Nome do Projeto
Curso de Aperfeiçoamento em Altas Habilidades ou Superdotação: Identificação e Atendimento Educacional Especializado.
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/08/2021 - 31/03/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais
Resumo
Oportunizar a reflexão e o debate sobre o planejamento, a construção e implementação de práticas para o Atendimento Educacional Especializado para pessoas com altas habilidades ou superdotação, que se caracteriza como uma ação da educação especial voltada para promoção da acessibilidade.

Objetivo Geral

Aperfeiçoar e capacitar professores de atendimento educacional especializado da rede de ensino público para identificação e realização do atendimento educacional especializado a estudantes com altas habilidades ou superdotação.

Justificativa

A Universidade Federal de Pelotas, por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (NEPCA), desenvolve ações nas
temáticas da Educação Especial desde 2009, não apenas através de programas em âmbito nacional, como por meio de ações de pesquisa, ensino
e extensão, realização de eventos, publicações, cursos e disciplinas, que tratam das temáticas da inclusão, dos processos de aprendizagem de
pessoas com deficiência, atendimento educacional especializado, formação de professores, entre outros relacionados.
A partir de 2012, após aprovação do edital 2011\SECADI\MEC, desenvolveu o curso “Gestão da Educação Especial na perspectiva da Educação
Inclusiva”, inicialmente como extensão e, a partir de 2014, como aperfeiçoamento. O curso, ofertado na modalidade semipresencial, oportunizou a
formação de professores de diferentes regiões do estado do Rio Grande do Sul, contando com polos em Pelotas, Canoas, Santa Vitória do Palmar,
entre outros municípios. Com duração de um ano, contou com 7 módulos e dois seminários, sendo desenvolvido de forma presencial uma vez ao
mês e o restante a distância através do ambiente virtual de aprendizagem da UFPEL. Estes módulos compreendiam as temáticas da educação
especial, especificidades de cada deficiência, organização da prática pedagógica, fundamentos da gestão educacional inclusiva, entre outros,sendo
que os professores cursistas assumiam o compromisso de atuarem como multiplicadores em suas escolas, elaborando e apresentando ao
final do curso, em seminário aberto, os resultados destas ações, estudos, elaboração dos PP das escolas inserindo os mecanismos de inclusão e
práticas organizadas viabilizadoras da inclusão.
Aos sistemas parceiros, em sua maioria, secretarias municipais de educação, cabia o compromisso de viabilizar as ações internas nas escolas,
acompanhar e apoiar os cursistas em seus deslocamentos e ações, além de colaborar efetivamente com a gestão do curso pela Universidade.
Tal modalidade se mostrou extremamente positiva, comprovada em pesquisas realizadas no decurso e após o curso, onde foram constatados os
avanços possibilitados, sem que estes se configurem somente em tarefas do curso, mas em mudanças efetivas no interior das escolas e na prática
do professor da sala de aula inclusiva e dos serviços oferecidos.
Entretanto, em que pese estes avanços verificados e analisados, sentiu-se a urgência de formação mais específica e aprofundada para além desta
perspectiva de gestão, considerada importante, mas percebida como insuficiente para dar conta das especificidades do atendimento ao público-alvo
da Educação Especial.
Em 2017 pactua-se novamente com a SECADI o oferecimento de formações continuadas, oportunizando nos anos de 2017 e 2018 os cursos de
aperfeiçoamento em AEE-DI e aperfeiçoamento em AEE-DV, respectivamente. Os cursos foram ofertados na modalidade EAD com abrangência
nacional.
Assim, pelo processo vivenciado no oferecimento das formações oportunizadas pela SECADI, pelas vivências do próprio grupo de pesquisa da
UFPEL e, ainda, pelas demandas que são requeridas, entende-se que o oferecimento destas novas formações, alémde estarem inseridas nas
ações em desenvolvimento pelo grupo, atenderá as necessidades percebidas e solicitadas pela comunidade escolar e em
geral.
Pretende-se oferecer a formação continuada para a rede de educação básica, numa perspectiva dialógica, emancipatória e reflexiva, na construção
dos saberes necessários para atuação qualificada.A Educação especial na perspectiva da educação inclusiva, problematiza as práticas
educacionais hegemônicas e passa a utilizar conceitos
interligados a diferença como possibilidade de compreender a relação e/outro na constituição da identidade e subjetividade do sujeito. Tal
concepção defende o conhecimento e a convivência com as diferenças como promotoras de uma ultrapassagem das práticas rotuladoras,
classificatórias da aprendizagem e dos preconceitos historicamente construídos em relação à pessoa com deficiência. O que requer uma revisão na
definição e na conceituação da função da escola, da concepção de conhecimento, do ensino e da aprendizagem, uma vez que a nova concepção
define as ações educacionais que interferem diretamente no percurso escolar do aluno e na sua constituição como sujeito. A Educação Especial,
quando presente no ensino regular, de acordo com essa nova concepção, atinge necessariamente a escola comum em seus fundamentos e
práticasAtendendo o proposto pela Diretoria de Políticas da Educação Especial, do Ministério da Educação, propomos o curso de “Aperfeiçoamento em Altas Habilidades ou Superdotação: Identificação e Atendimento Educacional Especializado”, desenvolvido em quatro módulos, a fim de possibilitar a reflexão e o debate sobre o planejamento, a construção e implementação de práticas para o Atendimento Educacional Especializado para estudantes com altas habilidades ou superdotação, que se caracteriza como uma ação da educação especial voltada para promoção da acessibilidade.
Assim, o curso propõe, em toda a sua extensão, a realização de atividades teórico-práticas como relações entre os conceitos trabalhados nos módulos. Neste curso, são propostos revisão de conceitos e práticas para o Atendimento Educacional Especializado para estudantes com altas habilidades ou superdotação, ou seja, discussão acerca das definições, conceituações e caracterização dos estudantes com altas habilidades ou superdotação, sua identificação e o reconhecimento de seus potenciais, a aquisição de conhecimentos a respeito de alternativas de atendimento educacional aos estudantes com altas habilidades ou superdotação, estudos quanto ao desenvolvimento socioemocional, comportamental e aprendizagem que embasam a prática educacional para pessoas com altas habilidades ou superdotação e instrumentalizar os professores para o atendimento educacional especializado, para avaliação da forma de aprendizagem, da intervenção propriamente dita, ou seja, as diferentes alternativas e estratégias de atendimento aos estudantes com altas habilidades ou superdotação, contribuindo para a formação de professores com vistas a ampliação de propostas inclusivas para o atendimento dos sujeitos com altas habilidades ou superdotação.
Portanto, justifica-se a oferta de um Curso de aperfeiçoamento em Altas Habilidades ou Superdotação: Identificação e Atendimento Educacional Especializado, para professores das redes de ensino público. Com o objetivo de promover um aprendizado que envolve a busca e a construção do conhecimento, na medida em que visa atender a Política Nacional de Educação Especial e sua concretização nas escolas, possibilitando a formação continuada de professores da educação básica numa perspectiva de atendimento à diversidade e atendimento educacional especializado em Tempos de Pandemia.
Por fim, é perceptível em meio a esta pandemia que estamos vivenciando uma mudança brusca, demandando que a forma habitual de se fazer educação seja revista, repensada e aprimorada, indo além de permitir o acesso aos alunos com deficiências e transtornos, mas incluí-los de fato no ambiente escolar, garantindo o processo de aprendizagem.
Considerando as dificuldades já enfrentadas pelos alunos público-alvo da Educação Especial, dos professores das salas e professores de AEE em organizar os serviços de apoio, inclusive nos tempos de ensino remoto, em que a aproximação se dará também através de tecnologias da informação, recursos adaptados, entre outros, que viabilizarão as aprendizagens e desenvolvimentos demandados pelos alunos e turmas onde estão incluído

Metodologia

A formação será oportunizada através de atividades a distância, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem, para estudo e reflexão:
- Seminários on-line;
- Videoaulas;
- Slides e vídeos informativos, postados no ambiente virtual de aprendizagem (AVA);
- Material instrucional com os aportes teóricos desenvolvidos nos módulos;
- Resolução de problemas a partir de simulações do real;
- Investigação/reflexão por meio da criação, aplicação e análise de instrumentos de coleta de dados;
- Encontros e debates propostos através de chat e salas de bate-papo
- Postagem de tarefas para realização à distância;
- Estudo de textos, elaboração de resenhas e postagem de resumos críticos;
- Tutoria virtual;
- Relatório Técnico com detalhamento do Curso de Extensão e seus resultados

Indicadores, Metas e Resultados

Ofertar Curso de Aperfeiçoamento em Altas Habilidades ou Superdotação: Identificação e Atendimento Educacional Especializado (180 horas) para 650 cursistas, profissionais da educação básica;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANNA TREPTOW WEINBERGER
DAMIÃO DA SILVA
Daniel Cossio Porto
FABIANE BELETTI DA SILVA
FERNANDA PEREZ MENDONCA
LIDIANE BILHALVA RODRIGUES
MARIA TERESA DUARTE NOGUEIRA1
MAXIMIRA ROCKEMBACK DA PORCIUNCULA
RAQUEL LUDTKE1
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ1
VERÔNICA PORTO GAYER

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