reflexão, construção e acompanhamento dos processos desenvolvidos pelos sistemas e escolas de educação básica na elaboração e concretização de propostas inclusivas:
- Seminários online;
- Vídeo-aulas;
- Slides e vídeos informativos, postados no ambiente virtual de aprendizagem (AVA);
- Material instrucional com os aportes teóricos desenvolvidos nos módulos;
- Resolução de problemas a partir de simulações do real;
- Investigação/reflexão por meio da criação, aplicação e análise de instrumentos de coleta de dados;
- Realização de atividades de investigação e de ação nas escolas de atuação dos cursistas;
- Encontros e debates propostos através de chat e salas de bate-papo
- Postagem de tarefas para realização à distância;
- Estudo de textos, elaboração de resenhas e postagem de resumos críticos;
- Tutoria virtual
Para fomentar o estudo e as discussões, inicialmente será elaborado pelos professores pesquisadores, formadores e organizadores do curso, material instrucional, com indicações de leituras para aprofundamento e ao final do curso, será produzido registro teórico-prático.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que, a partir da formação oportunizada, o Serviço de Atendimento Educacional Especializado no contexto da pandemia seja aprimorado nas escolas de Educação Básica, oportunizando avanços, aprendizagens e inclusão pedagógica dos alunos da Educação Especial; busca-se, ainda, qualificar as práticas das salas de aula comuns, a partir do suporte, recursos, materiais adaptados e de tecnologia assistiva, que serão estudados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FABIANE BELETTI DA SILVA
GESSIELE DA SILVA CORRÊA
LIDIANE BILHALVA RODRIGUES
MARIA TERESA DUARTE NOGUEIRA2
MICHELE PEPE CERQUEIRA2
RAQUEL LUDTKE2
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ3
VERÔNICA PORTO GAYER

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