Nome do Projeto
Estudo sobre as potencialidades e desafios do Agronegócio da Serra Gaúcha
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
15/10/2021 - 17/04/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O agronegócio Brasileiro é um setor bastante rico e relevante para o país, com inúmeras possibilidades de expansão, crescimento e inovação. As
agroindústrias familiares, possuem um papel fundamental na economia e estão diretamente relacionadas a geração de renda de muitas famílias nos
seus locais de atuação. No Brasil, o Rio Grande do Sul, destacando-se pela Serra Gaúcha, é um dos estados com maior representatividade
quantitativas do segmento. Ao mesmo tempo em que o estado possui uma vasta possibilidade de exploração em relação ao segmento, estávamos
vivemos em um período da economia, no qual o foco ainda estava na industrialização com uma cadeia de suprimentos composta na sua maioria
pela indústria de média e alta escala com padrões definidos, maquinários tecnológicos e acesso a informações e especialistas com maior facilidade.
Dificultando em muitos casos, a entrada dessas agroindústrias nos mercados locais e consequentemente, gerando um baixo crescimento local do
setor. A pandemia da COVID 19, acelerou e antecipou um processo de mudança na forma de consumo, já prevista por alguns especialistas em
relação ao futuro cenário da alimentação, tais como: a prioridade ao produtor e produção local, os cuidados com a saúde e com o bem estar e o
maior senso comunitário, integrando e conectando diversos negócios afim de auxiliar o todo. Favorecendo e estimulando o consumo de produtos
oriundos dos agronegócios locais. Mesmo sendo um segmento forte na região serrana, são poucas as informações e detalhamentos referentes ao
setor. Muito do que se encontra na literatura está relacionada a vitivinicultura e a enologia, porém, a região é rica em outros segmentos e cadeias
produtivas, possuindo um potencial comercial muito forte e uma pequena presença nas grandes redes mercadológicas da região. Nesse contexto,
busca-se identificar quais são os fatores que estão impedindo o impulsionamento dos agronegócios da Serra Gaúcha e auxiliar no processo de
crescimento e expansão desse setor na cidade de Caxias do Sul/RS. Por meio de uma pesquisa exploratória com uma abordagem qualiquantitativa, através de estudo de casos múltiplos e pesquisa de campo com análise descritiva dos dados, será feita uma análise dos resultados
para identificar essas problemáticas e posterior a isso, construção de ferramentas que irão auxiliar no impulsionamento desse setor na cidade.
Objetivo Geral
Identificar fatores que estão impedindo o impulsionamento dos agronegócios da Serra Gaúcha e auxiliar no processo de crescimento e expansão
dos agronegócios.
dos agronegócios.
Justificativa
A escolha do tema justifica-se, pois, o setor de agroindústrias da Serra Gaúcha, possui um grande potencial de expansão com uma riqueza de
produtos e segmentos, além de políticas públicas que favorecem o setor. Porém, ao mesmo tempo, necessita de maior detalhamento quanto aos
agronegócios locais, suas problemáticas e apoio técnico para executar ações que alavanquem os negócios e os coloquem nos mercados com
maior acesso da população. Sendo assim, é importante identificar quais são os gargalos enfrentados especificamente relativos as questões
gerenciais, operacionais e comerciais, que estão dificultando a entrada dessas empresas no mercado. A partir do levantamento destas
problemáticas e postura dos agronegócios, será possível determinar as necessidades desses agronegócios e desenvolver ferramentas que os
auxiliem nessa expansão.
produtos e segmentos, além de políticas públicas que favorecem o setor. Porém, ao mesmo tempo, necessita de maior detalhamento quanto aos
agronegócios locais, suas problemáticas e apoio técnico para executar ações que alavanquem os negócios e os coloquem nos mercados com
maior acesso da população. Sendo assim, é importante identificar quais são os gargalos enfrentados especificamente relativos as questões
gerenciais, operacionais e comerciais, que estão dificultando a entrada dessas empresas no mercado. A partir do levantamento destas
problemáticas e postura dos agronegócios, será possível determinar as necessidades desses agronegócios e desenvolver ferramentas que os
auxiliem nessa expansão.
Metodologia
Revisão Bibliográfica
Definição do Método de Pesquisa
Pesquisa exploratória qualitativa com estudos de casos múltiplos
Esboço do segmento com base na revisão bibliográfica
Definição do segmento alvo da pesquisa e amostragem
Brainstorming com especialistas do setor
Aprimoramento quanto ao tema do trabalho e melhores formas de abordagem
Desenvolvimento do Instrumento da Pesquisa
Elaboração da ferramenta exploratória
Pesquisa de campo no público alvo definido
Aplicação da ferramenta exploratória
Análise descritiva dos dados coletados
Conhecendo detalhadamente quem são essas empresas, seus gargalos envolvendo gestão, operação e comercial
Construção de ferramentas com base na pesquisa exploratória e análise dos dados coletados
Definição do Método de Pesquisa
Pesquisa exploratória qualitativa com estudos de casos múltiplos
Esboço do segmento com base na revisão bibliográfica
Definição do segmento alvo da pesquisa e amostragem
Brainstorming com especialistas do setor
Aprimoramento quanto ao tema do trabalho e melhores formas de abordagem
Desenvolvimento do Instrumento da Pesquisa
Elaboração da ferramenta exploratória
Pesquisa de campo no público alvo definido
Aplicação da ferramenta exploratória
Análise descritiva dos dados coletados
Conhecendo detalhadamente quem são essas empresas, seus gargalos envolvendo gestão, operação e comercial
Construção de ferramentas com base na pesquisa exploratória e análise dos dados coletados
Indicadores, Metas e Resultados
Com este cenário tão representativo envolvendo o agronegócio, buscamos neste projeto obter maiores detalhamentos quanto ao setor,
oportunidades, desafios, ameaças e gargalos. E desta forma, auxiliá-los de maneira efetiva para que obtenham resultados expressivos no mercado.
oportunidades, desafios, ameaças e gargalos. E desta forma, auxiliá-los de maneira efetiva para que obtenham resultados expressivos no mercado.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
JOSIANE FREITAS CHIM | 5 | ||
Latoya Bonfim de Brum |